A evolução da tecnologia gerou inúmeros benefícios para equipes de vendas ao redor de todo o mundo, o que é um fato indiscutível. É o exemplo da ferramenta de CRM!
Algo que muitas vezes não é falado, no entanto, são os principais recursos responsáveis por impulsionar o sucesso dessas empresas.
A partir de uma análise completa do comportamento do cliente e das formas que as ações podem influenciar para melhorar processos já existentes ou propor a criação de novos, é apenas questão de tempo até que as vendas se tornem mais qualificadas e frequentes.
No post de hoje, você vai aprender os seguintes temas sobre o assunto:
- O que é uma ferramenta de CRM?
- Quais são os seus benefícios?
- Como escolher a melhor ferramenta de CRM?
O que é uma ferramenta de CRM?
A evolução tecnológica nos processos de vendas foi responsável por gerar novas possibilidades no atendimento ao cliente.
Uma das principais foi a grande quantidade de informação disponível sobre uma pessoa, seus hábitos de consumo e como o comportamento de compra poderia influenciar na melhora dos processos oferecidos por empresas.
De toda forma, não adianta reunir uma grande quantidade de informações caso elas não sejam devidamente compiladas, analisadas e compreendidas.
É muito importante poder contar com ferramentas que facilitem e tornem melhor os processos de relacionamento com o cliente.
O CRM, Customer Relationship Manager (ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), permite que uma empresa analise o relacionamento cliente/negócio a fim de melhorar os processos e otimizar vendas.
Veja algumas das informações que podem ser acessadas na ferramenta:
- nome, endereço e telefone do cliente;
- e-mail e redes sociais;
- lista de mensagens enviadas para o e-mail ou formulário no site;
- histórico de ligações por telefone ou visitas pessoais;
- controle de propostas emitidas, taxa de conversão e de perda;
- controle da carteira de clientes seja na prospecção ou de clientes ativos e inativos;
- comportamento de compra (quais produtos foram comprados, ticket médio, entre outros).
Quais são os benefícios do CRM?
Agora que você entendeu o que é um software de CRM e como ele funciona na prática, é hora de visualizar os principais benefícios em contratar a ferramenta e como ela pode fazer muito bem para sua empresa.
Prever as necessidades e desejos dos clientes
Pense no seguinte exemplo: você tem uma empresa que comercializa banheiras de hidromassagem, assistência técnicas, peças e acessórios complementares.
Ao analisar o CRM, percebeu que um cliente comprou bombas e filtros para um modelo de banheira hidromassagem que já está defasada no mercado — seu lançamento é antigo e, desde então, vários modelos novos foram lançados.
A informação é preciosa e permite que seu time desenvolva estratégias focadas na venda de banheiras mais novas e modernas ou ainda em serviços de manutenção.
É hora de inserir sutilmente as principais formas que seu cliente pode se beneficiar com a troca para um novo produto.
O exemplo é apenas um dentre vários outros casos poderosos de vendas a partir da análise do comportamento de compra.
Análise do histórico de interações
Ao pré-qualificar o prospect e como a comunicação foi realizada, é possível perceber quais clientes têm maiores chances de conversão.
O histórico também é importante para promover a realização de follow ups, ou seja, acompanhamento periódico para manter o relacionamento e acompanhamento em dia com todos os clientes.
Não deixe de ler: O que é cliente Prospect e como pré-qualificar de forma eficaz
Centralização de informações
Já pincelamos o assunto, mas vale ressaltar: de nada adianta ter toda a informação do mundo caso ela não esteja centralizada em um só lugar que permita a análise real de todo o amontoado de dados.
Ao contratar uma ferramenta de CRM, você terá um dashboard completo com gráficos e informações úteis sobre o seu perfil de cliente, principais regiões, faixa etária e possíveis ações personalizadas que podem ser pensadas a partir de um conhecimento completo sobre o seu público.
Fidelização do cliente
A fidelização do cliente talvez seja o benefício mais importante em contratar um software de CRM. E ela acontece justamente por causa de todos os pontos que foram colocados neste post!
Com toda a informação disponível e qualificada, além das ações personalizadas e eficientes de venda e acompanhamento, você vai construir um relacionamento rico com o seu cliente.
Este ponto já é muito valioso por si só, pois o comportamento de compra se tornou algo muito mais complexo e as pessoas já não aceitam qualquer oferta de serviço.
É preciso ter qualidade!
Além disso a fidelização é muito maior porque, com o CRM de Vendas, você pode integrar as estratégias de vendas com ações de marketing, por exemplo.
Disparo de e-mail marketing, desenvolvimento de landing pages de sucesso, investimento em marketing de conteúdo para atrair por vias orgânicas e ações nas redes sociais são pontos importantes para fidelizar o público.
Como escolher a melhor ferramenta de CRM?
Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado.
Isso faz com que algumas sejam mais efetivas do que as outras, então é fundamental entender quais são as melhores formas de identificar o software ideal.
Listamos as principais abaixo para que você não tenha dúvida ao fechar negócio!
Preço
Por mais que exista uma certa quantidade de softwares gratuitos — o que pode parecer muito tentador de início — entenda que, com o passar do tempo, é possível que os recursos fiquem defasados.
Interromper a estratégia não é interessante, então o ideal com toda a certeza é já começar a executá-la com uma boa ferramenta capaz de suprir todas as suas necessidades.
Custo-benefício vale mais do que o preço inicial. Por isso, entenda quais são as funcionalidades disponíveis e compare as principais opções para não ter surpresas indesejáveis. Vamos listar agora as melhores formas de comparação.
Recursos
Ferramentas limitadas resultam em ações limitadas.
É importante contar com recursos completos, que sejam capazes de auxiliar em uma estratégia que realmente converta vendas e fidelize clientes.
Listamos algumas funções fundamentais em um software CRM:
- gestão de metas e propostas;
- indicadores de vendas em tempo real;
- controle de prospecção e follow up;
- integração com ERP e ferramentas de marketing digital.
Atendimento
Seja você alguém com domínio no assunto ou não tem ideia de como começar a usar o CRM de Vendas, é importante contar com um suporte ágil, preparado e personalizado.
Muito mais do que tirar dúvidas pontuais, um bom atendimento será capaz de te auxiliar na jornada do projeto e contribuir com o desenvolvimento de ações que convertam e encantem de verdade.
Se você gostou deste conteúdo, saiba que existem outros conceitos muito importantes em vendas que podem enriquecer muito a sua bagagem de conhecimento.
Leia também – Entenda o que é o Cold Calling, seus benefícios e como fazer a ação na prática!