O que É um Software de CRM Open Source?

O que É um Software de CRM Open Source?

Um CRM completo tem um custo relativamente elevado, por isso, considerar uma solução de CRM open source pode ser uma boa opção do ponto de vista econômico.

Entenda nos tópicos a seguir em quais casos o crm open source é uma boa escolha e quais os CRMs de código aberto são relativamente interessantes.

  • O que é um CRM Open Source?
  • Quais as vantagens e desvantagens do CRM open source?
  • Tipos de CRM Open Source

O que é um CRM Open Source?

A sigla CRM nada mais é do que Customer Relationship Management, esse software permite aos empreendedores organizar, controlar, quantificar, rastrear, entre outras funções, a sua relação com clientes potenciais e atuais.

Quando falamos de um CRM Open Source, queremos dizer que é um CRM de código aberto, de acordo com a revista Forbes, esse tipo de CRM é uma plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente que disponibiliza publicamente seu código-fonte para uso e manipulação para personalização e integrações.

O melhor software de CRM de código aberto deve ser fácil de usar, oferecer uma solução forte e pronta para uso e oferecer planos acessíveis para hospedagem. Os CRMs de código aberto são, normalmente, usados por equipes com experiência em tecnologia que precisam de uma solução personalizada.

O termo “Open Source” significa que o software atende a certas características, sendo elas:

  • O programa de computador não pode ser vendido;
  • O código do software é acessível e modificável;
  • As aplicações derivadas do CRM de código aberto devem ser permitidas.

Por outro lado, um sistema CRM pago além de permitir o gerenciamento de todas as interações com um prospect ou cliente da empresa, com esse sistema é possível ter acesso a todo histórico de cada consumidor para estudar suas preferências, hábitos e possíveis interesses em produtos e serviços.

Leia mais: CRM para Indústria – o que considerar nessa decisão de escolha

Quais as vantagens e desvantagens do CRM Open Source?

Separamos a seguir três argumentos a favor e três argumentos contra o CRM Open Source para te deixar inteirado das especificações deste serviço.

Argumentos Pró:

  • O software como tal é gratuito. Pode ser baixado diretamente do site da comunidade;
  • Os desenvolvimentos são rápidos graças à grande comunidade de desenvolvedores;
  • As comunidades de usuários são bem engajadas e nos fóruns, normalmente, respondem às dúvidas de outros usuários.

Argumentos Contra:

  • Instalação, manutenção e hospedagem são as custas do usuário. O tempo gasto nestas operações é longo e a jornada está repleta de armadilhas técnicas. Este tempo gasto, muitas vezes, custa mais do que uma licença de um CRM proprietário (pago).
  • A complexidade (e funcionalidades) do CRM de código aberto, pode ser muito grande e, por vezes, demasiada para as necessidades de uma pequena empresa.
  • A interface e facilidade de uso do CRM de código aberto, muitas vezes, fica atrás do software proprietário/pago. No entanto, este é cada vez menos o caso.

Saiba mais:  CRM gratuito – vale a pena usar?

Tipos de CRM Open Source

Vamos ver alguns CRM Open Source e suas vantagens.

  • EspoCRM: o CRM fácil de usar

EspoCRM, é um CRM que é ideal para as pequenas e médias empresas. A sua interface amigável permite uma fácil navegação entre todas as funções que uma pequena ou média empresa necessita: gestão de contas, agenda, monitoramento e automatização do processo de vendas, envio de mensagens, acompanhamento de atividades, entre outras.

Este software é uma opção para empresas que desejam começar com uma ferramenta simples que requer nenhuma formação especial. Este CRM é relativamente jovem, mas é capaz de beneficiar de um boca-a-boca que é favorável.

Esse CRM Open Source foi criado em 2014, tendo em média 80.000 downloads e utilizando-se de uma tecnologia PHP, MySQL.

Lembrando que o EscopoCRM está disponível em mais de 20 línguas diferentes e atualmente é utilizado por mais de 50.000 empresas em todo o mundo, possui a versão em código aberta (gratuita), e também a versão em nuvem, essa última com um perído de teste grátis.

  • SuiteCRM: o open source a nível do Salesforce

O SuiteCRM descreveu-se como um CRM de código aberto número 1 do mundo, e realmente, eles podem até ser (mesmo que o volume de downloads seja menor). O SuiteCRM tem sua origem no SugarCRM (que não existe mais como open source), e sua base foi mantida pela SalesAgility, a desenvolvedora do SugarCRM.

É uma excelente alternativa – gratuita e aberta – ao Salesforce. SuiteCRM já foi baixado mais de 920 mil vezes desde a versão original, são mais de 4 milhões de usuários no mundo e versões em 69 línguas diferentes.

Seu ano de criação foi em 2013, tendo mais de 920 downloads, contando com a tecnologia PHP, MySQL ou PostgresSQL.

Esse sistema CRM tem sido adotado por organizações muito exigentes como o NHS (National Health Service) na Inglaterra, que está interessado em promover o Open Source internamente. 

O projeto SuiteCRM recebeu muitos prêmios pela qualidade do seu software. Ele possui a versão em código aberto, gratuita, para ser instalada localmente e a versão em nuvem (paga, mas com um período para testar gratuito).

  • VtigerCRM: o mais popular desde 2004

O Vtiger CRM é um software orientado para o B2B, nascido em meados de 2004, a partir de uma base SugarCRM.

O Vtiger não traz nenhuma inovação particular, em comparação com a concorrência, mas faz muito bem o que qualquer CRM deve: gestão de contas e contatos, suporte ao cliente, catálogo de referência de produtos, monitoramento de desempenho de vendas e agenda pessoal.

A quantidade de funcionalidades do Vtiger CRM é similar a do seu concorrente, Salesforce, afinal, ele é destinado principalmente às Pequenas e Médias Empresas (PME).

O Vtiger colhe da sua popularidade e grande comunidade, isso significa que você dificilmente encontrará problemas sem solução ao usar o Vtiger.

Um outro ponto forte são as integrações, fazendo com que você não tenha que abrir mão de certas ferramentas ou processos para adotá-lo.

Dica de leitura: Tipos de CRM – Quais as diferenças?

Depois de entender melhor sobre os tipos de CRM Open Source, é válido salientar que eles são uma boa opção do ponto de vista de custo, se forem fáceis de instalar, configurar e manter.

Isto depende, principalmente, do produto e da sua equipe. O benefício do CRM de código aberto é imediato e sem custo. Pense que você terá acesso a todas as funcionalidades do software (para quantos usuários desejar), sem ter que pagar a mais para isso.

Todavia, os Enterprise Resource Planning  ERPs atuais podem atender suas necessidades para se relacionar com seus clientes e agregar muito mais para o seu negócio. Vale olhar o que um ERP pode aportar para a sua empresa.

Lembrando que o ERP é um sistema robusto, que tem por objetivo fazer integração entre informações e processos dos setores da empresa. É comum a empresa ter um software que emite nota fiscal e faz a gestão de estoque, finanças, produção, entre outros departamentos.

Essa ferramenta ajuda a padronizar os processos e a atuação de cada departamento da empresa. Ela reúne informações estratégicas e as organiza de um modo que facilita a análise dos  gestores e agiliza a tomada de decisão.

Continue a leitura: CRM e ERP – Qual a diferença?

ebooks biblioteca

Vídeo Bônus – Dicas para Criar a sua Campanha de Vendas

Compartilhe