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Como vincular a estratégia de marketing e vendas

A estratégia de marketing e vendas de uma empresa deve caminhar em conjunto para que seja possível conquistar resultados positivos — e prever possíveis atritos no meio do caminho.

Por mais que as duas áreas sejam distintas e consistam em atividades que podem ser muito diferentes entre si, é fundamental promover devida integração entre as equipes e processos.

Quando pensamos nos benefícios em abusar do “vendarketing” — termo que vem do inglês “smarketing” e consiste na união entre os dois setores — o principal deles é o suporte para prospectar e vender de forma eficiente, já que cada equipe conta com dados e conhecimentos específicos que, ao serem unidos, se tornam poderosos.

No post de hoje, vamos te ensinar tudo sobre a estratégia e quais são as melhores formas de aplicá-la na prática. Isso será feito a partir dos seguintes pontos:

O que compõe uma estratégia de marketing?

A estratégia de marketing de uma empresa, por mais plural que ela seja, consiste na divulgação e consequente esforço para garantir um bom reconhecimento de marca.

Ou seja: essas pessoas trabalham diariamente para estruturar formas de mostrar a sua empresa ao mundo, distribuindo a mensagem para o maior número de pessoas possível e garantindo que isso será feito de forma correta.

Algumas atividades práticas dessa área são:

Além dos pontos destacados acima, a rotina de um profissional de marketing é intensa e tem como objetivo principal sustentar a melhor imagem possível de uma marca, mostrando para o mundo quais são aqueles atributos de valor que fazem dela algo especial e digno de atenção.

Um ponto importante é que, no final de tudo, o objetivo da equipe de marketing — assim como o de vendas — é lucrar, converter, trazer novos clientes para a empresa.

O que compõe uma estratégia de vendas?

Conforme o nome já adianta, a equipe de vendas tem como objetivo gerar novas conversões, aumentar a receita da empresa, lucrar, enfim, chame como quiser.

O que muitas pessoas não percebem é que existe todo um esforço por trás de equipes de vendas de um negócio. Listamos alguns dos principais desafios desse setor:

Profissionais dessa área precisam investir em uma boa análise de dados, deixando de lado aqueles achismos que por muito tempo foram aceitos.

Hoje em dia, na era da informatização e com uma série de plataformas disponíveis para o vendedor, o ideal é que essa pessoa seja capaz de transformar informações em direcionamentos práticos para construir a melhor abordagem — fechando negócio no final do dia.

Quais são os benefícios em aplicar a estratégia de marketing e vendas unificada?

Agora que você já entendeu as principais funções das duas áreas, é hora de descobrir as principais vantagens em colocar o vínculo em prática.

Em primeiro lugar, pense no objetivo de ambos.

Em vendas ele é óbvio, mas no caso do marketing, muitas pessoas não entendem que, da mesma forma que o setor comercial busca a conversão, o marketing é guiado pelas mesmas premissas.

De que adiantaria fazer toda uma estratégia de posicionamento e divulgação de marca se ela não fosse vista — ou consumida — por ninguém?!

Agora, pense um pouco mais.

Se você trabalha com dois setores que visam o mesmo objetivo, por que continuar os tratando como se fossem completamente distintos um do outro?

Uma estratégia integrada entre vendas e marketing faz com que todo o processo de compras seja algo mais coeso, natural para um potencial cliente.

Ele terá o devido conhecimento da sua marca desde o primeiro momento de contato — em um anúncio no Facebook ou ao fazer buscas no Google.

Com isso, ele passa por todo o processo de atração e interesse, até que esteja pronto para ser “direcionado” para o pessoal capaz de usar as melhores estratégias para fechar negócio.

Quando o lead chegar “na mão” do vendedor, o profissional terá muito menos esforço ou necessidade de falar informações básicas (algo que pode ser visto como perda de tempo), aplicando o melhor da inteligência de vendas.

Ao contrário, ele será capaz de investir em técnicas avançadas, personalizadas e terá insumo o suficiente para entender as principais dores daquele quase cliente.

Esse insumo é oferecido pelos profissionais de marketing, que coletam diariamente informações de audiência e traçam várias informações sobre o público.

Eles analisam comportamentos de compra e direcionam a mensagem para as pessoas que têm maior interesse na marca.

Como vincular as duas estratégias?

Para vincular as duas estratégias, o mais importante é investir em um treinamento apropriado.

Ambas as equipes precisam entender claramente qual é o papel de cada pessoa ali, e como elas se beneficiam enquanto grupo.

Depois disso, é preciso também investir em ferramentas para transformar o trabalho em algo mais ágil, produtivo e guiado por resultados.

A principal delas é um bom software de CRM.

Com ele, todas as informações essenciais sobre a base de clientes poderão ser inseridas.

Dessa forma, o marketing de relacionamento consegue fazer o cadastro e a equipe de vendas a análise, sustentando todo o discurso na hora de vender.

Além disso, a ferramenta também faz o devido controle dos leads para que seja possível traçar estratégias acertadas e com maior poder de conversão.

Repassar esses contatos também diminui o atrito de informações.

Por fim, todo o relacionamento é feito de forma unificada ganhando tempo para as duas equipes.

Acima de qualquer estratégia de marketing e vendas, é importante não se esquecer daquela questão que envolve a análise de dados.

Somente assim você conseguirá traçar metas alcançáveis, além de encantar o cliente.

Utilize uma plataforma que acompanha suas métricas e é capaz de mensurar seus resultados.

Para isso, conheça mais sobre opções pagas e o melhor CRM para pequenas empresas e analise qual delas faz sentido com seu negócio!

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