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Facebook Ads: dicas para o seu anúncio

Quando falamos sobre o Facebook Ads precisamos ter em mente duas coisas: relevância e desempenho. Quanto mais direcionado ao público-alvo, maior a sua relevância e maiores as chances de conversão, com isso, maior o seu desempenho.

O objetivo principal desses dois pontos é: pagar menos e ter mais resultados.

O Facebook possui um sistema de pontuação para anúncios que ajuda a determinar os que terão mais destaque na linha do tempo, um sistema de pontuação por relevância.

Acompanhe os tópicos que separamos para te ajudar a entender mais sobre o Facebook Ads:

O que é Facebook Ads?

O Facebook Ads continua sendo uma das ferramentas de anúncios online mais utilizados no mundo, sendo muito importante para estratégias de Marketing Digital.

A plataforma possui um site completo para que as empresas possam usar a sua criatividade em anúncios de diferentes formatos.

Atualmente, já são mais de 1 milhão de empresas que investem cerca de 8 milhões de dólares em Ads por ano.

É preciso fazer campanhas com qualidade, já que como toda campanha de marketing, existem pontos sensíveis e importantes que devem ser bem trabalhados, sempre levando em conta o seu público e o seu objetivo principal.

Facebook Ads nada mais é do que um sistema de mídia paga do Facebook que oferece uma vasta variedade de formatos de anúncios. É extremamente eficaz devido às diversas opções de segmentação disponíveis para os anunciantes, o que gera maior número de conversões.

É através dessa plataforma que podemos criar diferentes públicos, misturando seus interesses, localizações, gêneros, idades e outras tantas opções e, assim, direcionar seus anúncios para as pessoas certas.

Vale ressaltar que o Facebook Ads é uma das mídias mais bem pagas e eficientes do mercado, isso porque, além do amplo público usuário da rede, suas campanhas podem adquirir diferentes formatos, não se limitando apenas aos textos.

Ademais, o poder de segmentação do Facebook Ads é enorme e você pode detalhar para a ferramenta o perfil do público que você deseja alcançar. Sem contar que é possível fazer testes com o mesmo anúncio e mensurar os resultados, podendo replicar os melhores.

Leia também: Estratégia de Marketing Digital no CRM

Quais os conceitos básicos do Facebook Ads?

Falaremos a seguir sobre termos comuns dentro da ferramenta de gerenciamento e criação de mídia paga que são importantes e você precisa conhecê-las.

Gerenciador de Negócios

O Gerenciador de Negócios é uma parte destinada aos criadores de anúncios. As mídias pagas não são apenas um meio para “impulsionar a publicação”, além disso, é importante que você saiba que há muita coisa por trás de tudo isso.

É por meio dos recursos do gerenciador que é possível monitorar todos os anúncios vinculados, analisar e mensurar os resultados. É através dele que você poderá criar as melhores publicidades para a sua empresa.

Ad/Anúncio

Ad e anúncio são termos semelhantes, afinal, são as mídias que você paga para aparecer ao maior número de pessoas possível com um objetivo pré-definido.

Um anúncio inclui o seu criativo (imagem e textos), a sua audiência especificada e a forma de pagamento/preço pago por essa mídia.

O seu ad é exibido junto com histórias que são relevantes para a sua audiência, então é importante que o seu anúncio também seja.

Pixel de conversão no Facebook Ads

O pixel de conversão é uma ferramenta que usa uma pequena linha de código que permite o acompanhamento da efetividade dos anúncios fora do Facebook dentro de outras páginas web, como o seu site.

Essa ferramenta precisa ser configurada para ter resultados de análise mais efetivos. Para entender melhor como isso funciona, talvez seja interessante estudar mais sobre o Pixel do Facebook.

Feed de notícias

Para aqueles que já conhecem o Facebook, o nome “Feed de notícias” não é estranho, mas o que poucos sabem é que é em torno dele que está o coração de toda a experiência de uso do Facebook.

