Employee Experience (EX), ou traduzindo para o português, Experiência do Funcionário, é uma estratégia de gestão de pessoas que tem como objetivo principal fortalecer o vínculo entre a empresa e seus colaboradores.
Nos últimos anos, a preocupação das organizações sobre o bem-estar de seus colaboradores tem aumentado cada vez mais. Por isso, é vital entender o conceito de Employee Experience e seus benefícios para o ambiente de trabalho.
Segundo uma pesquisa feita pela Gartner, apenas 13% dos colaboradores estão totalmente satisfeitos com a sua experiência no ambiente interno de trabalho. Nesse cenário, tem sido cada vez mais necessário investir em ações que aumentem a satisfação e engajamento das equipes.
Acompanhe o artigo a seguir e saiba:
- O que é Employee Experience?
- Qual a importância do Employee Experience?
- Quais as principais vantagens do Employee Experience
- Como implantar o Employee Experience na sua empresa
O que é Employee Experience?
Employee Experience (EX) significa ter o colaborador como o foco durante uma tomada de decisão do setor de gestão de pessoas. O objetivo é elaborar ações que visam fortalecer o vínculo, o bem-estar e uma boa experiência para todos.
Conforme o glossário da Gartner, a experiência do colaborador é a forma pela qual os funcionários internalizam e interpretam as interações que possuem com a sua organização, bem como o contexto que está por trás dessas interações.
Ou seja, o Employee Experience visa a valorização do capital humano e os coloca como o centro de tudo. Assim, a empresa investe na retenção de talentos e na promoção de uma equipe de alta performance.
Ter o EX como estratégia de gestão é considerado um diferencial competitivo. Alguns exemplos de Employee Experience são:
- Criar ações de engajamento de pessoas;
- Ter políticas de trabalho mais flexíveis;
- Fornecer equipamentos de qualidade;
- Investir em um pacote de benefícios atrativos.
Entretanto, essas iniciativas não devem ser feitas isoladamente, afinal, o EX é o conjunto de esforços focados em melhorar a jornada do colaborador. Logo, a atenção ao funcionário precisa ser feita desde o período do processo seletivo até o seu Offboarding.
Para otimizar as experiências do colaborador com a empresa, é necessário pensar em três forças:
- Ambiente físico: neste tópico a companhia deve oferecer um espaço de atuação agradável, com boas refeições e uma infraestrutura acessível, segura e confortável.
- Ambiente tecnológico: a organização precisa se comprometer com os avanços tecnológicos e oferecer ferramentas modernas e que otimizam a rotina de trabalho do colaborador, tais como plataformas de treinamento online, por exemplo. Dessa maneira, o funcionário poderá se atualizar no momento em que for mais oportuno a ele, tornando-se mais qualificado e engajado.
- Ambiente cultural: A empresa deve zelar pelo seu estilo de liderança, para que ele seja o mais justo e alinhado à cultura organizacional possível, promovendo influência positiva na maneira de pensar, sentir e atuar do time.
Perceba que o Employee Experience está focado na conexão das pessoas e no impacto de suas atitudes no coletivo. É uma ferramenta que proporciona o entendimento dentro dos setores da empresa e faz com que os profissionais sintam-se mais compreendidos e valorizados.
Entretanto, a aderência a esse conceito dentro das empresas é baixo e por isso, optar por ela é uma forma de estar a frente dos concorrentes e tornar-se cada vez mais competitivo no mercado, gerando maiores resultados e conquistando mais clientes e profissionais talentosos.
Dica de leitura: 15 dicas para aumentar a autoestima da equipe de vendas
Qual a importância do Employee Experience?
O Employee Experience é importante para fidelizar os colaboradores e otimizar o trabalho da corporação, bem como aprimorar inúmeros indicadores. Além disso:
- Fortalece a cultura organizacional;
- Melhora o clima da empresa;
- Aumenta a acessibilidade dos colaboradores;
- Reduz a rotatividade;
- Amplia o engajamento;
- Diminui os erros;
- Melhora a comunicação interna
É por isso que essa metodologia é tão importante e deve ser aplicada por toda empresa que deseja ter sucesso.
Leia também: Customer Experience – tudo o que você precisa saber
Quais são as principais vantagens do Employee Experience?
Confira a seguir as principais vantagens que o Employee Experience agrega à sua empresa.
