Sistema de CRM com WhatsApp: Veja as Vantagens

CRM integrado com o whatsapp

Você sabia que também é possível utilizar o sistema de CRM com WhatsApp? Muita gente acha que não, mas saiba que essa funcionalidade existe em alguns softwares e traz muitas vantagens para as empresas.

Já que o WhatsApp também é uma ferramenta de captação e de relacionamento com os clientes, por que não o incluir na lista de automações que o CRM possui?

Por isso, entenda como funciona essa integração e algumas dicas essenciais para você utilizar o aplicativo de modo profissional e sem causar desconforto em seus clientes.

O que você vai aprender neste artigo:

Vamos lá?

Como funciona o CRM com WhatsApp?

O CRM com WhatsApp é feito, basicamente, para cumprir esta missão: alimentar o seu funil de vendas (ou pipeline de vendas).

Assim como o e-mail, por exemplo, o aplicativo do WhatsApp é uma ferramenta que se bem utilizada, também:

  • atrai leads (potenciais clientes);
  • recupera clientes inativos;
  • fecha vendas;
  • oferece suporte e atendimento;
  • faz marketing promocional, etc.

Mas em que parte o software de CRM entra nessa história?

O sistema de CRM funciona como um importante apoio para automatizar e organizar os seus contatos do WhatsApp.

Eis alguns exemplos:

  • O CRM com WhatsApp facilita a captura de leads

Já reparou como atualmente existem muitos sites que já contam com um botão de WhatsApp?

Ao clicar nele, a pessoa vai direto para o aplicativo e pode iniciar a comunicação com a empresa.

Essa é uma vantagem excelente, pois não é mais necessário digitar manualmente o número de telefone, evitando desperdício de tempo e até a desistência do potencial cliente.

E ao iniciar a conversa, o CRM já integrado pode salvar esse contato no sistema, tornando essa dinâmica bem mais prática – imagine ter que fazer tudo manualmente com todos os contatos que chegam via aplicativo e outras ferramentas?

  • O CRM integrado com o WhatsApp facilita o envio de propostas

Quando você já iniciou o contato com o potencial cliente, o CRM com WhatsApp também facilita essa comunicação porque permite que você envie a proposta que já está no sistema diretamente pelo app.

Enviar a proposta comercial diretamente por mensagem pode deixar o processo de negociação mais curto, além de facilitar o relacionamento com uma comunicação mais direta e mais personalizada.

  • O CRM com WhatsApp organiza o cadastro de clientes no sistema

Quando a empresa não tem um bom CRM, algo muito comum de acontecer são informações que ficam desorganizadas e até perdidas em meio a tantas ferramentas de comunicação com o cliente.

Por isso, o CRM integrado com o WhatsApp permite ao vendedor a comunicação e negociação com o cliente pelo app, e em seguida, ele passa esse histórico para o sistema, mantendo a base de informações atualizadas e permitindo relatórios mais consistentes.

Dica de leitura – 7 Perguntas sobre CRM de Vendas

No Clientar CRM Você Faz Disparos de Mensagens para Grupo de Clientes e Registra suas Conversas Automaticamente

Em nosso CRM, em parceria com a Sonax Soluções em Comunicação, você faz a integração de forma simples e pode usar tanto a API Oficial ou a Não Oficial do WhatsApp, ou ambas!

Veja como é simples!

1. Você cria uma mensagem de template (sempre seguindo as recomendações da Meta (empresa dona do WhatsApp)),

2. Você emite um relatório no CRM, como por exemplo, clientes inativos ou outro qualquer,

3. No relatório você tem todas as empresas e seus contatos,

3. Basta clicar em Enviar para o WhatsApp – Canal Sonax,

4. A integração faz o envio da mensagem para todas as pessoas selecionadas. Daí basta acompanhar em tempo real as interações com os clientes que responderem.

5.  Ao finalizar a conversa com o cliente ela fica registrada automaticamente em nosso CRM, você ainda escolhe o assunto da interação e agenda um follow up para dar continuidade ao atendimento.

Simples assim! Que tal agendar uma apresentação?

Dicas para aproveitar ao máximo o CRM com WhatsApp

Mas nada de exageros, senão o feitiço vira contra o feiticeiro.

Algumas dicas para não errar no uso dessa ferramenta.

  • Cuidado para não exagerar na periodicidade de mensagens

Ninguém gosta de ser incomodado toda hora com mensagens de empresas, principalmente aquelas automáticas (que, aliás, devem ser utilizadas em casos específicos).

Então, uma dica importante – e que fará você estar em dia com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) – é pedir o consentimento dos seus leads e clientes para o envio de mensagens por WhatsApp.

Ao exagerar o risco de perder e ter seu número bloqueado é bem grande!

  • Crie o hábito de preencher os dados do contato no CRM

Em uma conversa por WhatsApp, é possível obter informações relevantes para que você consiga oferecer produtos e serviços que atendem a essa pessoa específica.

Então, aproveite o sistema de CRM com o WhatsApp e sempre no final da conversa, atualize as informações no histórico de leads e clientes.

Anote tudo: suas preferências, reclamações, informações profissionais, dados pessoais, compras efetuadas, entre outros pontos.

  • Utilize o e-mail como ferramenta auxiliar de contato com o cliente

Lembre-se que o WhatsApp (ou a sua empresa) pode não salvar todas as conversas com seus clientes – aliás, por isso é importante manter o histórico deles em dia no CRM.

Então, uma maneira de formalizar conversas e contratos é utilizando o e-mail ou outra ferramenta de acordo com a preferência dos clientes.

  • Invista em chatbots no WhatsApp

Aproveite o CRM com o WhatsApp e também programe chatbots para a automatizar ainda mais a comunicação com os clientes.

Já que você tem os dados deles devidamente segmentados e organizados no sistema, programe os chatbots para se comunicarem via WhatsApp de acordo com certas demandas.

Isso vai facilitar muito o atendimento dos vendedores, principalmente quando a carteira de clientes estiver cheia.

E então? O que achou? O próximo passo é encontrar um bom sistema de CRM que já tenha a integração nativa com o WhatsApp.

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