O termo Decision Maker, em português, tomada de decisão, é um dos atributos de um líder. No dia a dia, esse profissional precisa lidar com os desafios da tomada de decisão, para isso, ele precisa aprimorar sua capacidade de fazer uma decision maker eficaz e segura para os negócios.
Por ter que lidar quase que diariamente com decision maker, a liderança de uma empresa precisa estudar técnicas a fim de aprimorar seu self skills, já que uma decisão mal planejada acarreta o comprometimento da empresa.
Para isso, existem treinamentos disponíveis no mercado, além de ferramentas tecnológicas para auxiliar esse líder a verificar o caminho mais seguro para finalmente tomar uma boa decision maker.
No artigo de hoje, vamos falar sobre algumas dicas que podem ajudar a liderança a tomar as melhores decision makers, e coordenar da melhor maneira possível o seu time. Vamos lá? Iremos falar sobre:
- O decision maker classifica suas decisões
- Faça a coleta de dados
- As ferramentas de gestão de dados
- O decision maker não toma decisões baseadas na intuição
- Análise sistemática
- Como um treinamento pode te ajudar
Leia também: Ferramenta de CRM: tudo o que você precisa saber
O decision maker classifica suas decisões
Líderes tomam decisões todos os dias, para as mais diversas situações e níveis de importância. Desde promover um funcionário até a mais simples decision maker, todas têm algo em comum: no final, elas impactam a empresa de formas diferentes.
Desse modo, uma dica importante é que o líder saiba e entenda que os cargos e atividades são diferentes, portanto, exigem diferentes abordagens ou diferentes decision makers.
O conselho aqui é: classifique suas decisões de acordo com os departamentos e níveis de influência ou impacto na empresa. Assim, fica mais fácil visualizar quais os setores demandam uma gestão contínua.
Leitura complementar: Como ser um líder de vendas
Faça a coleta de dados
Para tomar a decision maker certa, é preciso embasamento! Para isso, é essencial fazer uma coleta de dados para cada decisão. Um bom software de CRM pode te ajudar a organizar esse processo.
Uma alternativa para obter dados, é a pesquisa de mercado. Com ela, é possível ter acesso a informações mais precisas, o que irá auxiliar a tomar uma decisão mais assertiva, e assim direcionar a equipe de acordo com o cenário atual de cada área.
Sabemos que uma pesquisa de trabalho pode tomar muito tempo, mas entenda que é necessário, pois assim é possível estruturar melhor a sua decision maker.
Para isso, você pode iniciar uma cultura de data-driven na empresa, que será a equipe responsável para buscar e analisar essas informações, de modo que o restante do time possa ser guiado através desses dados.
As ferramentas de gestão de dados
As ferramentas de gestão de dados vão ajudar a liderança a potencializar o uso das informações coletadas.
Ao adotar ferramentas de gestão de dados, é possível centralizar as informações de uma maneira mais organizada, e tudo em um único lugar, o que acaba ajudando a liderança e toda a equipe na hora do acesso.
Com as ferramentas de gestão de dados, é possível criar relatórios para cada tipo de situação ou área, e além disso, ele te dá autonomia para personalizar essas informações, o que acaba impactando positivamente na busca por soluções mais criativas, todas embasadas em evidências e dados relevantes.
Confira algumas ferramentas que são mais utilizadas pelas empresas:
- Software CRM
- Ciclo PDCA
- Software ERP
- Análise SWOT
O decision maker não toma decisões baseadas somente na intuição
Intuição é importante para líderes, afinal faz parte do seu perfil. Mas, nem tudo pode ser decidido com base apenas na intuição. Um bom líder analisa e combina intuição com técnica e estudo para só assim, tomar uma decision maker assertiva.
Principalmente em um cenário estratégico, onde a sua a decision maker decide o futuro de uma empresa, é preciso cuidado e não se precipitar na decisão. Leve em consideração, sempre, as seguintes bases:
- Os efeitos das decisões;
- Missão, visão e valores da empresa;
- Se papel como líder;
- Quais as melhores oportunidades para resolver um problema;
- Cenários mais importantes a serem analisados.
Existem outros tipos de métodos para ajudar um líder a tomar uma decisão, e para cada um a um método diferente. A análise intuitiva é recomendada em alguns casos, são as famosas “seat-of-pants”, que significa “agir rapidamente”, e podem ser aliadas na hora de de tomar decisões mais urgentes.
A seguir, vamos conhecer outro método.
A análise sistemática
Diferente da análise intuitiva, que é rápida e urgente, na sistemática todas as informações existentes são analisadas. Aqui, organização é a chave.
Nesse tipo de análise, o líder procura a decision maker certa e apropriada para aquele momento, pois seu único objetivo é resolver o problema da melhor forma possível.
Nesse tipo de análise, muitos líderes criaram “pré-soluções”, já que o volume de informação é alto. De qualquer modo, o recomendado é estudar os dados até conseguir chegar numa decision maker que traga resultados positivos para a empresa.
Como um treinamento pode te ajudar?
Aprimorar a capacidade de fazer boas escolhas é uma experiência que se adquire com o tempo e, sobretudo, com muito estudo e técnica.
Visualizar as boas oportunidades em um negócio pode render bons frutos para a empresa. Para isso, é necessário melhorar o processo de tomada de decisão, ou decision maker.
Existem hoje, diversos treinamentos disponíveis no mercado para ajudar líderes a crescerem e prosperarem com sua equipe.
Confira a seguir alguns benefícios que esses treinamentos proporcionam.
- Mais segurança ao liderar;
- Cria uma visão mais ampla sobre os problemas;
- Aprende a definir quais são as prioridades naquele momento;
- Insights criativos;
- Mais controle já que conhece os riscos;
- Mais responsabilidade na hora de tomar uma decisão;
- Maior análise crítica de um problema;
- Controle de riscos.
A decision maker é essencial para todas as empresas, pois ela está intimamente ligada ao sucesso do negócio. Por isso é preciso que a liderança seja extremamente cuidadosa, pois um passo em falso prejudica o negócio.
Diante de tanta concorrência, não pode dar mole. A decision maker é um diferencial competitivo que assegura um melhor aproveitamento de oportunidades em uma empresa. Seja referência em sua área!