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6 erros comerciais que prejudicam suas estratégias de vendas

O objetivo de qualquer empresário é aumentar o seu número de vendas e ver o seu negócio alçando patamares que nunca imaginou, isso não é um erro. Mas podemos evitar alguns erros comerciais que afetam toda uma estratégia.

No entanto, no meio desse processo podem existir alguns tropeços que o impeça de chegar a essa meta.

Após o surgimento do marketing digital e os famosos infoprodutos, as pessoas sempre estão vendendo alguma coisa através da internet, seja um produto ou um serviço.

Diversas marcas e empresas vivem apenas das vendas de seus infoprodutos e conseguem chegar ao sucesso com muito esforço e dedicação.

Mas, vender vai muito além do que só pedir para que uma pessoa compre o seu produto, vender hoje envolve relacionamento, conhecimento, preparo e maturidade.

Se uma empresa não possui esses pilares, as chances de suas vendas crescerem são quase nulas.

Por isso, este artigo aborda justamente os erros mais comuns que acontecem em empresas e impedem o aumento do número de vendas.

Vamos a eles:

Qual a importância do time de vendas?

Antes de qualquer coisa, vamos falar sobre ele, que muitas vezes é menosprezado e desvalorizado, mas que é uma das parte mais importante dentro de uma empresa, o time de vendas.

Alguns empresários acham que não é necessário contratar uma equipe só para realizar vendas, afinal de contas, quem não sabe ligar para um cliente e convencê-lo de comprar o seu produto ou serviço?

Infelizmente muitas pessoas ainda pensam assim, e mal sabem que essa atitude pode ser a primordial para a decadência de suas vendas.

Se um cliente desejasse saber o valor de uma aplicação de varizes, a equipe de vendas faria muito mais do que só fornecer a informação para a pessoa, ele traria um combo de qualidades e diferenciais da sua marca para ela.

Um time de vendas faz muito mais do que só atender ligações e ajudar clientes, eles criam um relacionamento e uma imagem da empresa que marcará a vida daquele cliente.

Muito mais do que só esclarecer as dúvidas dos clientes de uma empresa de consultoria tributaria, o time sempre estará pronto para ouvir, aprender e oferecer mudanças e inovações para a empresa.

Maiores erros comerciais que a equipe de vendas pode cometer

Assim como qualquer outro setor e departamento, o time de vendas também está à mercê de erros comerciais que podem comprometer as estratégias de marketing e vendas dentro da empresa.

Confira alguns deles:

1.   Não definir uma persona

Muitas pessoas, talvez, nunca tenham ouvido falar sobre o termo persona, e isso é extremamente perigoso para a sua equipe de vendas, pois sem uma persona não há clientes, e sem clientes não há vendas.

Uma persona é um perfil fictício de um cliente seu, com informações e dados que o ajudam a traçar a personalidade dos seus clientes e conhecê-los melhor.

Diferente do público-alvo, que é quando colocamos diversas pessoas dentro de um mesmo grupo de acordo com suas características ou preferências.

A definição de persona se preocupa em listar cada indivíduo na sua singularidade e originalidade, sabendo quais são os desejos e dores de cada cliente, fazendo o possível para atendê-los da melhor forma.

Por exemplo, se você possui uma empresas de dedetização, a sua persona seria a Maria, de 55 anos, com alguns problemas de saúde e que mora em uma área repleta de insetos que a incomodam durante a noite.

Esse perfil fictício te mostra a realidade do seu clientes, fazendo você e a sua equipe de vendas criar estratégias que sejam eficazes para essa persona.

2.   Não estar presente nas redes sociais

Não é novidade para ninguém o poder e a influência que as redes sociais tem na nossa sociedade e geração, são milhares de usuários ativos todos os dias atrás de informações, produtos e serviços.

Se a sua marca não estiver lá, o erro é gigantesco. Seja você um especialista em investigação confirmatória ou um cirurgião plástico, as redes sociais serão uma das suas maiores aliadas na captação de novos clientes e na divulgação do seu trabalho.

