Como Desenvolver Vendedores

como desenvolver vendedores de sucesso

Líderes têm o papel de desenvolver vendedores e garantir que essas pessoas consigam alcançar o máximo do potencial que têm. Esse é um trabalho que exige consistência, suporte e foco nos pontos mais importantes para um profissional do setor.

Vendedores de sucesso precisam combinar características técnicas, as hard skills, com características pessoais, as soft skills. Não basta só dominar dados e fazer grandes apresentações focada em números. É importante também saber persuadir, ser persistente e transmitir segurança para clientes em potencial.

Neste post, mostraremos como desenvolver vendedores de sucesso por meio de algumas dicas de qualidades que precisam ser absorvidas. São estas:

  • Trabalhar com objetivos bem definidos:
  • Definir quais caminhos de negociação seguirá
  • Ser persistente para desenvolver vendedores de sucesso
  • Manter constância nas ações e treinar em ferramentas de gestão comercial
  • Saber lidar com pessoas
  • Ter dedicação para conhecer melhor os clientes
  • Absorver e aplicar feedbacks

Continue lendo e entenda como desenvolver cada uma dessas qualidades!

Trabalhar com objetivos bem definidos

O trabalho de vendas precisa ter estratégias comerciais, o que significa ter objetivos bem definidos guiando os vendedores. Bons profissionais têm autonomia para negociar valores e entregar condições especiais a determinados clientes, mas isso precisa ter um teto. Saber até onde essas adaptações podem ir é importante para não fugir do objetivo central.

Vendedores devem sempre entender que as vendas que realizam são mensuráveis para metas individuais e do setor comercial. Essas metas de vendas , no entanto, estão sempre ligadas a objetivos estratégicos. Portanto, mais do que acompanhar seus números pessoais e do setor, esses profissionais devem sempre ter em mente o objetivo estratégico que conduz a empresa e suas ações.

Capacidade de adaptação em negociações complexas

Negociações em vendas nem sempre acontecem em uma linha reta com início, meio e fim. Pode ser que essa parte transitória, até fechar o negócio, seja repleta de etapas. Geralmente, isso acontece porque há objeções por parte do cliente. O primeiro passo é encarar isso como algo totalmente normal e, em muitos casos, até mesmo uma situação provável.

Portanto, vendedores de sucesso são aqueles que têm ideias prontas para qualquer situação. Se uma objeção específica surge, ela precisa ser superada. A ideia é que o vendedor estude cada cliente e o cenário em questão para prever possíveis objeções. A partir disso, esses profissionais conseguem definir planos A, B e C para lidar com as dificuldades que possam surgir.

Ser persistente para desenvolver vendedores de sucesso

Persistência é uma característica pessoal louvável para qualquer pessoa. Invariavelmente, vamos nos deparar com situações que vão exigir um pouco mais de esforço. Não dá para desistir fácil, então é preciso lutar pelo que queremos! Em vendas, isso não é diferente. Se você abandona um lead ou prospect difícil, deixará de fechar cada vez mais vendas.

Leitura interessante: Como qualificar leads

A persistência nada tem a ver com insistência. Ser um vendedor que não respeita o tempo e um “não” do cliente pode ser um erro. Persistir é saber que dar um tempo para esse cliente em potencial é necessário. Feito isso, é possível voltar um tempo depois com uma oferta diferente, melhor adaptada e, quem sabe, lidando com um cliente mais flexível e com mais paciência para ouvir a proposta.

Manter constância nas ações e treinar em ferramentas de gestão comercial

As ações de um vendedor precisam ser consistentes e rotineiras. Ter sucesso em vendas é muito mais sobre aproveitar oportunidades do que ser um grande negociador. Pense comigo: se você percebe o momento certo de abordar um cliente que demonstrou algum interesse, certamente não precisará fazer tanto esforço para convencer essa pessoa a fechar negócio com você.

Essa constância é sobre manter atenção sobre novos leads e, principalmente, sobre as interações e movimentações que essas pessoas fazem no funil de vendas. Para que isso seja possível, o uso de um sistema CRM é simplesmente fundamental. A plataforma permite gerenciar e monitorar oportunidades de venda, acompanhando de perto seus leads e prospects, além de clientes já concretos.

Dica de leitura – O que é o CRM de Vendas?

Saber lidar com pessoas

Vendedores de sucesso sabem lidar com diferentes situações e pessoas. Nem todo cliente terá paciência para ouvir suas propostas e alguns deles já têm a mentalidade pronta para o não. No entanto, isso não vai significar uma situação permanente. Um bom vendedor deve, ao menos, ser capaz de lidar com essas rejeições e ter jogo de cintura.

Para isso, é claro, será necessário lidar com pessoas. Ser educado, muito atencioso e saber considerar as questões dos clientes é fundamental. Com muita empatia, simpatia e clareza com as palavras, certamente será possível reverter situações ruins em negociações. Saber lidar com pessoas é o primeiro passo para entendê-las e tentar entregar a melhor oferta possível.

Ter dedicação para conhecer melhor os clientes

Vendas, no cenário atual, se dividem em duas bases: monitoramento de dados e interações de leads, propects e clientes por meio de um CRM, e relacionamento. Ou seja, se você quer ser mais preciso na hora de fazer uma oferta para seus clientes, precisa conhecer essas pessoas mais a fundo.

Não estamos dizendo que você precisa virar amigo dessas pessoas. Conhecer, neste caso, consiste em estudar suas preferências, necessidades e como elas se relacionam com os produtos e serviços que você oferece. Portanto, dedique tempo a entender seu cliente, dê atenção a essa pessoa em especial caso existam reclamações do cliente. Naturalmente, você saberá como lidar com suas necessidades e fechará mais vendas.

Absorver e aplicar feedbacks

Vendedores de sucesso também sabem como lidar com feedbacks que líderes de vendas e gestores têm para oferecer. Monitorar o desempenho do time comercial é uma atividade recorrente nas empresas. Assim, é possível guiar vendedores de maneira estratégica, sempre baseando esses feedbacks em dados referentes ao desempenho das pessoas.

Por parte das pessoas vendedoras, é fundamental ser receptivo aos feedbacks recebidos. Absorvê-los com atenção ajuda a ter uma autocrítica positiva e perceber quais pontos precisam ser melhorados e quais aqueles que têm funcionado bem. Os feedbacks devem ser encarados sempre como uma oportunidade de melhorar e se tornar um profissional incrível!

Construir vendedores de sucesso é um trabalho que leva tempo, mas que sempre traz resultados incríveis. Neste post, você viu os caminhos para isso e quais características são mais importantes. Agora, é só seguir esse direcionamento!Quer continuar entendendo mais sobre esse assunto?

Então saiba mais sobre as qualidades de vendedores que o mercado mais exige!

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