Administrar o próprio negócio pode ser uma tarefa complexa, ainda mais em meio a um mercado tão competitivo, e por muitas vezes acabamos olhando o nosso concorrente como um adversário, mas você já pensou que ele pode ser seu aliado?
Neste artigo trabalharemos algumas dicas para lidar com a sua concorrência da melhor maneira, confira os tópicos que serão abordados:
- Por quais motivos a concorrência é importante?
- O que é a análise da concorrência?
- Passo a passo para analisar seu concorrente:
- Conheça ferramentas efetivas para realizar uma análise do concorrente
- Utilize os dados ao seu favor!
Por quais motivos a concorrência é importante?
É de extrema importância que você possua grandes concorrências dentro da sua área de atuação, isso significa que existem demandas no mercado e isso irá estimular os empreendedores a inovarem cada vez mais.
A concorrência eleva o padrão das empresas e faz com que os gestores saiam da zona de conforto, além de estimular a busca por diferenciais, vantagens e melhorias no atendimento ao cliente, a comparação é indispensável!
Analisar os concorrentes diretos e indiretos é a oportunidade ideal para conquistar bons resultados.
- Concorrentes diretos: empresas que possuem produtos ou serviços similares ao que você oferece.
- Concorrentes indiretos: empresas que não possuem produtos iguais ao seu, mas que adotam processos que você admira, ou seja, uma ‘’solução’’ que o público-alvo necessite.
O que é a análise da concorrência?
A análise da concorrência exige muito empenho e estudo, mas ela oferece a posição exata de determinada empresa no mercado perante os concorrentes, identificando oportunidades e pontos de melhoria que podem ser ajustados a partir de mudanças nas estratégias.
Nada mais é do que uma análise detalhada do público-alvo, planejamento financeiro, fornecedores, estoque e muitos outros pontos para identificar pontos que impactam seu negócio e de melhoria.
Ela não deve ser realizada apenas uma vez, muito pelo contrário, deve ser realizada com frequência para manter a base de informações atualizada, isso irá ajudar o gestor a aprender consigo mesmo e com os outros.
Garantindo assim, informações importantes para o negócio e possibilitando a tomada de decisões, criação de estratégias e implementações que serão capazes de aumentar o número de vendas e do faturamento. Ah, vale lembrar que um software CRM pode auxiliar você a ter um controle total de vendas.
Dica de leitura: Indicadores de Vendas: para que servem?
Quer aprender a analisar a sua concorrência? Continue lendo o artigo e confira no próximo tópico.
Passo a passo para analisar seu concorrente
Nesse ponto iremos mostrar o passo a passo para que você analise o seu concorrente da melhor maneira e sem dores de cabeça. Vamos lá?
Identifique quem eles são
É de extrema importância identificar todas as informações sobre o seu concorrente, busque informações na internet, com fornecedores e clientes para conseguir dados mais precisos e confiáveis.
Faça uma análise abrangente que englobe os produtos e empresas similares que são oferecidos e podem ser substituídos, levante os preços que são praticados por outras empresas do setor.
Esses dados podem mudar de acordo com diversas variáveis, desde o tamanho até a matéria prima, por exemplo. A partir disso, você poderá identificar problemas durante a negociação, produção e até na comercialização.
Não esqueça de conferir se os concorrentes investem em marketing digital, anúncios pagos, os níveis orgânicos das campanhas e dados que sejam relevantes para que você utilize de base para criar as suas estratégias de marketing e diferenciar sua empresa no mercado.
É fundamental que você conheça as estratégias que chamam atenção e atraem o seu público-alvo, portanto, estude as promoções, campanhas e novidades que estão rodeando o nicho.
Isso fará com que você identifique seus principais erros e acertos, desse modo, é possível realizar mudanças para atrair cada vez mais um número maior de clientes.
Não esqueça do seu time
Seu time é uma fonte valiosa de conhecimento e informação, eles podem fazer com que o seu negócio deslanche e se diferencie dos concorrentes. Incentive a troca de ideias e experiências, discuta sobre problemas e também sobre cases de sucesso.
Você se surpreenderá com o tanto de informações valiosas que esse exercício pode trazer. Confira algumas dicas para colocar esse exercício em prática:
- Priorize um momento para o compartilhamento de aprendizado em todos os setores;
- Implante premiações e recompensas atrativas para os colaboradores, desse modo, eles estarão sempre motivados;
- Invista em treinamentos, eventos e especializações para ampliar a visão do seu time;
- Ofereça feedbacks positivos e reconheça o trabalho dos colaboradores;
- Adquira um sistema CRM para automatizar os processos da sua empresa
Não deixe de ler – O que é o CRM de Vendas?
A internet é sua aliada
Não tente imitar seu concorrente nas redes sociais, isso pode ser um tiro no pé e fazer com que todos os esforços sejam em vão. Os consumidores buscam muitas informações nas redes para conhecer melhor sobre o produto e empresa em que estão interessados.
Essa ferramenta pode ajudar com a proximidade com o público, além das pesquisas de satisfação, que trataremos nos tópicos abaixo.
Aprenda com os erros
Os fracassos também são uma ótima maneira de aprender e nos tornar ainda melhores, portanto, observe e aprenda com os erros.
Faça um benchmarking de seus concorrentes e analise os pontos de melhoria para desenvolver e aplicar em seu negócio.
Conheça ferramentas efetivas para realizar uma análise do concorrente
Realizar essas análises não é uma tarefa fácil, mas existem algumas ferramentas que ajudam e facilitam esse processo. Confira algumas que selecionamos para você:
Análise SWOT
A análise SWOT foi criada por Albert Humphrey, nos Estados Unidos, por volta de 1960. É a partir dela que um gestor consegue identificar elementos para o estudo e para o planejamento estratégico de uma empresa.
Atualmente esse método é muito utilizado na área da administração, pois é capaz de realizar diagnósticos completos – de maneira facilitada -, reduzindo riscos importantes durante a criação de novos produtos, mercados e estratégias de marketing.
Leitura complementar – O que é SWOT?
SemRush
Essa ferramenta serve para quem busca focar nas ações que o concorrente realiza. Por meio das palavras-chave, é possível mensurar as menções da marca e identificar os termos que mais geram tráfego em outros sites.
Ela permite o cálculo do Custo por Clique (CPC) que auxilia durante os investimentos em Google Ads, além de analisar o comportamento da concorrência nas estratégias digitais.
Google Trends
O Google Trends permite o acompanhamento do número de buscas por determinada palavra-chave e oferece uma pesquisa mais detalhada com filtros de localidade e tipos de busca.
O que facilita a identificação do que o seu concorrente vende na internet com detalhes de preço, diferenciais e outros quesitos.
Social Mention
A ferramenta realiza um mapeamento da concorrência de maneira prática e em tempo real, basta pesquisar o termo desejado no campo de busca e ter acesso a todas as menções em redes sociais.
Ideal para identificar a popularidade de produtos, lançamentos e diferenciais da concorrência, além de descobrir os pontos que são valorizados pelo consumidor na hora de comprar determinado produto.
Utilize os dados do concorrente ao seu favor!
Utiliza a concorrência a seu favor e pare de ter medo de competir. Torne os concorrentes, seus aliados para aumentar ainda mais a produtividade da sua empresa, melhorar a gestão e deixar o relacionamento com o cliente ainda mais eficaz.
Leitura complementar: Como definir estratégias de CRM para aumentar as suas vendas