Saber como criar um e-mail de apresentação para novos clientes é fundamental para aproveitar o máximo de potencial desse recurso.
Veja esses dados:
Uma pesquisa recente trouxe um dado interessante: a cada US$ 1 investido em e-mails, o retorno médio é de US$ 42. Com um ROI tão bom, fica difícil não querer cada vez mais apostar nessa estratégia. Concretamente, ele gera vendas!
Não espere, no entanto, que um simples e-mail vai retornar um cliente pronto para contratar seus serviços ou comprar seus produtos. O processo é um pouco mais extenso do que parece, além de exigir uma preparação do cliente em potencial. A parte mais importante dessa estratégia é manter contato e ter uma apresentação impecável no e-mail.
Seguindo bons parâmetros e usando estrutura e linguagens envolventes, dá para conquistar ótimos resultados de vendas. Por isso, neste conteúdo mostraremos como criar e-mails de apresentação para novos clientes. Abordaremos os seguintes tópicos:
- Entenda a ideia de e-mail marketing;
- Saiba qual é a estrutura ideal de um e-mail;
- Veja como criar um e-mail de apresentação para novos clientes.
Acompanhe!
Entenda a ideia de e-mail marketing
E-mail marketing é uma estratégia de relacionamento e vendas em que empresas mantêm contato com seus prospects e clientes por meio de e-mails enviados regularmente. Há muitos objetivos que podem ser conquistados por meio dessa prática, entre eles:
- atender uma solicitação;
- manter o cliente ciente de lançamentos e promoções;
- oferecer determinado produto ou serviço;
- entregar conteúdos;
- fazer o pós-venda;
- manter relacionamento para fidelizar o cliente;
- gerar vendas.
O e-mail é um canal de comunicação muito comum, bem aceito e utilizado por grande parte dos usuários da internet. Esse acesso básico e descomplicado é o que faz com que seu uso seja amplo. Não coincidentemente, empresas investem nessa forma de comunicação para gerar mais oportunidades de venda.
No entanto, um primeiro contato precisa ser mais específico e não tão incisivo como uma negociação com quem já conhece sua empresa. Se você ainda está se apresentando e deseja que esse cliente em potencial conheça a proposta, é necessário ter mais cuidado. Saber não atropelar as coisas é fundamental nas estratégias de e-mails.
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Saiba qual é a estrutura ideal de um e-mail
E-mails têm uma estrutura básica que pode ser visualmente compreendida, mas nem sempre explorada adequadamente. Saber como posicionar informações em cada uma dessas partes faz com que a estratégia seja mais bem-sucedida quando o e-mail encontra o destinatário.
Portanto, entenda a seguir quais são os itens que compõem essa estrutura e como cada um deles deve ser utilizado de maneira eficaz.
Assunto
O assunto é o primeiro elemento que vai chamar atenção de quem recebe seu e-mail. Por isso, você precisa escrever algo que desperte curiosidade no destinatário. Ao mesmo tempo, é importante evitar chamadas sensacionalistas que não se justifiquem no conteúdo. Lembre-se: um bom assunto capta atenção e introduz o que o e-mail traz.
Corpo
No corpo do e-mail está o conteúdo principal dele, ou seja, a oferta de valor. Se a ideia é introduzir um serviço ou produto, é no corpo do e-mail que isso deve estar relatado. Portanto, seja objetivo, não se estenda muito e tenha clareza no que você diz. Se necessário, convide o destinatário para alguma ação também nessa parte.
Assinatura
Por fim, a assinatura é fundamental para trazer pessoalidade ao e-mail. Na assinatura, deixe claro quem é você, qual seu cargo, onde trabalha e por quais contatos podem encontrar você. Isso traz mais segurança para a comunicação, além de credibilidade para o e-mail.
Veja como criar um e-mail de apresentação para novos clientes
Criar um e-mail de apresentação para novos clientes requer o preenchimento de alguns requisitos técnicos. Assim, esse conteúdo será capaz de gerar interesse e manter o cliente em potencial na sua jornada. Veja como criar o melhor e-mail possível!
Respeite a estrutura
Seu e-mail deve ter uma estrutura definida com precisão. Portanto, o corpo do seu e-mail deve ter uma apresentação mostrando quem é você, seguida da oferta, ou apresentação, seguida de uma chamada de ação. O contato é finalizado com uma despedida! Essa estrutura é básica, organiza as ideias e permite o entendimento do destinatário.
Mantenha a pessoalidade
Seu cliente em potencial não quer falar com máquinas. Você não vai enviar um e-mail por vez, mas precisa falar como se fosse assim. Hoje, com os recursos de automação de marketing, você pode disparar mensagens para uma base de contatos e, ainda assim, tratar cada pessoa pelo nome. A abordagem mais pessoal e próxima é fundamental para gerar engajamento e conversões.
Evite entregar o conteúdo de uma vez
Vá com calma! A ansiedade para entregar a oferta acontece e é compreensível, mas você precisa criar um fluxo de contatos progressivo. Se esse prospect ainda nem conhece sua empresa, como oferecer algo logo de primeira? Vá aos poucos apontando as dores do cliente, os assuntos que ele tem interesse e, depois de três ou quatro e-mails, faça a oferta!
Seja objetivo e breve
Seu cliente não tem tempo para ler um e-mail grande e que traz muitos tópicos na mesma mensagem. Portanto, planeje um fluxo de 4 e-mails, no máximo, em que cada um aborde uma questão, que pode ser as dores desse cliente. nessas comunicações, opte por conteúdos concisos e objetivos, sem enrolar muito e sem estender o assunto.
Utilize imagens
As imagens podem ser uma ótima ideia para complementar a mensagem e ilustrar o que você está falando. Vídeos e GIFs também são uma ótima ideia, desde que você não fuja do tom de voz da marca. Toda mídia utilizada em e-mail deve ter a função de complementar ideias e não de distrair o receptor da mensagem central.
Use um CTA
O CTA é a chamada para ação, ou seja, quando você propõe que o cliente em potencial realize algo. É essencial usar o CTA para pedir que essa pessoa entre em contato, clique em um link para ir à sua página da web ou para realizar qualquer outra ação. Por isso, use um CTA sempre que desejar que essa pessoa realize alguma conversão.
Criar um e-mail de apresentação para novos clientes não é tão difícil quanto você pensa. Com as dicas vistas ao longo deste conteúdo, certamente o trabalho vai fluir naturalmente e você conseguirá acessar mais pessoas utilizando esse canal de comunicação.Como falamos, o e-mail é uma ótima ferramenta de relacionamento. Portanto, aproveite e saiba mais como investir em marketing para se aproximar dos seus clientes!
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