3.   Não produzir um conteúdo de qualidade e gratuito

Quando se abre uma empresa é uma marca no mercado, o foco do empresário e da equipe de vendas é somente vender e ganhar cada vez mais dinheiro, mas ninguém se preocupa em mostrar e provar que eles possuem autoridade nessa área.

A produção de conteúdo tem aumentado drasticamente nos últimos anos, principalmente, nas redes sociais.

Grande parte disso se deve a dedicação de marcas que resolveram usar as plataformas digitais para mostrar o conhecimento e propriedade que possuem.

Se você é o dono de uma empresa que vende plano odontológico, poderia escrever artigos e gravar vídeos ensinando sobre algo específico do seu trabalho.

Dessa forma, você entrega um conteúdo de valor que mudará a percepção dos seus seguidores.

Investir na produção de conteúdo pode parecer ineficaz para alguns, mas grande parte da notoriedade que a sua marca ganhará será devido a esse tipo de conteúdo.

4.   Não ter um atendimento personalizado

Cada vez mais os clientes têm exigido um atendimento melhor e um suporte maior, eles já não querem mais aquele atendimento padronizado por telefone onde eles nem conseguiam falar direito.

Quando se coloca no papel os gastos para abrir uma empresa, poucos empresários se preocupam em investir em plataformas e ferramentas mais tecnológicas que melhoram a experiência do cliente com o atendimento da sua marca.

Por isso, investir em ferramentas digitais e novas formas de atendimento criam uma atmosfera mais tecnológica e atual para o seu time de vendas e para os clientes.

Assim se cria um espaço de troca, onde o colaborador e o cliente conseguem ter uma conversas amigáveis e juntos, pensar em soluções e inovações para um determinado problema.

5.   Não conhecer o seu produto ou serviço

Em alguns casos, empresários contratam algumas pessoas para compor um time de vendas, mas não a preparam e nem treinam para saber sobre o que irão falar e do que irão tratar com os clientes.

Se você contrata pessoas para venderem serviços como o dedetização escorpião, é seu dever deixar a equipe de vendas preparada para o atendimento, ou seja, ensiná-las sobre tudo o que envolve o seu produto ou serviço.

Quando não existe esse preparo, as chances dos cliente se sentir inseguro e do atendimento da sua equipe ser ruim, são grandes.

6.   Não segmentar seus leads

Se você não sabe o significado, leads nada mais são do que potenciais clientes, ou seja, pessoas que demonstraram interesse no seu produto ou serviço.

Quando uma determinada pessoa entra em contato com uma administradora de condomínios atrás de uma casa ou um apartamento, ela já pode ser considerada um lead por ter mostrado interesse no serviço e buscado por mais informações relacionadas a ele.

Mas, também é necessário segmentar esse leads, ou seja, saber quais deles possuem mais chances de adquirir o que você oferece e investir mais no relacionamento com eles para que a compra seja efetuada.

Já aqueles leads que não demonstram tanto interesse, podem continuar na base de dados da sua equipe de vendas para que um futuro contato seja feito entre o lead e a empresa, trazendo à tona o desejo de compra daquele lead.

O que fazer para corrigir e evitar esses erros comerciais?

Errar é humano e pode acontecer uma hora ou outra, mas insistir no erro já mostra a falta de compromisso e responsabilidade da sua empresa com os seus clientes.

Por isso, separamos uma lista com dicas que podem ajudar você e o seu time de vendas a corrigirem e evitarem esses erros comerciais que mencionamos acima.

Confira:

Essas são algumas das dicas que mais podem te ajudar neste primeiro instante, onde você pode perceber algum desses erros e desejar consertá-los urgentemente.

Com essas para te ajudar nesse processo, você consegue construir uma marca comprometida e dedicada aos seus clientes.

Considerações finais

Esperamos que os erros comerciais apontados aqui não façam parte da rotina da sua empresa e nem do seu time de vendas.

Mas, se acontecerem, esperamos que as dicas também apresentadas aqui possam ajudar você e sua equipe a consertá-los a tempo.

Nunca esqueça de continuar adquirindo conhecimento e reparando os seus colaboradores para serem ótimos profissionais e ouvintes, tornando o relacionamento e a comunicação entre empresa e consumidor ainda melhor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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