Escuta Ativa – O que é e como praticar

Escuta Ativa – O que é

Você já ouviu falar em escuta ativa? Caso não, recomendamos que você reserve alguns minutos do seu dia para aprender mais sobre o tema.

A escuta ativa auxilia a conquistar uma conversa dinâmica e objetiva sobre qualquer assunto e está ligada a pontos muito importantes, como a empatia e a facilidade com a solução de diversos tipos de problemas.

Além de ser uma das habilidades mais valorizadas atualmente, já que tem o poder de entender o ponto de vista de ambas as partes.

Saber ouvir o que seu cliente e/ou seu colaborador tem a dizer é fundamental para o sucesso da sua empresa, e isso pode ajudar a gerar mais resultados positivos durante o processo de vendas do seu empreendimento.

Na sequência desse texto, descubra tudo sobre o tema e entenda como ele pode te ajudar. Confira abaixo os tópicos que serão trabalhados ao longo do artigo:

  • O que é a Escuta Ativa’?
  • Qual a importância da Escuta Ativa?
  • Conheça os princípios da escuta ativa:
  • Dicas para praticá-la:
  • Os benefícios no ambiente profissional
  • É hora de colocar em prática!

O que é a Escuta Ativa?

A escuta ativa é uma das técnicas mais importantes utilizadas na comunicação, ela nada mais é do que escutar atentamente o que o outro indivíduo tem a dizer, estando sempre atento e prestando atenção no que é falado.

Desse modo é possível compreender o que é dito, quais as dores, desejos e expectativas de quem está expondo o seu ponto de vista para a outra pessoa.

Quando falamos de maneira mais técnica, como no campo da psicologia, a escuta ativa está diretamente conectada com a empatia e ambos os conceitos se complementam quando o assunto é autoconhecimento e inteligência emocional.

É a partir dessa técnica que podemos manter um diálogo linear e eficiente, tornando a comunicação cada vez mais assertiva e consequentemente, abrindo diversas oportunidades na vida pessoal e profissional.

Vale lembrar que é necessário compreender e interpretar com atenção todas as informações, sejam elas verbais ou não verbais, visto que, as expressões corporais dizem muito sobre o indivíduo e podem revelar inúmeras mensagens.

Agora que você já sabe o que é a escuta ativa, que tal entender a diferença entre os verbos ‘’ouvir’’ e ‘’escutar? Continue lendo e descubra qual a sua importância!

Para ler depois: Inteligência em Vendas: o que é e como praticar

Ouvir X escutar

Para a maioria das pessoas, ambas as palavras são muito parecidas, mas é essencial que você saiba que elas possuem um grande diferencial. Entenda a diferença abaixo:

  • Ouvir é um processo natural (audição), ou seja, você pode estar ouvindo tudo e não prestando atenção em nada. Aqui podemos citar todo e qualquer ruído que seu ouvido seja capaz de captar, um processo mecânico.
  • Enquanto escutar, é estar focado somente no que está sendo falado e proporcionando toda a atenção necessária durante esse momento de diálogo. Isso permite que você reflita sobre as informações que foram ditas e chegue a uma conclusão sobre o assunto.

Qual a importância da Escuta Ativa?

Pode parecer algo simples de executar, não é mesmo? Mas praticá-la exige conhecimento e força de vontade para que seja feita da maneira correta.

Mostrar interesse no que a outra pessoa diz é uma maneira de melhorar a comunicação, deixando as coisas mais claras e objetivas, além de fazer com que o colaborador ou cliente se sinta mais motivado para o assunto que está sendo tratado.

A escuta ativa ajuda a conquistar melhores relacionamentos, ter mais empatia, construir um amplo networking, além de ajudar a alavancar seus resultados e sua carreira.

Essa técnica também é super importante para evitar erros, perdas de informações e ruídos entre conversas, facilitando a compreensão entre os colaboradores e clientes, ainda que permita que o ambiente se torne mais agradável e empático.

