Um CRM completo tem um custo relativamente elevado, por isso, considerar uma solução de CRM open source pode ser uma boa opção do ponto de vista econômico.
Entenda nos tópicos a seguir em quais casos o crm open source é uma boa escolha e quais os CRMs de código aberto são relativamente interessantes.
- O que é um CRM Open Source?
- Quais as vantagens e desvantagens do CRM open source?
- Tipos de CRM Open Source
O que é um CRM Open Source?
A sigla CRM nada mais é do que Customer Relationship Management, esse software permite aos empreendedores organizar, controlar, quantificar, rastrear, entre outras funções, a sua relação com clientes potenciais e atuais.
Quando falamos de um CRM Open Source, queremos dizer que é um CRM de código aberto, de acordo com a revista Forbes, esse tipo de CRM é uma plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente que disponibiliza publicamente seu código-fonte para uso e manipulação para personalização e integrações.
O melhor software de CRM de código aberto deve ser fácil de usar, oferecer uma solução forte e pronta para uso e oferecer planos acessíveis para hospedagem. Os CRMs de código aberto são, normalmente, usados por equipes com experiência em tecnologia que precisam de uma solução personalizada.
O termo “Open Source” significa que o software atende a certas características, sendo elas:
- O programa de computador não pode ser vendido;
- O código do software é acessível e modificável;
- As aplicações derivadas do CRM de código aberto devem ser permitidas.
Por outro lado, um sistema CRM pago além de permitir o gerenciamento de todas as interações com um prospect ou cliente da empresa, com esse sistema é possível ter acesso a todo histórico de cada consumidor para estudar suas preferências, hábitos e possíveis interesses em produtos e serviços.
Leia mais: CRM para Indústria – o que considerar nessa decisão de escolha
Quais as vantagens e desvantagens do CRM Open Source?
Separamos a seguir três argumentos a favor e três argumentos contra o CRM Open Source para te deixar inteirado das especificações deste serviço.
Argumentos Pró:
- O software como tal é gratuito. Pode ser baixado diretamente do site da comunidade;
- Os desenvolvimentos são rápidos graças à grande comunidade de desenvolvedores;
- As comunidades de usuários são bem engajadas e nos fóruns, normalmente, respondem às dúvidas de outros usuários.
Argumentos Contra:
- Instalação, manutenção e hospedagem são as custas do usuário. O tempo gasto nestas operações é longo e a jornada está repleta de armadilhas técnicas. Este tempo gasto, muitas vezes, custa mais do que uma licença de um CRM proprietário (pago).
- A complexidade (e funcionalidades) do CRM de código aberto, pode ser muito grande e, por vezes, demasiada para as necessidades de uma pequena empresa.
- A interface e facilidade de uso do CRM de código aberto, muitas vezes, fica atrás do software proprietário/pago. No entanto, este é cada vez menos o caso.
Saiba mais: CRM gratuito – vale a pena usar?
Tipos de CRM Open Source
Vamos ver alguns CRM Open Source e suas vantagens.
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EspoCRM: o CRM fácil de usar
EspoCRM, é um CRM que é ideal para as pequenas e médias empresas. A sua interface amigável permite uma fácil navegação entre todas as funções que uma pequena ou média empresa necessita: gestão de contas, agenda, monitoramento e automatização do processo de vendas, envio de mensagens, acompanhamento de atividades, entre outras.
Este software é uma opção para empresas que desejam começar com uma ferramenta simples que requer nenhuma formação especial. Este CRM é relativamente jovem, mas é capaz de beneficiar de um boca-a-boca que é favorável.
Esse CRM Open Source foi criado em 2014, tendo em média 80.000 downloads e utilizando-se de uma tecnologia PHP, MySQL.
Lembrando que o EscopoCRM está disponível em mais de 20 línguas diferentes e atualmente é utilizado por mais de 50.000 empresas em todo o mundo, possui a versão em código aberta (gratuita), e também a versão em nuvem, essa última com um perído de teste grátis.
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SuiteCRM: o open source a nível do Salesforce
O SuiteCRM descreveu-se como um CRM de código aberto número 1 do mundo, e realmente, eles podem até ser (mesmo que o volume de downloads seja menor). O SuiteCRM tem sua origem no SugarCRM (que não existe mais como open source), e sua base foi mantida pela SalesAgility, a desenvolvedora do SugarCRM.
É uma excelente alternativa – gratuita e aberta – ao Salesforce. SuiteCRM já foi baixado mais de 920 mil vezes desde a versão original, são mais de 4 milhões de usuários no mundo e versões em 69 línguas diferentes.
Seu ano de criação foi em 2013, tendo mais de 920 downloads, contando com a tecnologia PHP, MySQL ou PostgresSQL.
Esse sistema CRM tem sido adotado por organizações muito exigentes como o NHS (National Health Service) na Inglaterra, que está interessado em promover o Open Source internamente.
O projeto SuiteCRM recebeu muitos prêmios pela qualidade do seu software. Ele possui a versão em código aberto, gratuita, para ser instalada localmente e a versão em nuvem (paga, mas com um período para testar gratuito).
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VtigerCRM: o mais popular desde 2004
O Vtiger CRM é um software orientado para o B2B, nascido em meados de 2004, a partir de uma base SugarCRM.
O Vtiger não traz nenhuma inovação particular, em comparação com a concorrência, mas faz muito bem o que qualquer CRM deve: gestão de contas e contatos, suporte ao cliente, catálogo de referência de produtos, monitoramento de desempenho de vendas e agenda pessoal.
A quantidade de funcionalidades do Vtiger CRM é similar a do seu concorrente, Salesforce, afinal, ele é destinado principalmente às Pequenas e Médias Empresas (PME).
O Vtiger colhe da sua popularidade e grande comunidade, isso significa que você dificilmente encontrará problemas sem solução ao usar o Vtiger.
Um outro ponto forte são as integrações, fazendo com que você não tenha que abrir mão de certas ferramentas ou processos para adotá-lo.
Dica de leitura: Tipos de CRM – Quais as diferenças?
Depois de entender melhor sobre os tipos de CRM Open Source, é válido salientar que eles são uma boa opção do ponto de vista de custo, se forem fáceis de instalar, configurar e manter.
Isto depende, principalmente, do produto e da sua equipe. O benefício do CRM de código aberto é imediato e sem custo. Pense que você terá acesso a todas as funcionalidades do software (para quantos usuários desejar), sem ter que pagar a mais para isso.
Todavia, os Enterprise Resource Planning ERPs atuais podem atender suas necessidades para se relacionar com seus clientes e agregar muito mais para o seu negócio. Vale olhar o que um ERP pode aportar para a sua empresa.
Lembrando que o ERP é um sistema robusto, que tem por objetivo fazer integração entre informações e processos dos setores da empresa. É comum a empresa ter um software que emite nota fiscal e faz a gestão de estoque, finanças, produção, entre outros departamentos.
Essa ferramenta ajuda a padronizar os processos e a atuação de cada departamento da empresa. Ela reúne informações estratégicas e as organiza de um modo que facilita a análise dos gestores e agiliza a tomada de decisão.
Continue a leitura: CRM e ERP – Qual a diferença?