Desmistificando o CRM Simples e Fácil!
Um CRM simples pode atender suas necessidades de forma eficaz, como organizar seus leads, propostas, vendas e os cadastros dos clientes.
Afinal, lidar com uma grande quantidade de informações e tentar administrá-las exige muito tempo e dedicação, e possuir uma ferramenta de CRM que ajude com isso é indispensável nos dias de hoje.
Nesse artigo iremos desmistificar todos os segredos sobre um sistema de CRM simples e tirar suas dúvidas.
Esperamos que ao ler esse texto, você perceba a importância de investir na gestão do relacionamento com o cliente e como adquirir um sistema de CRM pode ajudar o seu negócio a crescer ainda mais. Aproveite a leitura!
O que é um sistema de CRM simples? E o que ele faz?
Primeiramente, vamos entender melhor o que significa o CRM – Customer Relationship Management’’, nada mais é do que a Gestão de Relacionamento com o cliente, algo essencial para se destacar em meio aos concorrentes do mercado em que você está inserido.
O CRM software ajudará você a investir em estratégias e práticas certeiras para o seu negócio, para que ele obtenha resultados ainda melhores e conquiste um maior número de vendas.
A plataforma de CRM permite o gerenciamento de prospects da empresa com maior facilidade e rapidez, visto que, é possível registrar toda e qualquer informação relacionada a sua carteira de clientes, como: histórico de compras, preferências, hábitos, interesses, localização e muitos outros.
Controla propostas emitidas, vendas e todo o fluxo do processo comercial.
Desse modo, você será capaz de entender as necessidades de cada cliente antecipadamente e consequentemente tornar-se mais assertivo durante as negociações e na persuasão do cliente.
Dica de leitura: CRM para Pequenas Empresas
Qual a importância de adquiri-lo?
Mesmo mostrando cada vez mais a sua importância no mercado, alguns gestores ainda desconhecem o CRM e perdem vendas diariamente durante diversos processos comerciais.
É relevante entender que, ao implementar um CRM simples, serão necessárias diversas mudanças na cultura empresarial.
Mas, o software em questão auxiliará nos processos de abordagem, atendimento e satisfação dos leads e clientes. Leia abaixo mais alguns benefícios que ele proporciona.
Conheça os 6 principais benefícios do CRM
Você deve estar se perguntando a respeito dos benefícios que um sistema de CRM simples pode te oferecer, e por esse motivo, listamos abaixo os principais para que você veja e entenda mais sobre essas vantagens que são proporcionadas.
Organização e relatórios automáticos
Não ter o controle dos dados pode comprometer o sucesso da venda, pois prejudica a experiência do consumidor e o andamento do processo comercial como um todo.
A ferramenta CRM permite a organização de todas as informações, além da geração de relatórios automáticos que permitem a análise de desempenho de maneira simples e rápida, tornando possível a identificação de erros e oportunidades futuras.
Centralização de informações
Tenha acesso a todos os dados do seu cliente, anotações, e-mails e outras informações reunidas em um só lugar, e seja capaz de acessá-las de qualquer localização, devido a tecnologia cloud.
Isso fará com que seu time fique cada vez mais entrosado e por dentro dos assuntos relacionados à empresa.
Conheça seu cliente e sua equipe
Conhecer o consumidor é essencial para propor estratégias que alavanquem as vendas e as negociações da sua empresa. Existem informações valiosas por aí, saiba reconhecê-las e utilizá-las a seu favor!
Fidelização de clientes
Você já ouviu falar que fidelizar um cliente pode ser considerado até mais importante do que conquistar um novo, não é? Pois bem, isso é verdade! Um sistema de CRM simples e fácil pode ajudar você criar ofertas personalizadas que estimulem a recompra e que aumentem o ticket médio da sua empresa.
Entenda os desejos e potencialize suas vendas
Com o acesso aos históricos de compra e preferências do consumidor, os vendedores podem fazer sugestões específicas e no período correto, tornando as estratégias e abordagens muito mais assertivas no momento de converter um prospecto.
Melhorar a gestão da carteira de clientes
A gestão da carteira de clientes geralmente é composta por 3 categorias diferentes e possuir um sistema CRM simples, torna possível potencializar as vendas baseando-se nelas. Entenda mais a respeito:
- Prospect: é o cliente que nunca realizou uma compra em sua empresa;
- Clientes inativos: aquele cliente que deixou de comprar;
- Clientes ativos: são os cliente que compram com frequência.
Atingir de maneira correta cada um desses públicos exige estratégias e métodos diferentes, que só são possíveis de colocar em prática devido às informações que um sistema de CRM simples disponibiliza a você.
Confira também: Sistema CRM: 10 motivos simples para utilizar
Existe realmente um CRM simples que não deixe a desejar?
Claro que sim! No mercado existem diversos tipos de CRM’s com muitas peculiaridades, contudo, existe aquele que irá suprir a sua necessidade da melhor maneira, basta você encontrá-lo.
Geralmente as funcionalidades básicas que você deve buscar em um CRM são:
- Gestão básica de equipe de vendas
- Funil de vendas
- Controle de prospecção de clientes
- Relatórios de gestão
Também existem mais alguns itens que são importantes na hora de considerar a sua escolha:
- Gestão de clientes
- Controle de propostas
- Cadastro e gestão de produtos
- Curva ABC de Pareto
- Entre outros.
Leitura complementar: O que a Curva ABC de Pareto?
Bom, poderíamos ficar aqui citando inúmeras funcionalidades, mas você ficaria cansado de ler. Contudo, baseados nos itens que citamos, é impossível não concordar que tudo pode ficar mais fácil na sua empresa quando se tem um sistema como esse, não é?
Mas que tal ver na prática como isso funciona? Confira no próximo tópico!
Descubra o segredo para solucionar o seu problema
A importância da ferramenta de CRM vai além da automatização dos dados, seu objetivo é gerar melhorias nos processos e no desenvolvimento da empresa como um todo.
Agora que já desmistificamos todos os segredos de um CRM simples, que tal dar os primeiros passos nesse processo
Como exemplo, podemos citar o Clientar que é uma plataforma de CRM focada em vendas e relacionamento, com diversas funcionalidades que se destacam em meio aos concorrentes. Confira algumas abaixo:
- Alertas de follow-up feitos diariamente
- Alertas que indicam interações de um prospect com pontos de contato
- Descontos progressivos a partir do 3º usuário
- Fornecimento de formulários para categorizar clientes
- Cards de aviso
- Integração com WhatsApp Web
- Categorização entre prospectos, clientes e clientes inativos
- Relatórios e gráficos de vendas
- Quadro de avisos personalizado
- Vídeos personalizados com cursos de técnicas em vendas
- Muitas outras.
Incrível, né? CRM simples como esse ajuda na gestão de vendas de maneira simples e descomplicada.
Não perca mais tempo e venha transformar suas estratégias de vendas em resultados.
Esperamos que tenham gostado desse material e que tenha ficado claro como o CRM simples funciona.