Como encantar o cliente com o sistema de CRM
Encantar o cliente é a missão de qualquer empresa que deseja crescer e se tornar sustentável.
Fazer uso de um sistema de CRM pode encurtar esse caminho ao mostrar dados e fatos sobre o relacionamento com o cliente.
Desusado, desconhecido, estranho, extraordinário, misterioso, essas são algumas definições para a palavra INUSITADO cuja origem é da palavra latina inusitatu.
Em tempos onde todos tentam ser diferentes, o que acaba tornando quase todos iguais, existe uma crença, quase uma obsessão pela diferença, por agregar valor, por acompanhar mudanças acreditando cegamente que se tudo for feito certinho com algo a mais, o tão sonhado e indefinido sucesso será alcançado.
Para encantar o cliente devemos fazer uso de ferramentas de gestão, leia-se sistema de CRM, buscar o algo a mais e aperfeiçoar talentos.
Mas na verdade, encantar o cliente e fazer o diferente, o inusitado está em fazer tudo aquilo que todo mundo sabe, porém com mais persistência, eficácia, paixão, talento, foco e não abrindo mão de técnicas de gestão.
O CRM não traz receitas para o sucesso por mais que traga nos dê dicas, exemplos e conceitos.
Todo vendedor deve ter sempre como objetivo encantar o cliente, criar um excelente relacionamento, seja ele do tamanho que for.
Percebo que pessoas consideradas talentosas têm o hábito de fazer uso de dois ingredientes que fazem uma grande diferença.
Vamos a eles:
- Conhecimento de sistema de CRM e uso de técnicas de gestão
- Sistema de CRM e capacidade de criar o inusitado
- Autoconfiança e autoestima sempre em alta
Conhecimento de sistema de CRM e uso de técnicas de gestão
Software de CRM e técnicas de gestão existem para serem usados e aperfeiçoados à sua realidade.
É impressionante e chega a ser triste a incrível quantidade de profissionais de vendas que não planejam suas vidas e carreiras.
Não conseguem sequer escrever seus objetivos em uma simples folha de papel e nem tentam aprender a como usar de forma eficiente um software de CRM.
Entenda que para tudo existe ou pode ser criada uma técnica, um modelo, portanto faça uso do benchmarking, técnicas de vendas, qualidade, finanças, marketing, entre tantas outras.
Para encantar o cliente é preciso encantar os seus funcionários.
Pode ter certeza que não é o nome do setor de RH que vai motivar os profissionais de sua empresa, mas sim a capacidade que sua empresa tem de treinar, desenvolver, reconhecer, motivar, cultivar relações e respeitar a todos que nela trabalham.
Leia também – Como motivar uma equipe de vendas
Sistema de CRM e capacidade de criar o inusitado
Aí vem o tempero pessoal, ou seja, a capacidade que cada um tem de:
- surpreender,
- de agregar valor,
- de conseguir usar os seus talentos a seu favor e de sua equipe.
O inusitado tem a ver com o novo! E por que não ser a melhor alternativa para aquela circunstância?
Para isso é preciso fazer uso do CRM, extrair dados e fatos que nos levem a ações de vendas que produzam bons frutos.
Autoconfiança e autoestima sempre em alta
Assim com a autoconfiança e a autoestima equilibradas a equipe de vendas acredita que é possível fazer a diferença e encantar o cliente.
Dica de leitura – Como aumentar a autoconfiança
Para fácil, mas não é.
É preciso mudanças efetivas no modo de agir de cada vendedor para levar a empresa para um novo patamar.
Mudar é fácil, difícil é saber a hora certa de mudar.
Creio que a diferença está nas relações que cultivamos.
Em aceitar e ponderar a diversidade, em criar desafios, apostar na superação do potencial de cada membro da equipe.
Técnicas, manusear um sistema de CRM todos podemos aprender.
Mas nosso desafio diário é buscar o autodesenvolvimento como fator de competitividade junto aos nossos clientes.
Somente na capacidade de utilizar técnicas e de criar o inusitado que aprendemos algo positivo e que encanta o cliente.
Complemente o assunto com o vídeo – O foco é motivação!