O copywriting nada mais é do que a utilização da escrita persuasiva como maneira de convencer o público a realizar determinado ato, por meio de slogans, sites, posts, infográficos, e-books e outros tipos de produção.
É através dessa estratégia que você pode aumentar o engajamento dos seus consumidores e o volume das vendas da sua empresa. Mas o mais importante do que apenas vender, é conseguir transmitir as informações que seu público deseja e agregar valor na comunicação, não é?
Nesse artigo iremos falar mais sobre o assunto e tratar dos seguintes tópicos: O que é e como funciona?
- Quais técnicas podem ser utilizadas?
- 10 dicas do que NÃO fazer:
- Redação publicitária e copywriting: entenda a diferença
- O que faz um copywriter?
- Como otimizar suas páginas com copywriting?
- Dicas de sucesso
O que é e como funciona?
O copywriting ou copy de vendas, como também é conhecido, é muito utilizado para estratégias de marketing digital e de vendas para convencer os leitores a praticar determinada ação, tanto em canais digitais como offline.
A técnica utiliza-se de uma escrita persuasiva, ou seja, são conteúdos com foco direto em conversões, textos que possuem o objetivo principal de gerar vendas para determinado negócio.
A estratégia pode ser utilizada em diversos momentos. Confira alguns abaixo:
- Aumentar o engajamento nas redes sociais;
- Levar os clientes a conhecerem um novo produto;
- Incentivar o download de materiais ricos (e-books, infográficos, webinars, artigos e outros);
- Convencer o indivíduo a realizar uma compra;
- Muitos outros.
Um bom copy leva em consideração os gatilhos mentais, falaremos sobre eles no próximo tópico. Continue lendo para entender mais sobre eles e descobrir as maneiras de aplicá-los.
Leitura complementar: O que são Gatilhos Mentais
Quais técnicas podem ser utilizadas?
A maioria das técnicas utilizadas no copywriting estão ligadas aos gatilhos mentais, que são mecanismos cerebrais com objetivo de tornar mais rápido o processo de decisão nos indivíduos.
Conheça os 5 principais gatilhos mentais que são aplicados:
- Reciprocidade: É baseado na característica de responder uma ação positiva com outra da mesma maneira, ou seja, entregar algo de valor para receber algo em troca. Exemplo: Oferecer um teste grátis para o cliente.
- Prova social: É quando alguém leva em consideração o comportamento da maioria das pessoas para decidir algo. Exemplo: Apresentar cases de sucesso e depoimentos de clientes.
- Afinidade e/ou afeição: Usado para criar conexões com os clientes por meio de situações compatíveis com as que elas vivem. Exemplo: Utilizar o storytelling.
- Autoridade: Aqui estamos falando de textos que utilizam referências, pois o ser humano tende a confiar em pessoas que ele julga ser superior. Exemplo: A opinião de especialistas e conteúdo de referência.
- Escassez: Utilizado para estimular a sensação de perda, desse modo, fazemos com que o cérebro reaja de maneira emocional para evitar essa situação. Exemplos: Destacar os prazos de término (Só até amanhã; últimas peças e outros).
Mas lembre-se que o CTA é o elemento que vai colocar em prática a conversão dos clientes. Então use a abuse dessa estratégia durante a produção dos seus textos!
Dica de leitura: Call to Action: o que é?
10 dicas do que NÃO fazer:
É muito importante entender o que não fazer ao aplicar a estratégia de copywriting, separamos alguns pontos para que você não cometa nenhum erro ao escrever suas demandas. Leia atentamente cada um deles:
- Produzir textos pobres e ruins;
- Criar textos sem coerência e com erros gramaticais;
- Não ter credibilidade;
- Não escolher a quantidade correta de informações;
- Abusar de gírias e jargões;
- Não construir uma relação de confiança com o público;
- Falar somente das características do produto ou serviço;
- Esquecer os benefícios (ou exagerar a respeito deles);
- Não revisar o material;
- Escrever de maneira muito técnica.
