O software de CRM é a ferramenta ideal para criar e avaliar equipes com alto desempenho.
O CRM mostra o caminho a ser percorrido para combater os gargalos que afetam os bons resultados.
Sonho de onze em cada dez empresários, posso garantir, que desenvolver e manter uma equipe com alto desempenho é a mais árdua tarefa de qualquer gestor comercial.
Primeiro, por que as pessoas são diferentes, sendo assim por mais que você dê a elas o mesmo treinamento cada uma irá captar a informação de uma forma.
Consequentemente a sua execução deve variar de vendedor para vendedor.
É bom que seja assim, senão seríamos todos robôs e a criatividade uma palavra em extinção no dicionário corporativo.
Mas como um software de CRM Online pode ajudar a desenvolver a sua equipe a ter excelente resultados.
Nesse post vamos discutir:
- Foco não é algo natural do Ser Humano.
- O Software de CRM Online ajuda a mapear as competências técnicas e comportamentais.
1. Foco não é algo natural do Ser Humano.
Na obra – Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar o autor Daniel Kahneman enfatiza que o ser Humano não tem tendência ao foco e ao simples.
Quantas e quantas vezes complicamos o fácil e mergulhados no caos deixamos de fazer o que realmente importa?
Milhares de vezes na vida, não é mesmo?
A primeira missão do sistema de CRM é justamente criar indicadores simples, precisos e visíveis para que o seu vendedor tenha uma clara noção do que fazer para atingir a sua meta.
Leia também – Como definir indicadores de desempenho em vendas
Sem foco não existe equipes com alto desempenho.
2. O CRM ajuda a mapear as competências técnicas e comportamentais.
Equipes com alto desempenho se faz com processos bem definidos, correto?
Mas quem executa os processos?
As pessoas.
E sem pessoas não há equipe.
O software de CRM Online auxilia o gestor comercial a mapear as competências técnicas e as comportamentais que o vendedor precisa ter dentro da cultura organizacional predominante, potencial de investimento e nicho de mercado em que atua.
Veja alguns exemplos de competências comportamentais que o software de CRM Online ajuda a descobrir:
- Agressividade,
- Proatividade,
- Trabalho em Equipe,
- Criatividade,
- Capacidade de Negociação,
- Flexibilidade,
- Foco nos Resultados, entre outras.
Você perceberá nitidamente se essas qualidades são raras ou se fazem presentes em cada vendedor ao analisar a qualidade dos registros que ele faz no CRM.
Os vendedores que não abraçam a causa podem até vencer uma guerra, mas nunca a batalha.
Com a Síndrome do Lobo Solitário ele acredita que o software de CRM Online não faz diferença no dia a dia e o que conta mesmo é o preço e as condições de pagamento, além do velho e bom papo de vendedor.
Já viu vendedor demitido entregar sua agenda ou caderno de anotações no RH?
Eu nunca vi, por isso a responsabilidade em cobrar os registros no CRM é do gestor.
Por outro lado, os resultados que esse vendedor apresenta darão uma exata noção das competências técnicas que ele precisa adquirir como, por exemplo:
- Graduação ou pós-graduação acadêmica,
- Políticas financeiras ou legislação tributária, ambiental, entre outras,
- Marketing digital e redes sociais,
- Técnicas de vendas,
- Conhecimento técnico do produto, suas vantagens e benefícios.
Aqui fica ainda mais fácil mapear com o uso do CRM Online já que o maior indicador é o alcance das metas de vendas.
Claro que o fato de não atingir as metas vez ou outra não torna o vendedor um incompetente.
Mas não atingir sequencialmente é um forte indicativo de que falta algumas competências comportamentais, técnicas ou a meta está definida de forma errada.
Equipes com alto desempenho se constroem a cada dia, um tijolinho por vez, é uma tarefa constante de aprimoramento e dedicação.
Com um software de CRM Online fica muito mais fácil acompanhar e analisar o que está dando certo e o que está dando errado.