O feedback negativo e positivo é uma excelente ferramenta para acompanhar o desempenho das pessoas em uma empresa, além de funcionar como um orientador individual que mostra a todos o que é esperado de cada função.
Embora ele soe como uma crítica positiva ou negativa, ele não tem como propósito bajular ou apontar erros e sim ajudar a todos a se manterem dentro dos objetivos e a se desenvolverem tanto individualmente como quanto equipe.
O feedback ainda é uma forma de alinhamento empresarial, entre gestor e equipes que traz senso de propósito e pertencimento.
O grande segredo dessa prática é saber aplicar o feedback negativo e positivo de forma adequada, por isso, vamos nos aprofundar mais nesse assunto e entender a importância de cada tipo de feedback!
O que é feedback negativo?
O feedback negativo é aquele que ninguém deseja receber, no entanto, além de necessário, ele pode ser muito eficiente para os envolvidos. Esse tipo de feedback é uma chance de melhoria, além de ajudar a evitar desgastes entre gestor e equipe devido a situações inadequadas.
O mais importante no retorno negativo é o modo como ele é passado: ele deve ser comunicado de forma simples, educada, direcionado às tarefas e não a pessoa.
O gestor que está entregando o feedback negativo deve ter uma abordagem propositiva, trazendo alternativas para que o colaborador acerte a rota e corrija seus erros.
A importância do feedback nas empresas é muito grande, pois mantém todos os envolvidos alinhados com o objetivo do negócio e melhora a performance continuamente.
O mais importante quando estamos falando da parte negativa é ter cuidado na hora de passar a informação, além disso, o feedback negativo deve ser feito de forma particular, sem expor a pessoa a qualquer constrangimento.
O que é feedback positivo?
O feedback positivo, como o nome já anuncia, é um retorno sobre os feitos positivos de um indivíduo. Como um colaborador vai saber que está correspondendo às expectativas da empresa e desempenhando bem suas atividades se não houver um feedback positivo?
Esse tipo de feedback é muito interessante pois mostra o desenvolvimento de cada pessoa dentro de uma equipe, o que é um importante marcador para o crescimento na carreira.
Algumas sessões de feedbacks são conduzidas por conselheiros que ajudam o colaborador a traçar metas a serem cumpridas em um determinado período, isso reforça o desenvolvimento individual e reforça a vontade de permanecer cooperando em equipe.
Um feedback positivo mostra que a empresa está observando a jornada do funcionário e que se importa com seu progresso corporativo.
Para a empresa, essa prática também é importante, pois a comunicação estabelecida ajuda a manter a equipe a par do que é esperado, além disso, estabelece um clima organizacional mais leve e motivador.
O feedback positivo pode ser dado em público ou de forma particular. Quando este envolve metas individuais, a melhor forma certamente é falar em privado.
Feedback negativo e positivo: uma prática construtiva
Agora você já entendeu como funciona cada tipo de feedback!
A questão aqui é que dificilmente uma pessoa receberá só um tipo. Geralmente o funcionário está indo bem em alguns pontos e não tão bem em outros. Nesse caso não há necessidade de separar os feedbacks.
O feedback misto deve ser construtivo: erros não devem ser apontados e sim pontos de melhorias, nesse ponto você pode estar se perguntando “como dar um feedback para a equipe?”
Na prática é possível separar o feedback em 3 pontos, da seguinte forma:
- Quais tarefas e comportamentos estão acima da média?
- Quais tarefas e comportamentos estão dentro do esperado?
- Quais tarefas e comportamentos podem ser melhorados?
Quando o feedback é colocado dessa forma, abre-se espaço para uma discussão construtiva em que o alvo tem a chance de observar suas fraquezas, enquanto se fortalece com o que já faz de bom!
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Quais são as consequências de um feedback inadequado?
Um gestor que oferece constantemente feedbacks inadequados, que somente apontam erros e que expõem os envolvidos a situações constrangedoras, pode gerar diversas consequências como:
- aumentar o turnover (rotatividade de pessoal);
- dificuldades em alcançar metas;
- retrabalho;
- falta de comunicação;
- clima organizacional ruim;
- falta de motivação da equipe.
Por outro lado, saber dar um feedback adequado é muito relevante para a saúde organizacional!
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A importância do feedback nas empresas
O feedback negativo e positivo é muito importante nas empresas pois ele é a única forma de direcionar as equipes e dar o rumo que o negócio precisa.
As consequências no cotidiano de uma empresa que não aplica feedback podem ser desastrosas e gerar situações como:
- falta de cooperação entre os pares;
- colaboradores perdidos, sem senso de propósito;
- clima organizacional desanimador;
- processo engessados;
- comprometimento do fluxo de trabalho;
- erros constantes.
Se o desempenho das pessoas está comprometido o da empresa também está, por isso é importante acompanhar, oferecer feedback e ouvir quem trabalha no seu negócio!
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4 dicas de como dar um feedback para a equipe
É importante saber como dar um feedback negativo ou positivo para o seu time, principalmente quando ele precisa acontecer em conjunto. Veja como fazer isso da forma correta nos próximos tópicos!
1. Minimize a tensão
Comece o feedback pela parte positiva, se houver. Caso não tenha essa opção, direcione elogios verdadeiros à equipe antes de começar a expor o feedback negativo.
2. Seja o capitão
Se o feedback é ruim, não se retire do barco, mostre que você também faz parte do time e que está disposto a trazer soluções e auxiliar no que for preciso. Nada é pior do que uma equipe à deriva!
3. Seja objetivo
Não faça rodeios, não use termos genéricos como “ouvi dizer”, traga fatos e acontecimentos e seja objetivo no feedback, inclusive evite emitir opiniões pessoais sobre os assuntos abordados.
4. Faça um feedback 360
Além de falar, ouça! Estimule sua equipe a contribuir com propostas de melhorias para a parte negativa do feedback, de forma que a cooperação seja estabelecida.
Agora você já pode oferecer a sua equipe um feedback negativo e positivo com qualidade que vai colaborar com a visão de crescimento da empresa e de cada indivíduo. Mãos à obra!
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