Copywriting: o que é?

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O copywriting nada mais é do que a utilização da escrita persuasiva como maneira de convencer o público a realizar determinado ato, por meio de slogans, sites, posts, infográficos, e-books e outros tipos de produção.

É através dessa estratégia que você pode aumentar o engajamento dos seus consumidores e o volume das vendas da sua empresa. Mas o mais importante do que apenas vender, é conseguir transmitir as informações que seu público deseja e agregar valor na comunicação, não é?

Nesse artigo iremos falar mais sobre o assunto e tratar dos seguintes tópicos: O que é e como funciona?

  • Quais técnicas podem ser utilizadas?
  • 10 dicas do que NÃO fazer:
  • Redação publicitária e copywriting: entenda a diferença
  • O que faz um copywriter?
  • Como otimizar suas páginas com copywriting?
  • Dicas de sucesso

O que é e como funciona?

O copywriting ou copy de vendas, como também é conhecido, é muito utilizado para estratégias de marketing digital e de vendas para convencer os leitores a praticar determinada ação, tanto em canais digitais como offline.

A técnica utiliza-se de uma escrita persuasiva, ou seja, são conteúdos com foco direto em conversões, textos que possuem o objetivo principal de gerar vendas para determinado negócio.

A estratégia pode ser utilizada em diversos momentos. Confira alguns abaixo:

  • Aumentar o engajamento nas redes sociais;
  • Levar os clientes a conhecerem um novo produto;
  • Incentivar o download de materiais ricos (e-books, infográficos, webinars, artigos e outros);
  • Convencer o indivíduo a realizar uma compra;
  • Muitos outros.

Um bom copy leva em consideração os gatilhos mentais, falaremos sobre eles no próximo tópico. Continue lendo para entender mais sobre eles e descobrir as maneiras de aplicá-los.

Leitura complementar: O que são Gatilhos Mentais

Quais técnicas podem ser utilizadas?

A maioria das técnicas utilizadas no copywriting estão ligadas aos gatilhos mentais, que são mecanismos cerebrais com objetivo de tornar mais rápido o processo de decisão nos indivíduos.

Conheça os 5 principais gatilhos mentais que são aplicados:

  1. Reciprocidade: É baseado na característica de responder uma ação positiva com outra da mesma maneira, ou seja, entregar algo de valor para receber algo em troca. Exemplo: Oferecer um teste grátis para o cliente.
  1. Prova social: É quando alguém leva em consideração o comportamento da maioria das pessoas para decidir algo. Exemplo: Apresentar cases de sucesso e depoimentos de clientes.
  2. Afinidade e/ou afeição: Usado para criar conexões com os clientes por meio de situações compatíveis com as que elas vivem. Exemplo: Utilizar o storytelling.
  3. Autoridade: Aqui estamos falando de textos que utilizam referências, pois o ser humano tende a confiar em pessoas que ele julga ser superior. Exemplo: A opinião de especialistas e conteúdo de referência.
  4. Escassez: Utilizado para estimular a sensação de perda, desse modo, fazemos com que o cérebro reaja de maneira emocional para evitar essa situação. Exemplos: Destacar os prazos de término (Só até amanhã; últimas peças e outros).

Mas lembre-se que o CTA é o elemento que vai colocar em prática a conversão dos clientes. Então use a abuse dessa estratégia durante a produção dos seus textos!

Dica de leitura: Call to Action: o que é?

10 dicas do que NÃO fazer: 

É muito importante entender o que não fazer ao aplicar a estratégia de copywriting, separamos alguns pontos para que você não cometa nenhum erro ao escrever suas demandas. Leia atentamente cada um deles:

  1. Produzir textos pobres e ruins;
  2. Criar textos sem coerência e com erros gramaticais;
  3. Não ter credibilidade;
  4. Não escolher a quantidade correta de informações;
  5. Abusar de gírias e jargões;
  6. Não construir uma relação de confiança com o público;
  7. Falar somente das características do produto ou serviço;
  8. Esquecer os benefícios (ou exagerar a respeito deles);
  9. Não revisar o material;
  10. Escrever de maneira muito técnica.

