Controle Emocional em Vendas
Controle emocional – e em vendas. Isso parece ser uma meta quase inalcançável nos tempos de hoje, não é mesmo?
Afinal, temos vivido momentos de tensão. Pandemia, economia abalada, incerteza. E é justamente nesta hora que parece que a vida está testando o nosso controle emocional.
Na verdade, ela sempre esteve nos testando. A todo momento, precisamos desenvolver essa habilidade, pois as vantagens são imensas.
Mas e na área de vendas? Vender nem sempre é fácil, pois além do nosso próprio controle emocional, também lidamos com as emoções dos clientes.
Por isso, hoje vamos te ajudar nisso.
Neste artigo, vamos conferir de modo objetivo:
- O que é controle emocional?
- Como ter controle emocional ao trabalhar em vendas?
Respire fundo… E vamos lá!
O que é controle emocional?
Primeiramente, vamos dizer o que não é controle emocional. Não se trata de anular emoções, de abafar o que você está sentindo. Mas sim, de controlar.
Controle emocional é uma habilidade – e como toda habilidade, pode (e deve) ser desenvolvida.
Quando você tem controle emocional, significa que consegue controlar as próprias emoções em ocasiões positivas ou negativas mais intensas. Trata-se de saber se expressar de maneira adequada em qualquer situação, sem agir por impulso.
E isso é muito importante em vendas, não é mesmo? Os vendedores lidam diariamente com diferentes tipos de clientes. São diferentes personalidades, temperamentos, motivações de compra, etc.
Equilibrar o seu emocional em situações complicadas durante uma negociação ou um atendimento comum é fundamental para gerar confiança em seus clientes.
Mais do que isso: em vendas, o controle emocional diz respeito a você utilizar as suas emoções e pensamentos para que o seu cliente consiga tomar uma decisão de forma mais eficiente e menos estressante.
Mas como fazer isso no “front de batalha”? Vamos às dicas!
Como ter controle emocional ao trabalhar em vendas?
Todas as dicas a seguir precisam passar pelo teste da persistência. Elas serão desenvolvidas ao longo do tempo e quanto mais você praticar, melhores resultados alcançará.
1. Autoconhecimento
Sabe aquele bom exame de consciência? Ele é importante para desenvolvermos o nosso controle emocional em vendas.
O autoconhecimento nada mais é do que entender como reagimos a determinadas situações, quais são os nossos gatilhos emocionais que nos desestabilizam.
O objetivo é ter plena consciência do nosso próprio comportamento, nosso temperamento, personalidades, virtudes e defeitos.
Somente assim conseguiremos avançar ao próprio passo.
2. Autocontrole
Como você reagiria se, depois de argumentar sobre todos os benefícios do seu produto, o cliente simplesmente fizesse um ar de desdém e começasse a discordar de você?
Lembre-se que o autocontrole não diz respeito a apenas o que você expressa em palavras. Os seus gestos, o seu olhar também dizem muito sobre o que você realmente está sentindo.
Por isso é tão importante você desenvolver o seu autoconhecimento para que, assim, saiba como desenvolver o seu autocontrole na hora das vendas.
Como assim? Simples: você já sabe que tende a se irritar quando um cliente é arrogante com você. Você já sabe disso – e prevendo essa reação, você passará a comandar o seu cérebro e reagir de forma diferente. É questão de treino.
O autoconhecimento gera o autocontrole justamente porque você não fica mais refém quando algo inesperado acontece.
3. Empatia
Vendedores precisam desenvolver a empatia com relação a seus clientes. Isso está diretamente relacionado com saber lidar com as emoções dos outros também.
O que está por trás daquele nervosismo do cliente?
Ele pode estar frustrado com o seu produto ou serviço.
Pode estar com dificuldades de pagar ou pode estar com algum problema pessoal.
Nesses momentos, exerça a empatia. Coloque-se no lugar dessa pessoa, coloque-se à disposição dela para ajudá-la a resolver a demanda com sua empresa. Transmita segurança ao seu cliente. Ofereça a solução mais adequada a ele.
Leia também: 5 dicas para lidar com a reclamação do cliente.
4. Conheça os seus clientes e saiba o que esperar de cada um
Com o tempo, você vai desenvolvendo o seu controle emocional quando começa a atender mais os mesmos clientes. Aliás, você consegue até mesmo identificar alguns perfis:
- Aquele cliente que “se faz de chorão”, mas é esperto e quer ter o máximo de desconto.
- Aquele cliente que está sempre desconfiado de você e do seu produto.
- O cliente que está sempre indeciso e você precisa ter paciência para ajudá-lo a tomar a decisão.
- Aquele cliente que sempre está com a razão e pede inúmeros reajustes no produto ou serviço – nesse caso (e em todos os demais), é fundamental ter um contrato bem claro.
Vá traçando os perfis dos seus clientes e desenvolvendo ações para reverter as situações complicadas. Isso também vai ajudar muito em seu controle emocional e segurança na hora de vender.
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5. Motivação própria
Por fim, encontre maneiras de permanecer motivado durante o seu trabalho com vendas.
A motivação em vendas não é aquela vontade imensa de vender quando você acorda todos os dias. Se você ficar esperando a vontade de sair para vender, vai ter dias que ela simplesmente não chegará.
Mas, responda: por que você vende? O que te motiva a levantar- se levantar da cama todos os dias, mesmo sem vontade? Por quem você está fazendo isso? Comece por aí e, durante uma situação de descontrole emocional, lembre-se dessa motivação maior.
Gostou das dicas? No próximo post, vamos falar de outro assunto que também diz respeito a esse tema: como trabalhar o seu marketing pessoal.