Cursos de Vendas Funcionam?
Os vendedores precisam se manter atualizados sobre o mercado, novas técnicas, ferramentas e tendências da profissão. Isso vale para muitas áreas, mas na comercial, é algo ainda mais importante, principalmente porque os hábitos de consumo mudam o tempo todo. Portanto, fazer cursos de vendas é uma necessidade constante.
O grande problema é que há muitas pessoas vendedoras que simplesmente acreditam que já alcançaram o máximo de potencial que poderiam desenvolver. Por mais que os resultados conquistados sejam incríveis, esse é um setor que sempre precisa de atualização. Afinal, novas técnicas e soluções inovadoras surgem diariamente.
Então, se você tem dúvidas sobre a necessidade de fazer um curso de vendas, este post é para você! Trataremos os pontos principais do assunto, passando pelos seguintes tópicos:
- Por que fazer cursos de vendas?
- O que um curso de vendas pode ensinar a vendedores?
- Como manter os conhecimentos atualizados?
Continue a leitura para saber mais!
Por que fazer cursos de vendas?
Os cursos de vendas podem ser encontrados nos mais diversos níveis, o que os torna úteis de acordo com a necessidade de cada pessoa. Portanto, ainda que você já seja um vendedor experiente, isso não significa que você não precise estudar mais. Afinal, sempre dá para melhorar e, além disso, você sempre deverá se manter atualizado.
O mundo muda com um dinamismo impressionante e, muitas vezes, inacreditável. Se você refletir bem, vai ver como nos últimos cinco anos a rotina de times comerciais passou por muitas adaptações e revoluções. Sem dúvidas, isso foi por conta de dois fatores influentes principais: a mudança dos hábitos de consumo e as novas tecnologias.
Os consumidores têm exigências que mudam muito rapidamente, o que é resultado de como o mundo apresenta novos desejos, necessidades e possibilidades. Por isso, a tecnologia também faz o mesmo movimento, mas na tentativa de adaptação. Naturalmente, os vendedores precisam estar alinhados com essas atualizações.
Então, se você tem dúvidas sobre a necessidade de fazer cursos de vendas, pense que você pode melhorar e também lembre-se de que você pode acabar ficando para trás. Desenvolvimento e atualização são duas bases fundamentais para times comerciais. Se você não acompanha isso, pode até mesmo perder oportunidades no mercado.
O que um curso de vendas pode ensinar a vendedores?
Há muito aprendizado em cursos de vendas, tudo dependendo da temática específica do qual se trata. Você encontra desde os cursos para iniciantes, casos de quem deseja começar na profissão, até aqueles que focam em algumas técnicas e conhecimentos complementares. Mostraremos a seguir algumas dessas opções, acompanhe!
Novas técnicas de vendas
Os tempos mudam e isso pode gerar novas exigências dos consumidores. O ultrapassado “papo de vendedor” ficou no passado e está completamente defasado. Portanto, se você não se atualiza na forma como aborda e dialoga com consumidores, certamente vai sofrer muito mais com possíveis objeções em vendas.
Para vencer essas barreiras, grandes nomes do setor de vendas desenvolveram técnicas de vendas capazes de captar a atenção das pessoas, gerar curiosidade e pouco a pouco, despertar o desejo de compra. Isso, muitas vezes, se aplica ao digital, ambiente em que muitas negociações acontecem. Então, você aprenderá as melhores técnicas para vender mais!
Operação em softwares modernos
Os novos softwares que dão apoio à rotina de vendas são de grande importância para o cotidiano de vendedores. Essas aplicações são, geralmente, automatizadas, o que tira muitas tarefas da responsabilidade de execução do vendedor. Então, essas pessoas podem dedicar atenção apenas à parte estratégica do trabalho que realizam.
Entre esses softwares, o sistema CRM é um dos mais importantes para a rotina de vendas. Neles, além de gerar mais oportunidades, vendedores conseguem manter contato constante com leads, prospects e clientes. Junto do CRM, outros softwares, como o ERP, formam um conjunto de soluções que garante resultados comerciais de destaque.
Transição para novos setores
Há muitos setores de vendas e cada um desses tem suas próprias particularidades. Por exemplo, se hoje você vende calçados, sabe como funciona esse segmento. É um mercado varejista em que seu cliente é mais comum. Agora, isso pode mudar se você, por exemplo, vende softwares em um mercado de negociações B2B.
Nada impede que pessoas vendedoras migrem de uma área para outra, afinal, sempre vai se tratar de vendas. O problema é que essas adaptações podem pesar se não há um preparo adequado para a transição. Portanto, os cursos podem ser de grande ajuda para qualificar vendedores antes que se aventurem em novos segmentos comerciais.
Visão analítica
O avanço da era digital trouxe muitos impactos e benefícios também nas vendas. Uma das mudanças mais importantes foi o uso de dados para monitorar resultados. Absolutamente tudo pode ser registrado por meio de dados, como:
- vendas realizadas;
- atendimentos de um cliente;
- produtos que recebem mais pedidos de orçamento;
- ligações e contatos realizados com clientes;
- leads conquistados em determinado período;
- interações de pessoas com pontos de contato do funil de vendas.
Com esses dados, vendedores conseguem entender melhor o comportamento de consumidores e, a partir disso, preparar ofertas mais qualificadas. Isso também muda a abordagem e a tendência é que, com os dados, seja possível gerar mais vendas e também fidelizar o cliente.
Portanto, cursos sobre análise e gestão de dados têm se tornado fundamentais para vendedores que querem potencializar ainda mais suas vendas.
Dica de leitura: Como manter o foco do vendedor
Como manter os conhecimentos atualizados?
Os cursos de vendas são sempre uma ótima opção para se manter atualizado sobre o mercado, tendências e técnicas de negociações. No entanto, há outras boas opções que podem se encaixar melhor no bolso e na rotina de diferentes pessoas.
Se você quer se manter atualizado, além dos cursos, aposte também em:
- videoaulas;
- workshops;
- palestras;
- webinars;
- treinamentos;
- congressos do setor de vendas;
- networking com profissionais da área;
- blog posts e conteúdos sobre vendas;
- materiais gratuitos na internet.
Não tenha dúvidas: mesmo que você já seja um profissional experiente, fazer curso de vendas vai trazer atualização para sua carreira, o que vai resultar em ótimos frutos. Por isso, nunca deixe de buscar conhecimentos. Assim, você sempre será líder em resultados!
Além de se manter sempre atualizado, um bom vendedor precisa ter algumas outras qualidades.
Confira principais qualidades do vendedor e como são importantes!