Com a informação que o sistema de CRM gera a equipe comercial tem mais condições e fundamentos para aumentar a sua criatividade da equipe de vendas e aprimorar continuamente o desempenho do produto e a qualidade do atendimento.
Outra vantagem: estar sempre à frente da concorrência.
Ideias, erros e acertos.
Quantas vezes você já leu ou ouviu alguém mencionar o fato que o erro faz parte do processo, que é errando que se acerta, ou coisas do gênero?
Bem, talvez milhares. O fato é que falar é fácil, mas fazer…
Note que muitos profissionais têm o que dizer, tem ideias a dar, mas o medo da exposição, de dar uma bola fora é maior e pronto… mais um timing perdido.
Mais uma oportunidade que escorreu por entre os dedos, além disso sem um sistema de CRM fica difícil coletar dados para fazer sugestões realmente viáveis.
Reflita: o que agrega mais a sua empresa?
Um profissional que segue à risca todas as recomendações e totalmente previsível?
Ou outro que tem algo diferente e por isso está mais sujeito ao erro, mas também sujeito a criar algo novo que gere valor?
Leia também – Como contratar uma equipe de vendas de sucesso
O fato é que o erro apesar de necessário e fundamental para o aprendizado pode causar graves prejuízos e danos.
Além disso, ninguém gosta de errar.
O erro causa constrangimento, dá trabalho para arrumar, isso quando dá para arrumar, e se praticado em excesso, acaba prejudicando a carreira.
Pensando nisso, seguem abaixo algumas dicas que aprendi em algumas empresas e outros de depoimentos que recebi de profissionais das mais variadas áreas.
São dicas práticas que podem ajudar a construir de uma forma saudável, e menos arriscada, e a incentivar a cultura da criatividade.
Afinal é preciso extrair o melhor de cada talento e quem sabe assim surgir uma ideia de grande sucesso.
Nesse post vamos discutir:
- Estimule a criatividade e diga adeus a velha caixinha de sugestões
- Realize pequenos cafés da manhã para pedir sugestões
- Monte comitês para analisar a criatividade da equipe de vendas
- Uma vez aprovada ou pré-selecionada a ideia convide todas as pessoas envolvidas no processo para participar da discussão
- Encoraje a equipe e estimule a criatividade
- Remunere e premie os resultados da implantação da ideia
1. Estimule a criatividade e diga adeus a velha caixinha de sugestões
Outro dia estava em uma empresa e a dita cuja estava toda empoeirada.
Perguntei a simpática senhora da limpeza porque a caixinha estava toda suja e ela logo respondeu que “ninguém mexe ali mesmo”.
A caixinha de sugestões faz grande sucesso quando implantada, mas logo cai no esquecimento e são poucas as empresas que a mantêm de forma eficaz.
Retire todas as caixinhas de sugestões de sua empresa, primeiro porque as pessoas não são fãs da escrita.
O outro motivo é que poucos recebem respostas referentes às sugestões ou ideias que lá colocam.
Não deixe de ler: Como acabar com a falta da criatividade da sua equipe de vendas
2. Realize pequenos cafés da manhã para pedir sugestões
O café da manhã é uma excelente forma conseguir o contato olho no olho.
É útil para tirar dúvidas, solicitar sugestões e estabelecer um clima de confiança, transparência e comunicação com a equipe de vendas.
Além disso é a hora certa para estimular a criatividade da equipe e analisar o relacionamento com o cliente.
Dica de leitura – Como organizar uma sessão de brainstorming
3. Monte comitês para analisar a criatividade da equipe de vendas
Se alguém deu uma sugestão, no mínimo ele merece uma resposta se ela é viável ou não, se pode ou não ser implantada.
Nada é mais desestimulante do que não receber um parecer, um sim ou não, de ser esquecido em um canto qualquer.
Crie critérios de seleção, defina claramente o objetivo do programa para minimizar ideias absurdas e pedidos desconexos, mas mesmo assim eles virão.
Faz parte do processo para incentivar a mente criativa de sua equipe comercial.
4. Uma vez aprovada ou pré-selecionada a ideia convide todas as pessoas envolvidas no processo para participar da discussão
Deixe a equipe tentar implantar a ideia.
Para isso é preciso tempo e dinheiro.
Uma dica audaciosa: defina uma verba e um período do dia para que cada um possa de forma exclusiva trabalhar no novo projeto.
Sugiro que seja exigido um cronograma das atividades e mensuração dos resultados.
A equipe deve entender que o projeto existe para dar resultados e, se não der certo, o relatório ajudará todos a saberem o porquê.
5. Encoraje a equipe e estimule a criatividade
Como em todo projeto o seu também terá momentos de desânimo, apatia e desilusão.
Por vezes algo dará errado, aí sim, está o pulo do gato e incentive o pessoal a errar mais uma vez.
Não é loucura!
É uma forma sutil de cobrar.
Já vimos que ninguém gosta de errar e é neste momento que todos vão de novo tentar acertar.
Ninguém erra porque quer.
O líder deve saber como encorajar a sua equipe de vendas.
6. Remunere e premie os resultados da implantação da ideia
Quando tudo estiver pronto e de preferência funcionando que tal premiar a equipe que conduziu o projeto?
Que tal uma participação financeira nos resultados positivos ou algum outro tipo de reconhecimento formal e de valor.
Evite somente os “tapinhas nas costas” ou canetas padronizadas.
Você pode até pensar que as pessoas já são pagas para isso.
E realmente são.
Porém se percebo que com a ideia os resultados melhoraram por que não premiar?
Não precisa ser necessariamente com dinheiro, existem inúmeras possibilidades, e assim fazer com que todos tenham uma motivação a mais para pensar em como criar uma empresa diferente, mais justa com a participação efetiva de todos.
Treine os vendedores a analisar os dados do CRM e a como transformar a informação em uma ação criativa.
O fato é que sua empresa terá mais chances de sucesso se estimular a criatividade.
Isso significa ser tolerante ao erro, acreditar no acerto e entender com naturalidade que ambos fazem parte do processo criativo.
Assista ao vídeo – Como remunerar, comissionar e premiar sua equipe de vendas