CRM gratuito: vale a pena usar?

crm gratuito

Como diferenciar um software de CRM gratuito ou pago para não limitar a minha estratégia?

Se você está implementando um sistema de CRM na sua empresa ou se ainda pretende conhecer mais sobre o recurso, um dos primeiros passos é a contratação de uma das várias opções disponíveis do mercado.

As versões gratuitas podem parecer mais animadoras em um primeiro momento — afinal, quanto maior a economia, melhor para a empresa.

Porém em longo prazo acabam se tornando um dos principais empecilhos que impedem o projeto de escalar e impactar positivamente um número maior de clientes.

No post de hoje, vamos desvendar as principais dúvidas sobre os sistemas de CRM gratuito e pago.

Vou explicar, de uma vez por todas, os motivos pelos quais é preciso investir em uma estratégia bem estruturada e pensada a longo prazo.

Você terá contato com as seguintes pautas:

  • O que é um CRM e quais são seus principais objetivos?
  • Como escolher a melhor ferramenta?
  • Versão de CRM gratuito ou paga: por qual caminho seguir?

 

O que é um CRM e como ele pode ajudar no meu negócio?

O CRM é uma sigla que vem do inglês, significa Customer Relationship Manager — ou Gestão de Relacionamento com o Cliente — e é um sistema que veio para gerar inúmeras soluções positivas no mercado mundial.

Ele permite que empresas façam uma análise completa sobre o relacionamento com o cliente e seu perfil de compra, a fim de melhorar os processos, otimizar vendas e fidelizar usuários.

Dessa forma, você transforma o seu consumidor em promotor, abrindo as portas para ainda mais possibilidades de negócio e ascensão da marca.

Veja as principais informações que podem ser extraídas das ferramentas especializadas:

  • nome, endereço e telefone do cliente;
  • e-mail e redes sociais;
  • lista de mensagens enviadas para o e-mail ou formulário no site;
  • histórico de ligações por telefone ou visitas pessoais;
  • controle de propostas emitidas, taxa de conversão e de perda;
  • controle da carteira de clientes seja na prospecção ou de clientes ativos e inativo;
  • comportamento de compra (quais produtos foram comprados, ticket médio, entre outros).

Dentre as vantagens de se contratar o software, um dos principais benefícios é a centralização daqueles dados preciosos sobre os seus clientes.

A partir deles, será possível traçar estratégias personalizadas e com maior chance de conversão.

Você poderá enviar a mensagem certa, na hora certa pelos canais certeiros, tudo isso direcionado para o consumidor ideal.

Além disso, existem outras vantagens muito importantes em adotar a estratégia. Listamos as principais a seguir:

  • prever as necessidades de compra a partir do comportamento do usuário nos seus canais;
  • analisar as interações em todos os canais de venda e divulgação da sua marca;
  • fidelizar clientes a partir de ações personalizadas e com alta taxa de aderência;
  • entender dados demográficos, de faixa etária e gênero, o que ajuda muito na criação de personas e públicos-alvo estratégicos.

 

Como escolher o melhor CRM?

Agora que você já esclareceu as principais questões que envolvem um sistema de CRM, sua funcionalidade e benefícios práticos, é hora de entender os pontos que devem ser levados em conta antes de contratar a ferramenta ideal.

Depois de criar um filtro a respeito de quais ferramentas considerar e quais descartar de primeira, você estará em um nível mais avançado para compreender se o sistema gratuito ou o pago fazem sentido na sua realidade atual.

Veja o que é preciso levar em consideração em seu processo de escolha:

  • existência de um canal de atendimento personalizado;
  • custo-benefício da plataforma, ou seja, faça uma análise além do valor financeiro e entenda se os benefícios acompanham o custo;
  • ferramentas de personalização como integração com ERP e ferramentas de marketing digital, indicadores de vendas em tempo real e controle de prospecção e follow up.

 

CRM gratuito ou pago? Confira as vantagens de cada um!

Chegou a hora de entender quais das duas versões é a melhor para a sua realidade.

É importante apontar a questão porque existem diversos perfis de empresas e possibilidades de investimento, então desenvolvemos um comparativo capaz de explicar de maneira simples as vantagens e desvantagens de cada uma.

CRM gratuito

Nem precisamos bater na tecla da principal vantagem de um sistema de CRM grátis, correto?

O fato de ele não ter custos para o setor faz com que, em um primeiro momento, seja a opção mais considerada.

Por que ressaltamos a expressão “em um primeiro momento”? É simples! Versões sem custo, normalmente, permitem que você cadastre um número limitado de dados.

Por isso, quando a estratégia está em estágio inicial de implementação, a opção pode ser interessante — além de testá-la sem custos, você poderá ter um gostinho do que é o CRM e como ele pode ser positivo.

Porém, com o passar do tempo, a estratégia ficará comprometida.

Você e sua equipe já vão ser capazes de perceber todo o poder da plataforma, porém serão levados a trabalhar em menor potencial do que são capazes.

Frustrante, não?

CRM pago

Ao invés de perceber as vantagens do CRM grátis apenas quando a ferramenta te bloqueia de ir além e escalar ainda mais a estratégia, por que não investir em um sistema completo desde o início?

É importante pensar na contratação como um investimento e não um gasto.

Afinal, estratégias de marca focadas na fidelização de clientes têm chances muito maiores de gerarem conversões em tempo otimizado e levarem a sua marca a um nível de destaque.

Tenha certeza que as empresas que estão em maior evidência mundial investem pesado na experiência do cliente.

Hoje em dia, com tanta informação disponível, é um desperdício não analisar os dados a fim de proporcionar uma entrega melhor e mais humanizada para o usuário.

Os melhores sistemas de CRM contam com diferenciais que valem o investimento. Veja quais são os principais:

  • consultores que prestam suporte do início ao fim do projeto, auxiliando a implementação, configuração e treinamento sobre como usar a plataforma e extrair o melhor dela;
  • maior quantidade de usuários cadastrados;
  • maior espaço de dados cadastrados.

Além disso, a personalização da estratégia é muito maior, já que você consegue cadastrar uma quantidade superior de informações que, por sua vez, proporcionam um cruzamento de dados muito mais eficiente.

Com isso, não será preciso interromper a estratégia e recomeçá-la em uma outra plataforma — ou esperar até que a compra seja efetivada — para ter sucesso.

Quando visualizamos as estratégias como parte de um projeto maior, que tem como objetivo a fidelização e transformação do usuário em cliente fiel e satisfeito o suficiente para recomendar os seus serviços adiante, a contratação de um sistema de CRM pago é a melhor opção possível.

Se você gostou deste conteúdo e quer continuar se informando sobre os melhores conteúdos na área de relacionamento com o cliente, continue a leitura no nosso blog.

Aprenda os principais pontos da fidelização do cliente e como você pode transformá-los em promotores do seu produto ou marca!

 

Ana Júlia Ramos é jornalista e redatora de conteúdo parceira da Clientar CRM.

imagem que demonstra como usar o sistema crm

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