Dica de leitura: Ilumine o Ambiente Corporativo

Conheça os princípios da escuta ativa:

A escuta ativa possui basicamente 3 princípios básicos, que são:

  1. Empatia: por meio do compartilhamento de experiências;
  2. Perguntas investigativas: elas podem se basear em metodologias como a Bant Sales e a Spin Selling;
  3. Validação do entendimento: parafrasear tudo que é ouvido.

Escuta Ativa

Fonte: Autoria própria. 

A partir dessa imagem, podemos ver que quando os 3 princípios estão bem equilibrados, conquistamos a escuta ativa de maneira eficaz.

Dicas para praticá-la: 

Agora que você já sabe e entende o que é a escuta ativa, vamos ver algumas técnicas para aplicá-la em seu cotidiano. Veja alguns pontos para praticá-la:

  • Coloque-se no lugar do outro;
  • Confirme tudo que você escutou;
  • Evite mexer no celular e ficar observando o relógio durante a conversa;
  • Interprete a linguagem verbal e não verbal;
  • Mantenha a mente aberta;
  • Mantenha o foco no interlocutor, desse modo, você transmite segurança e demonstra interesse no que está sendo dito;
  • Não faça outras coisas ao mesmo tempo;
  • Não filtre apenas o que te convém, críticas construtivas e outras opiniões divergentes são importantes para o nosso desenvolvimento;
  • Não julgue ou acuse ninguém;
  • Ofereça feedbacks para o interlocutor.

Essas são dicas básicas para que você comece a aplicar a escuta ativa no seu ambiente de trabalho e vida profissional. Continue lendo e conheça agora os benefícios que essa técnica proporciona para o ambiente corporativo.

Curiosidade: a escuta ativa pode ser aplicada em diversas situações, como reuniões de equipe, feedbacks, treinamentos, apresentações de orçamentos e muitas outras.

Os benefícios no ambiente profissional 

Essa estratégia, quando bem executada, pode trazer diversos benefícios a sua empresa. Confira alguns deles abaixo:

  • Solução de conflitos: essa é uma técnica protagonista durante a solução de conflitos, facilitando a comunicação entre as partes e estreitando os níveis de confiança entre os envolvidos.
  • Ajuda a absorver mais conhecimento: ela permite que você absorva mais conhecimento durante conversas e treinamentos, visto que, você está aberto e focado no momento de receber as informações.
  • Otimiza o trabalho em equipe: a partir do momento em que a comunicação se torna mais eficaz, consequentemente, os processos terão melhores resultados.
  • Colabora para melhorar o clima organizacional: uma ferramenta indispensável para integrar o time e melhorar o clima.
  • Proporciona à equipe envolvida mais segurança quanto às atividades propostas, aumentando a produtividade e minimizando os erros devido a falta de comunicação.
  • Melhora as relações interpessoais com equipes, clientes e prospects.
  • Aumento da geração dos insights provenientes de clientes e colaboradores.
  • Melhora o entendimento dos seus colaboradores sobre o que, como e quando fazer.

Considerando que esse tema faz parte das habilidades essenciais para um colaborador, aproveite para ler Software CRM de Vendas – Controle Total do seu Negócio e tenha controle de todos os dados da sua empresa!

É hora de colocar em prática! 

Nessa hora você já pode identificar (e entender) que a escuta ativa é uma técnica essencial para melhorar a comunicação e o crescimento pessoal, não é mesmo?

Agora chegou o momento de utilizá-la na sua vida! A escuta ativa exige muito tempo e paciência, portanto, é essencial que você esteja disposto a praticá-la em sua rotina.

A partir disso, você conquistará uma comunicação de qualidade e fará com que os objetivos sejam conquistados ao longo do tempo.

Pessoas que sabem se comunicar de maneira eficaz, acabam tendo maiores chances de alcançar o sucesso. Que tal ser uma delas? Comece agora mesmo!

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Vídeo Bônus – Escuta Ativa – O que é?

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