5 dúvidas sobre software de CRM
Sempre surgem dúvidas sobre software de CRM quando a empresa decide adotar um para profissionalizar a área de vendas.
A partir dessa decisão começa uma pequena, mas muito importante, jornada onde é preciso dedicação e esforço para conhecer os diversos CRMs do mercado e suas funcionalidades.
Dou uma sugestão para quem deseja contratar essa ferramenta: imagine que você está contratando um novo funcionário e desejar saber o máximo sobre a qualificação profissional e suas competências pessoais.
Essa decisão não é fácil, portanto, quanto mais madura e estruturada for maiores as chance de sucesso em sua implantação.
Quais são as dúvidas sobre Software de CRM mais comuns?
Aqui neste artigo você poderá refletir sobre:
- Eu já tenho um sistema na minha empresa
- Meu ERP já tem um módulo de CRM
- Não desejo usar dois sistemas
- A equipe de vendas não quer usar o CRM
- É muito caro
É imprescindível ter um sistema CRM para controlar contatos, vendas, propostas, enfim tudo que envolve o relacionamento com seus clientes.
Apesar da popularidade dos Softwares de CRM existem dúvidas na hora de contratar um na sua empresa.
Abaixo listo as 5 dúvidas mais comuns que nossos prospects tem na hora de decidir por um sistema de força de vendas.
Dúvida 1 – Eu já tenho um sistema na minha empresa
Falou as palavrinhas software ou sistema e o futuro cliente logo imagina o ERP da empresa.
O ERP também é um software, mas com foco na gestão e organização geral da empresa.
A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning e seu maior objetivo é integrar os dados e processos de toda a empresa em um só lugar.
No ERP temos a gestão financeira, de RH, produção, logística e, é claro, existem ERPs para todos os tamanhos de empresas ou segmentos de negócios.
É muito mais complexo do que um software de CRM e sua implantação demanda tempo e treinamento com a equipe.
Um sistema de CRM jamais substitui um sistema de ERP, são complementares e um não substitui o outro.
Dúvida 2 – Meu ERP já tem um módulo de CRM
Essa é uma questão bem comum quando apresentamos nosso sistema comercial e de gestão de vendas.
O prospect olha e diz: No meu sistema já tenho um Software de CRM.
Em 99% dos casos ninguém usa.
Motivos não faltam. Posso citar:
– por que é complexo,
– dependendo do caso a empresa tem que pagar para usar este módulo, ou pior, é só um campo em aberto para o usuário escrever as observações,
– não existe a possibilidade de parametrizar informações ou tirar relatórios desses contatos.
Avalio que o ERP não tem um bom CRM pois não é seu foco desenvolver esse recurso especificamente.
Que sabe mais sobre ERP? Separei esse artigo para você – O que é sistema ERP?
Dúvida 3. Não desejo usar dois sistemas
Não são dois sistemas. É importante que fique claro.
São softwares com propósitos diferentes que se complementam e que, inclusive, podem conversar entre si.
Pense na metáfora: todo mundo usa roupa, não usa?
Dá para ir trabalhar só com a calça, sem a camisa? Ops, tá faltando algo.
Assim é a sua empresa sem um bom programa de CRM.
Dúvida 4. Minha equipe de vendas acha muito burocrático e não usará esse bendito Software CRM
Fico muito triste quando ouço essa frase.
Fico com a impressão que a empresa é refém da sua equipe de vendas.
Quem define os processos de vendas é o gestor.
É dele a responsabilidade maior pela sobrevivência e crescimento do negócio e fico pasmo quando, de certa forma, o gestor culpa a equipe de vendas por algo que ele, líder, deve fazer funcionar.
Imagine uma equipe de vendas que não tem controle, que anota tudo no Excel, na sua agenda ou em algum caderno.
Pergunto: essa é uma ferramenta de gestão da empresa?
É evidente que se antes a equipe só emitia o pedido, quando muito a proposta, a princípio, deve achar que o sistema de vendas é burocrático e que é perda de tempo fazer lançamentos no Software de CRM.
O legal dessa história é que ninguém depois de alguns dias lembra o que o cliente disse e tem todo um retrabalho em ligar novamente para o mesmo cliente, despesas com telefone para explicar para o gerente como anda o relacionamento com o cliente X, ou quando é prospect, o mesmo contato volta a ser prospectado por outro vendedor que já poderia ter um histórico passado e fazer uma abordagem diferente.
Enfim, retrabalho e tempo jogado fora.
A decisão de usar um software de vendas é estratégica e cabe aos gestores.
A equipe de vendas cabe ajudar na escolha do CRM que melhor se ajusta a realidade do negócio e facilidade de uso.
Uma vez adotado o CRM o Gestor deve avaliar e acompanhar a equipe por esta ferramenta e ser o maior usuário, conhecedor e incentivador junto a equipe de vendas.
Dúvida 5 – É muito caro para minha empresa
O Ser Humano adora presumir e o processo de escolha de um sistema de força de vendas não foge a essa regra.
Quanto custa uma equipe de vendas sem um padrão de atendimento, processos e indicadores bem definidos?
Qual e o custo de um vendedor sem foco, sem noção do que é um funil de vendas e que faz o que bem entender com a sua carteira de clientes?
E posso até apelar para a velha discussão: afinal o que é caro e o que é barato?
Meu conselho é que você verifique ao longo do tempo se o sistema de CRM melhorou a produtividade da equipe, a comunicação, os processos comerciais e não só ficar focado no aumento das vendas. Claro, se aumentar melhor, mas eu não levaria em consideração só este parâmetro.
Hoje em dia existem no mercado softwares de vendas Online para todos os bolsos e gostos, o Clientar CRM mesmo é muito acessível para qualquer tamanho de empresa.
Sempre existem muitas dúvidas sobre software de CRM e o processo de decisão amadurece no decorrer do tempo.
Posso afirmar que quem usa a ferramenta sempre tem uma única certeza: Por que não implantei um Software de CRM antes!
Artigo complementar – Artigo: Guia Completo – Software de CRM ou Software de Vendas?