1. Aumento do engajamento e produtividade
Quando os colaboradores percebem que são valorizados e que possuem chances de ascensão na empresa, eles aumentam seu engajamento e produtividade.
Logo, o Employee Experience faz com que os profissionais se sintam mais estimulados a prestar um trabalho de qualidade para a empresa.
2. Maior atração e retenção de talentos
O Employee Experience está presente nas etapas de recrutamento e seleção. Assim, torna-se mais simples promover aumento na atração e retenção de talentos.
Afinal, os candidatos que não foram admitidos vão se sentir inclinados a tentar novamente e vão informar a outros profissionais sobre a excelente experiência que a empresa proporciona.
Logo, novos talentos vão se interessar em fazer parte do quadro de colaboradores dessa companhia.
Já os profissionais que forem contratados darão o seu melhor para manter-se na empresa, pois se sentem bem e engajados a realizar uma excelente atuação.
3. Melhoria na qualidade de vida do colaborador
Quando o profissional atua em um ambiente no qual o espaço físico, cultural e as condições psicológicas são favoráveis,sua qualidade de vida é melhorada.
Isso se explica melhor pelo fato de que os níveis de estresse são reduzidos drasticamente, tornando-se exclusividade das cobranças em relação ao desempenho e em relação às condições de mercado.
Essas cobranças são menos complexas, pois já é o que o profissional espera do ambiente corporativo. Além disso, com boas condições de desenvolvimento, líderes compreensivos e um ambiente físico acessível e higiênico, é mais simples se empenhar para cumprir com as metas propostas.
4. Aumento na satisfação do cliente
Por último, mas não menos importante, o Employee Experience promove o aumento na satisfação do cliente. Afinal, todo cliente deseja ser atendido por um profissional preparado, confiável e engajado.
Ou seja, o trabalho prestado terá maior qualidade e os consumidores também terão sua experiência otimizada com a empresa.
Saiba mais: O que é Customer Success e quais as vantagens
Como implantar a estratégia de Employee Experience na sua empresa
Veja as maneiras mais estratégicas de implantar a estratégia de Employee Experience na empresa.
1. Escute e conheça os seus colaboradores
Um dos grandes mitos que existem nos ditados populares é dizer que o outro deve ser tratado da forma como gostaríamos de ser tratados. Isso não é verdade, pois as nossas necessidades são diferentes das necessidades alheias.
Por isso, devemos tratar as pessoas conforme elas gostariam de ser e, para isso, é primordial conhecê-las. Por isso, escute e conheça os seus colaboradores, peça feedbacks, saiba quais são suas aspirações pessoais e profissionais e tenha abertura às suas ideias e desabafos.
2. Alinhe os interesses dos colaboradores com os da empresa
Depois de conhecer os anseios de seus profissionais, alinhe-os com os anseios da empresa. Leve em conta que nem todos os desejos dos colaboradores poderão ser atendidos pela corporação, é claro.
Porém, é factível alinhar os objetivos do funcionário aos objetivos da companhia. Assim, mesmo que seus interesses não se realizem em totalidade, ele verá que a organização se esforça por compreendê-lo e dar espaço a suas ideias.
3. Construa um ambiente de trabalho favorável
Muitas vezes o ambiente de trabalho é a segunda casa do profissional. Por isso, é de suma importância que se construa um ambiente de trabalho favorável e bem estruturado.
Isso significa que o ambiente precisa ser arejado, acessível, seguro e higiênico. Assim, os colaboradores se sentirão mais à vontade em seus postos de atuação.
Por fim, não se esqueça de acompanhar os resultados e observar se o Employee Experience está sendo aplicado de forma eficiente.
4. Dica bônus! Seja organizado
Ao passo que você, empresário/chefe, for recebendo os feedbacks dos colaboradores e notando as melhorias que o Employee Experience traz, anote tudo.
Todo feedback e todo monitoramento de resultados são úteis na hora de entender o que pode ser melhorado no ano seguinte.
Para ajudar na sua organização tenha sempre em mãos um software CRM, o qual fará a gestão dos seus dados, das suas vendas, das vendas dos seus funcionários e também do histórico de compras dos seus clientes!
O sistema CRM também te ajuda na hora de realizar follow ups e ainda emite relatórios que te ajudam a identificar onde estão os gargalos que impedem suas vendas e alavancarem.
Continue a leitura: O que é CRM? Entenda como funciona essa ferramenta