Como ficar à frente da concorrência
O sistema de CRM é uma importante ferramenta para colocar a sua empresa sempre um passo à frente da concorrência.
É sempre bom lembrar que a concorrência está longe de ser algo ruim.
Muito pelo contrário, são nossos concorrentes que nos tiram da zona de conforto, provocam inovação e vontade de vencer.
A estratégia em relação a concorrência é sempre desejar superar, copiar ou até mesmo admirar e se perguntar: Como eles fazem isso?
Assim sua empresa tem sempre motivos para buscar o algo mais, motivos e inspiração para encantar o seu cliente.
Nesse post vamos discutir como o software de CRM pode ajudar a sua empresa a estar sempre um passo à frente dos seus concorrentes.
Vamos analisar:
- Mundo globalizado ou mentalidade globalizada
- Profissional talentoso ou uma equipe talentosa
- Investir no cliente ou desenvolver o cliente
- Encantar a equipe que cuida do cliente
É incrível como e quanto o discurso mudou nos últimos anos, seja ele no campo econômico, político, social ou empresarial.
Novos termos e idéias abundam como água torrencial em dias de chuva, nos levam a reflexões e paixões pelos mais variados temas.
Termos como CRM – Customer Relationship Management – aparecem em nosso dicionário corporativo como algo imprescindível para qualquer gestor de vendas.
Mas note que falar é fácil, mas fazer…
Criar prática de inovação na área de vendas também é determinante para vencer a concorrência.
Assista ao treinamento que preparei para você com o tema: Inovação em vendas.
Agora vamos ponderar sobre discursos que já mudaram, mas que a prática ainda continua sem dar aquele passinho, tão necessário, para estar sempre à frente da concorrência com o uso do CRM.
Mundo globalizado ou uma mentalidade globalizada?
A conversa sobre globalização há muito foi supera.
O que interessa hoje é ter uma mentalidade globalizada.
- quantos profissionais de vendas você conhece que planejam ter uma carreira internacional?
- quantas empresas realmente têm feito um esforço adicional para exportar seus produtos e abrir novos mercados?
- quantas empresas fazem uso de um software de CRM como uma ferramenta de gestão e meritocracia da sua equipe comercial?
A verdade é que ter um produto de qualidade internacional dá trabalho e poucos estão dispostos a encarar tal desafio.
Por mais que governo e políticas atrapalhem, o discurso de globalização só vai ter um efeito positivo em sua empresa se você tiver mentalidade globalizada.
É preciso estar aberto para um mundo novo cheio de possibilidades, instabilidades e riscos para ficar à frete da concorrência.
Profissional talentoso ou uma equipe talentosa
A verdade é que ninguém faz nada sozinho e o sonho de encontrar um Super Homem ou Mulher Maravilha que resolva todos os seus problemas pode não passar disto: um sonho.
A cultura do “salvador da pátria” não é mais condizente com o nível de competitividade que temos de enfrentar.
Hoje, o segredo é ter uma equipe talentosa, assim como uma orquestra afinada que ao ritmo de vários instrumentos executam lindas composições.
O CRM cria um método de trabalho onde toda a equipe segue um norte.
Com um método bem definido a avaliação do desempenho fica facilitada e o feedback passa a ser feito baseado em dados e fato. É o fim do achismo!
Anote aí: não existe e nunca vai existir uma pessoa perfeita, mas pode vir a existir uma equipe perfeita para uma determinada situação e o sistema de CRM pode ajudar a criar uma equipe vencedora.
A sua equipe de vendas é seu maior diferencial para vencer os concorrentes.
Leia também – 6 dicas para o vendedor lançar a informação no CRM
Investir e desenvolver o cliente para superar a concorrência
Não pense somente na comissão que o cliente pode lhe dar.
Vejo empresas que matam “as galinhas dos ovos de ouro” com uma extrema facilidade.
Em minha concepção o cliente é seu maior patrimônio, afinal nossa empresa existe para oferecer algo a alguém.
O CRM é o responsável pela gestão da carteira de clientes e o seu uso não deve ser uma questão de gosto pessoal.
Como a concorrência é feroz e rápida em copiar inovações creio que o diferencial está em saber desenvolver o seu cliente, criar um mercado forte e crítico.
O cliente tem de sentir que sua empresa é seu cúmplice.
- seu produto ou serviço deve agregar valor ao seu cliente, senão será muito fácil ser substituído por outro.
- sua empresa realmente contribui para o crescimento de seu cliente? Ele tem essa percepção?
- a relação é ganha-ganha ou ganha-perde?
Antes de olhar para o bolso, olhe para o coração de seu cliente, entenda as razões que o levam a comprar e continuar comprando de você.
Encante a equipe que cuida do cliente
Aqui outro erro fatal. Empresas que fazem de tudo para encantar seus clientes e nada fazem para encantar quem cuida deles.
Toda empresa tem clientes internos que normalmente são esquecidos nesta relação.
A qualidade do produto que sua empresa vende é diretamente proporcional a qualidade do atendimento que seu cliente recebe.
Antes de tentar encantar o cliente, encante a equipe que cuida dele.
Não estou só falando da equipe de vendas, essa é importantíssima.
Mas e quanto à equipe de apoio, o pessoal da produção, o staff do escritório?
Empresa moderna é aquela onde todos têm o foco no cliente.
Leia o artigo – A venda começa com o cliente interno
Agora é apertar o passo e, de forma ágil e cooperativa, corrigir a rota rumo a uma nova mentalidade, que deve ser traduzida por novas ações e pelo uso correto e sistemático do software de CRM da sua empresa para vencer a concorrência.
E assim, quem sabe, estar muitos passos à frente de seu concorrente e bem perto de uma nova realidade organizacional, que pode gerar muita prosperidade.
Artigo complementar – Artigo: Guia Completo – Software de CRM ou Software de Vendas?