Cultura Organizacional e Vendas
Assim como qualquer pessoa toda empresa tem o seu jeito de ser, crenças e valores profundamente arraigados e normas que não estão escritas em nenhum lugar, mas que todos sabem que existem. Cultura organizacional é isso. Esse jeito de ser, essa personalidade que foi sendo construída no decorrer do tempo.
A cultura organizacional influencia no modelo de gestão, no estilo da liderança, no grau de comprometimento da equipe. É ela quem cria a base para o bom ambiente da empresa, como também o seu contrário.
A cultura da empresa o tempo todo transforma as pessoas, molda nossa personalidade e nos torna legítimos representantes do lugar em que trabalhamos.
Mas, e você meu caro vendedor? O que você pode fazer para melhorar o seu desempenho usando a cultura organizacional da sua empresa como parâmetro?
Veja como usar a cultura para melhorar a sua performance. Confira no post:
- Decifre a cultura da sua empresa
- Adapte-se a cultura organizacional
- Apresente a cultura da empresa a seus clientes
- Aprenda sobre a cultura organizacional dos seus clientes
Decifre a cultura da sua empresa
Você já parou para pensar como as coisas realmente funcionam no seu local de trabalho?
Para conhecer melhor a cultura da sua própria empresa preste atenção principalmente no estilo de liderança da alta administração.
Como é a postura, grau de inovação, disposição para mudar?
Podemos ir até mais fundo e ficar atentos ao modo de se vestir das pessoas, as instalações físicas, móveis e equipamentos, tudo isso nos dá uma ideia clara do grau de arrojo, modernidade ou formalidade que imperam na organização.
Leitura interessante: Como ser um líder de vendas
Adapte-se a cultura organizacional
Uma vez conhecida e estabelecida a cultura é hora de você adaptar-se.
Não seja o sujeito do contra. Não gostar de alguma coisa e tentar mudar é normal, mas não gostar de nada e querer mudar tudo não é nada saudável para a sua carreira.
Perceba o quanto suas crenças e valores são compatíveis com os da empresa em que trabalha. Caso o seu jeito de ser literalmente não combine com os da empresa, o melhor a fazer é buscar um novo rumo e não ficar sofrendo com o grau de incompatibilidade existente.
Agora, uma vez adaptado a cultura organizacional da empresa, procure perceber quais são seus pontos fortes e mostre isso ao mercado, deixe o cliente sentir o grau de disposição com que sua empresa quer atendê-lo.
Apresente a cultura da empresa a seus clientes
Suas vendas só tendem a melhorar a partir do momento que seus clientes conhecem e confiam nos produtos e serviços que você vende.
Sempre divulgue as realizações da empresa, as políticas sociais e ecologicamente corretas, certificações de qualidade e prêmios conquistados.
Faça com que seu cliente perceba que ele não compra só um produto ou serviço, que ele faz parte de algo maior, é cliente de uma empresa que realmente age para agregar valor à sociedade.
Aprenda sobre a cultura organizacional dos seus clientes
O seu atendimento e processo de vendas serão muito mais eficazes a partir do momento em que você se dispõe a conhecer melhor a cultura organizacional do seu cliente.
Existem empresas que adoram experimentar algo novo e ainda aquelas que só compram aquilo que já é consagrado no mercado. Na hora da venda procure conhecer o histórico do seu cliente, aceite-o como ele é.
Entenda o seu ritmo. Aumente suas vendas ganhando a confiança do cliente, criando um relacionamento e, preste bem atenção nessa dica, sendo mais do que parceiro, sendo cúmplice no relacionamento com o cliente.
A confiança e a lealdade são as maiores armas de vendas que existem. Qualidade e preço compatível com o mercado não são mais diferenciais, mas sim obrigação de qualquer empresa oferecer esses atributos aos seus clientes.
Estar disposto a conhecer e se adaptar a cultura da sua empresa, desde que não vá contra suas convicções e crenças, só poder fazer bem a sua carreira e as suas vendas.
No final das contas é sempre o jeito de ser, a personalidade de qualquer negócio que determina o seu sucesso ou fracasso.
Não deixe de ler – Como conhecer o cliente