Redação publicitária e copywriting: entenda a diferença
Muitas pessoas acabam confundindo os dois termos, porém, mesmo que elas sejam utilizadas de maneira complementar, existe uma diferença entre as duas estratégias. Confira:
- Redação publicitária: pode ser considerado um conteúdo informativo descritivo, que explica ou apresenta determinado produto e é utilizado como um instrumento voltado para vendas diretas.
- Copywriting: é o texto que possui a intenção de induzir quem está lendo a realizar uma ação que você deseja. Nesse tipo de texto existe sempre a presença de um elemento chamado CTA, o famoso call to action.
O que faz um copywriter?
A origem da palavra “copywriter” é uma junção de copy (escrita autoral) + writer (escritor). É o profissional que produz textos altamente persuasivos e com conteúdos focados em conversão, utilizando gatilhos que despertem o interesse no leitor, com objetivo de gerar conversões e vendas.
Esse profissional pode criar diversos tipos de texto, como:
- Anúncios;
- Peças publicitárias;
- Roteiros para vídeos;
- Artigos;
- E-mails;
- Roteiros de telemarketing;
- Outros.
Dica bônus: Tenha controle total das suas vendas com um software CRM.
Como otimizar suas páginas com Copywriting?
Nesse tópico iremos mostrar 5 dicas de copywriting para ajudar na otimização das páginas, deixá-las mais atrativas para os buscadores e consequentemente melhorar o rankeamento. Leia abaixo:
- CTA: é uma das principais ferramentas do copywriting, ele é extremamente importante e deve ser pensado de modo estratégica, desse modo, o visitante ficará mais tempo interagindo com os conteúdos da sua página.
- Experiência do usuário (UX): garante a experiência do usuário de maneira positiva, atendendo todas as suas necessidades durante a visita a página.
- Palavra-chave: por meio da análise das palavras-chave os buscadores podem compreender o assunto que está sendo tratado em determinado post. Indicamos que a palavra-chave apareça no mínimo 3 vezes na introdução, intertítulos e na conclusão.
- Escaneabilidade: é a estratégia que torna possível o escaneamento de determinado post e proporciona uma leitura dinâmica do texto.
- Link building: deixe seus conteúdos mais ricos e completos com guests posts, links internos e links externos para manter o leitor mais tempo na página.
Dicas de sucesso
Existem diversas boas práticas de copywriting para produzir textos dignos de conquistar altos números de vendas e nós separamos algumas para vocês nesse último tópico, para que você encerre a leitura com todas as informações necessárias para ir rumo ao sucesso. Confira as dicas:
- Para início de conversa, é essencial que você estimule a sua criatividade com frequência, pesquise temas relevantes sobre o assunto e crie um calendário editorial para ajudar na organização das publicações.
- E quando falamos sobre traçar boas estratégias para determinado público, isso só é possível se você possui conhecimento sobre ele, não é mesmo? Portanto, saiba como se comunicar com ele, traçe personas, descubra qual etapa da jornada de compra os usuários estão e outros itens que achar pertinente.
- Ah, não esqueça de oferecer algo de valor para as pessoas, desse modo você será capaz de intensificar o relacionamento com a sua audiência.
- Saiba também, que de nada adianta querer vender determinado serviço se você não puder provar a qualidade que ele possui, reforce sua autoridade para o público e conquiste números ainda melhores.
- Além de assumir os erros, pois desse modo, você criará uma conexão com o seu público. Portanto, seja claro, objetivo, transparente e sincero em seus textos para conquistar a confiança das pessoas.
- E não se esqueça de oferecer produtos e serviços limitados para criar um senso de urgência no público e induzir ao ato da compra.
Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, que tal começar a praticar e aplicar todas as dicas que trouxemos neste artigo? Até o próximo texto e boa sorte!