Redação publicitária e copywriting: entenda a diferença 

Muitas pessoas acabam confundindo os dois termos, porém, mesmo que elas sejam utilizadas de maneira complementar, existe uma diferença entre as duas estratégias. Confira:

  • Redação publicitária: pode ser considerado um conteúdo informativo descritivo, que explica ou apresenta determinado produto e é utilizado como um instrumento voltado para vendas diretas.
  • Copywriting: é o texto que possui a intenção de induzir quem está lendo a realizar uma ação que você deseja. Nesse tipo de texto existe sempre a presença de um elemento chamado CTA, o famoso call to action.

O que faz um copywriter

A origem da palavra “copywriter” é uma junção de copy (escrita autoral) + writer (escritor). É o profissional que produz textos altamente persuasivos e com conteúdos focados em conversão, utilizando gatilhos que despertem o interesse no leitor, com objetivo de gerar conversões e vendas.

Esse profissional pode criar diversos tipos de texto, como:

  • Anúncios;
  • Peças publicitárias;
  • Roteiros para vídeos;
  • Artigos;
  • E-mails;
  • Roteiros de telemarketing;
  • Outros.

Dica bônus: Tenha controle total das suas vendas com um software CRM.

Como otimizar suas páginas com Copywriting?

Nesse tópico iremos mostrar 5 dicas de copywriting para ajudar na otimização das páginas, deixá-las mais atrativas para os buscadores e consequentemente melhorar o rankeamento. Leia abaixo:

  1. CTA: é uma das principais ferramentas do copywriting, ele é extremamente importante e deve ser pensado de modo estratégica, desse modo, o visitante ficará mais tempo interagindo com os conteúdos da sua página.
  1. Experiência do usuário (UX): garante a experiência do usuário de maneira positiva, atendendo todas as suas necessidades durante a visita a página.
  1. Palavra-chave: por meio da análise das palavras-chave os buscadores podem compreender o assunto que está sendo tratado em determinado post. Indicamos que a palavra-chave apareça no mínimo 3 vezes na introdução, intertítulos e na conclusão.
  1. Escaneabilidade: é a estratégia que torna possível o escaneamento de determinado post e proporciona uma leitura dinâmica do texto.
  1. Link building: deixe seus conteúdos mais ricos e completos com guests posts, links internos e links externos para manter o leitor mais tempo na página.

Dicas de sucesso 

Existem diversas boas práticas de copywriting para produzir textos dignos de conquistar altos números de vendas e nós separamos algumas para vocês nesse último tópico, para que você encerre a leitura com todas as informações necessárias para ir rumo ao sucesso. Confira as dicas:

  • Para início de conversa, é essencial que você estimule a sua criatividade com frequência, pesquise temas relevantes sobre o assunto e crie um calendário editorial para ajudar na organização das publicações.
  • E quando falamos sobre traçar boas estratégias para determinado público, isso só é possível se você possui conhecimento sobre ele, não é mesmo? Portanto, saiba como se comunicar com ele, traçe personas, descubra qual etapa da jornada de compra os usuários estão e outros itens que achar pertinente.
  • Ah, não esqueça de oferecer algo de valor para as pessoas, desse modo você será capaz de intensificar o relacionamento com a sua audiência.
  • Saiba também, que de nada adianta querer vender determinado serviço se você não puder provar a qualidade que ele possui, reforce sua autoridade para o público e conquiste números ainda melhores.
  • Além de assumir os erros, pois desse modo, você criará uma conexão com o seu público. Portanto, seja claro, objetivo, transparente e sincero em seus textos para conquistar a confiança das pessoas.
  • E não se esqueça de oferecer produtos e serviços limitados para criar um senso de urgência no público e induzir ao ato da compra.

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, que tal começar a praticar e aplicar todas as dicas que trouxemos neste artigo? Até o próximo texto e boa sorte!

Bônus – Vídeo – Dicas de copywriting

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