É por meio do feed de notícias, ou apenas feed, que a sua audiência tem contato, procura e acha toda a informação que é do seu interesse.

É o lugar onde tudo o que você posta de conteúdo vai aparecer, seja patrocinado ou não.

Publicação impulsionada

Uma publicação impulsionada aparece no feed e aumenta significativamente o seu alcance. O impulsionamento é feito diretamente nas publicações já realizadas da página e o Facebook costuma sugerir que você impulsione as suas publicações com melhor desempenho.

Uma das vantagens de se impulsionar conteúdos é conseguir direcionar o seu post para diferentes grupos, baseado na sua performance.

Dark Post

Ao criar um anúncio no Facebook Ads, você pode gerar algo que possui um direcionamento específico de público, sendo assim, ele não aparece como uma postagem normal dentro da timeline da página.

Essa sua criação será exibida diretamente no feed de notícias do usuário, com o mesmo formato de uma postagem, entretanto, específica para as pessoas que você quer atingir.

Resumidamente, o dark post é o próprio anúncio que você vai aprender a criar até o final desse conteúdo, em vez apenas de impulsionar uma publicação já feita da página.

Conversion Lift

O Facebook Conversion Lift, traduzindo para o português,  “conversão elevada” é uma ferramenta que permite acompanhar os negócios adicionais gerados pelos anúncios criados no Facebook para a empresa, tanto online quanto offline.

O Conversion Lift permite que o time de marketing acompanhe quanto de receita adicional está sendo gerada e como incluir isso no plano de marketing.

Dica de leitura: Taxa de conversão – qual a sua importância em vendas?

Dicas de como usar o Facebook Ads para criar uma campanha

Agora está mais do que na hora de você conhecer as dicas para melhorar seus anúncios, mas antes, é preciso deixar claro que é preciso ter uma fanpage, pois não é permitido criar anúncios em um perfil comum.

1. Acesse o Gerenciador de Negócios

A primeira coisa que você precisa fazer é acessar o Gerenciador de Negócios e fazer o login.

O Gerenciador de Negócios é uma ferramenta de criação e análise de anúncios completa. Aqui você vai criar, alterar e acompanhar as suas campanhas.

2. Defina um objetivo no Facebook Ads

Tenha um objetivo para o seu anúncio, pode ser o reconhecimento da sua marca, alcance, tráfego, etc.

3. Segmente o seu público

Depois de definir seus objetivos, será necessário criar o público para o qual você deseja direcionar esse e outros anúncios.

A segmentação dos públicos é muito importante para a sua estratégia, por isso, conhecer sua persona é essencial neste momento. Além disso, será possível acompanhar como será a média de alcance de cada anúncio.

4. Escolha o posicionamento do anúncio

O posicionamento do anúncio nada mais é do que a localização dele para o usuário. São duas opções: automáticos e manuais.

No automático (recomendado), o próprio Facebook vai definir as melhores posições de acordo com o seu orçamento. No posicionamento manual, é você quem escolhe os locais.

E mais, você também pode definir em qual rede social vincular o anúncio. Mesmo que não tenha um perfil no Instagram, essa mídia paga pode circular por lá.

5. Estabeleça o controle de gastos e a otimização deles no Facebook Ads

Nesta fase do seu conjunto de anúncios você pode definir quanto deseja pagar por clique no link. Supondo que você tem uma landing page que está performando muito bem  e a taxa de conversão é alta.

Para que você tenha pleno domínio e ainda consiga organizar todas as suas vendas tenha em mãos um software CRM, afinal, esse sistema de gestão comercial irá fazer toda a parte de gestão de dados das suas vendas e ainda emitir relatórios que te ajudam a identificar onde estão os gargalos que impedem que suas vendas alavanquem.

Continue lendo: O que é CRM?

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Vídeo Bônus – O que é o Facebook Ads?

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