CRM gratuito: vale a pena usar?
Como diferenciar um software de CRM gratuito ou pago para não limitar a minha estratégia?
Se você está implementando um sistema de CRM na sua empresa ou se ainda pretende conhecer mais sobre o recurso, um dos primeiros passos é a contratação de uma das várias opções disponíveis do mercado.
As versões gratuitas podem parecer mais animadoras em um primeiro momento — afinal, quanto maior a economia, melhor para a empresa.
Porém em longo prazo acabam se tornando um dos principais empecilhos que impedem o projeto de escalar e impactar positivamente um número maior de clientes.
No post de hoje, vamos desvendar as principais dúvidas sobre os sistemas de CRM gratuito e pago.
Vou explicar, de uma vez por todas, os motivos pelos quais é preciso investir em uma estratégia bem estruturada e pensada a longo prazo.
Você terá contato com as seguintes pautas:
- O que é um CRM e quais são seus principais objetivos?
- Como escolher a melhor ferramenta?
- Versão de CRM gratuito ou paga: por qual caminho seguir?
O que é um CRM e como ele pode ajudar no meu negócio?
O CRM é uma sigla que vem do inglês, significa Customer Relationship Manager — ou Gestão de Relacionamento com o Cliente — e é um sistema que veio para gerar inúmeras soluções positivas no mercado mundial.
Ele permite que empresas façam uma análise completa sobre o relacionamento com o cliente e seu perfil de compra, a fim de melhorar os processos, otimizar vendas e fidelizar usuários.
Dessa forma, você transforma o seu consumidor em promotor, abrindo as portas para ainda mais possibilidades de negócio e ascensão da marca.
Veja as principais informações que podem ser extraídas das ferramentas especializadas:
- nome, endereço e telefone do cliente;
- e-mail e redes sociais;
- lista de mensagens enviadas para o e-mail ou formulário no site;
- histórico de ligações por telefone ou visitas pessoais;
- controle de propostas emitidas, taxa de conversão e de perda;
- controle da carteira de clientes seja na prospecção ou de clientes ativos e inativo;
- comportamento de compra (quais produtos foram comprados, ticket médio, entre outros).
Dentre as vantagens de se contratar o software, um dos principais benefícios é a centralização daqueles dados preciosos sobre os seus clientes.
A partir deles, será possível traçar estratégias personalizadas e com maior chance de conversão.
Você poderá enviar a mensagem certa, na hora certa pelos canais certeiros, tudo isso direcionado para o consumidor ideal.
Além disso, existem outras vantagens muito importantes em adotar a estratégia. Listamos as principais a seguir:
- prever as necessidades de compra a partir do comportamento do usuário nos seus canais;
- analisar as interações em todos os canais de venda e divulgação da sua marca;
- fidelizar clientes a partir de ações personalizadas e com alta taxa de aderência;
- entender dados demográficos, de faixa etária e gênero, o que ajuda muito na criação de personas e públicos-alvo estratégicos.
Como escolher o melhor CRM?
Agora que você já esclareceu as principais questões que envolvem um sistema de CRM, sua funcionalidade e benefícios práticos, é hora de entender os pontos que devem ser levados em conta antes de contratar a ferramenta ideal.
Depois de criar um filtro a respeito de quais ferramentas considerar e quais descartar de primeira, você estará em um nível mais avançado para compreender se o sistema gratuito ou o pago fazem sentido na sua realidade atual.
Veja o que é preciso levar em consideração em seu processo de escolha:
- existência de um canal de atendimento personalizado;
- custo-benefício da plataforma, ou seja, faça uma análise além do valor financeiro e entenda se os benefícios acompanham o custo;
- ferramentas de personalização como integração com ERP e ferramentas de marketing digital, indicadores de vendas em tempo real e controle de prospecção e follow up.
CRM gratuito ou pago? Confira as vantagens de cada um!
Chegou a hora de entender quais das duas versões é a melhor para a sua realidade.
É importante apontar a questão porque existem diversos perfis de empresas e possibilidades de investimento, então desenvolvemos um comparativo capaz de explicar de maneira simples as vantagens e desvantagens de cada uma.
CRM gratuito
Nem precisamos bater na tecla da principal vantagem de um sistema de CRM grátis, correto?
O fato de ele não ter custos para o setor faz com que, em um primeiro momento, seja a opção mais considerada.
Por que ressaltamos a expressão “em um primeiro momento”? É simples! Versões sem custo, normalmente, permitem que você cadastre um número limitado de dados.
Por isso, quando a estratégia está em estágio inicial de implementação, a opção pode ser interessante — além de testá-la sem custos, você poderá ter um gostinho do que é o CRM e como ele pode ser positivo.
Porém, com o passar do tempo, a estratégia ficará comprometida.
Você e sua equipe já vão ser capazes de perceber todo o poder da plataforma, porém serão levados a trabalhar em menor potencial do que são capazes.
Frustrante, não?
CRM pago
Ao invés de perceber as vantagens do CRM grátis apenas quando a ferramenta te bloqueia de ir além e escalar ainda mais a estratégia, por que não investir em um sistema completo desde o início?
É importante pensar na contratação como um investimento e não um gasto.
Afinal, estratégias de marca focadas na fidelização de clientes têm chances muito maiores de gerarem conversões em tempo otimizado e levarem a sua marca a um nível de destaque.
Tenha certeza que as empresas que estão em maior evidência mundial investem pesado na experiência do cliente.
Hoje em dia, com tanta informação disponível, é um desperdício não analisar os dados a fim de proporcionar uma entrega melhor e mais humanizada para o usuário.
Os melhores sistemas de CRM contam com diferenciais que valem o investimento. Veja quais são os principais:
- consultores que prestam suporte do início ao fim do projeto, auxiliando a implementação, configuração e treinamento sobre como usar a plataforma e extrair o melhor dela;
- maior quantidade de usuários cadastrados;
- maior espaço de dados cadastrados.
Além disso, a personalização da estratégia é muito maior, já que você consegue cadastrar uma quantidade superior de informações que, por sua vez, proporcionam um cruzamento de dados muito mais eficiente.
Com isso, não será preciso interromper a estratégia e recomeçá-la em uma outra plataforma — ou esperar até que a compra seja efetivada — para ter sucesso.
Quando visualizamos as estratégias como parte de um projeto maior, que tem como objetivo a fidelização e transformação do usuário em cliente fiel e satisfeito o suficiente para recomendar os seus serviços adiante, a contratação de um sistema de CRM pago é a melhor opção possível.
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Ana Júlia Ramos é jornalista e redatora de conteúdo parceira da Clientar CRM.