Comportamento Organizacional: como isso reflete na empresa?

comportamento organizacional

Você sabia que o comportamento organizacional que sua empresa adota pode mudar completamente a produtividade de seus funcionários, a maneira como eles se relacionam e a quantidade de vendas que você faz no mês?

No atual cenário dos negócios, o comportamento organizacional passou a ser uma temática bastante discutida entre empresários e gestores.

Quer saber mais sobre comportamento organizacional?

Então confira os tópicos que separamos para você:

  • Comportamento organizacional: o que é?
  • Quais são os tipos de comportamento organizacional existentes?
  • O que devo levar em conta ao analisar o comportamento organizacional?
  • Comportamento organizacional: como ele reflete na minha empresa?
  • CRM: o sistema que pode melhorar o comportamento organizacional da sua empresa!

Comportamento organizacional: o que é?

É possível definir o comportamento organizacional como um conjunto de atitudes passíveis à avaliação, de um indivíduo dentro e fora de uma instituição. Ou seja, ele se refere à maneira que as pessoas se comportam dentro de seu ambiente de trabalho.

A forma como os colaboradores e líderes de diferentes níveis hierárquicos se comportam no ambiente de trabalho é de extrema importância para o pleno funcionamento e sucesso de uma organização.

Estar atento às atitudes de caráter individual e coletivo é um fator crucial quando queremos garantir a todos os colaboradores uma experiência positiva, e por isso, esse fator acaba por refletir na produtividade no trabalho, no engajamento, na motivação, na redução de conflitos internos e na imagem da empresa.

O comportamento organizacional também pode ser definido como o estudo de três fatores determinantes do comportamento das organizações, sendo eles: o indivíduo, o grupo e a estrutura.

Analisando cada fator observamos que:

  • O indivíduo: é como as características individuais afetam o comportamento e o desempenho do colaborador em questão.
  • O grupo: refere-se às características das equipes, das etapas de comunicação e das tomadas de decisões.
  • A estrutura: diz respeito à relação entre os indivíduos e o sistema organizacional, sua cultura, hierarquia, e como isso afeta as pessoas e os resultados estabelecidos pela empresa.

Uma análise minuciosa desses fatores tem como objetivo encontrar soluções que estabeleçam um clima organizacional harmônico, capaz de garantir o engajamento e a motivação dos colaboradores.

Leitura complementar: O que é clima organizacional?

Quais são os tipos existentes? 

Perceba que toda organização pública ou privada possui sua própria cultura e ela por sua vez é formada por um conjunto de atitudes, crenças, objetivos, valores, visões, missões e comportamentos organizacionais.

Assim, após definirmos o que é comportamento organizacional, podemos começar a falar mais sobre os principais tipos de comportamento organizacional:

  • Focado na ética: observa-se que esse tipo de comportamento organizacional o foco principal está em desenvolver as funções baseando-se em normas de conduta e regras já estabelecidas pela empresa. A preocupação está em seguir fielmente os valores criados pela organização.
  • Focado na responsabilidade: esse comportamento tem como foco a responsabilidade. Ou seja, atenta-se na garantia do pleno cumprimento de todas as obrigações e serviços exigidos.
  • Focado no controle gerencial dos processos: trata-se do acompanhamento das atividades e monitoramento do desempenho individual e coletivo.
  • Focado na competitividade: é comum no cenário corporativo presenciar empresas que incentivam a competição entre seus colaboradores. Elas têm como objetivo estimular seus funcionários a darem o melhor de si. Entretanto, é necessário ter muito cuidado ao adotar esse tipo de comportamento, visto que ele pode contribuir para a criação de um ambiente tóxico e prejudicial para a produtividade e saúde mental dos empregados.
  • Focado na autocracia: o comportamento organizacional autocrático pode ser observado, principalmente, nos casos em que os líderes não abrem espaço para que os colaboradores possam expressar suas opiniões, contribuindo com sugestões para melhorar o trabalho.
  • Focado na perseguição: se sua empresa possui esse tipo de comportamento organizacional, saiba que ele deve ser ABOLIDO imediatamente! Não é nenhum pouco benéfico quando a liderança persegue seus subordinados.

Esse comportamento pode causar sérios problemas na justiça e ainda comprometer o desempenho dos colaboradores.

Leia mais: Motivação ou entusiasmo? 

O que devo levar em conta ao analisar organizacional?

Sabemos que para perceber que mudanças aconteceram, é primordial que se estabeleçam parâmetros que nos tornem capazes de realizar boas análises.

Por isso, separamos uma lista de percepções que devemos levar em conta ao analisar o comportamento organizacional de sua empresa:

  • Iniciativa pessoal, proatividade, criatividade e inovação;
  • Níveis de comprometimento e responsabilidade do colaborador;
  • Visão sistêmica;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Respeito ao código de ética;
  • Pesquisa de clima;
  • Testes que avaliem o psicológico do colaborador;
  • Respeito ao código de ética e conduta da empresa
  • Capacidade de lidar com mudanças e cenários adversos;
  • Envolvimento ativo dos colaboradores com os projetos realizados;
  • Índice de rotatividade e suas causas;
  • Indicadores de desempenho individual e das equipes, que seja apontem níveis de atendimento aos prazos, entrega de tarefas, participação e engajamento;
  • Entre outros.

Leia também: Como definir indicadores de desempenho

Comportamento organizacional: como ele reflete na minha empresa?

Nota-se que a análise do comportamento organizacional é uma atividade fundamental e indispensável dentro das empresas, a qual pode ajudar nos negócios e melhora o ambiente de trabalho.

Aplicando essa estratégia ao gerenciamento de recursos humanos, a empresa em questão se torna capaz de melhorar seu clima organizacional.

E ainda deixar seus colaboradores mais engajados e produtivos, isso tudo devido a criação de melhores condições de trabalho, que tem como objetivo motivar seus funcionários e transformar seus comportamentos.

Dessa forma, é por meio da análise do comportamento organizacional que os empresários e os colaboradores já notam mudanças relacionadas às metas do negócio e também a produtividade dos funcionários.

Assim, essas mudanças podem ser notadas nas seguintes áreas:

  • Comunicação interna: ela fica mais fluída entre os membros;
  • Relacionamento com o grupo: ele pode ser gerenciado mais facilmente;
  • Visão do capital humano: o qual se torna mais abrangente;
  • Gestão de pessoas: acaba por se tornar mais direcionada;
  • Inteligência emocional: a qual passa a ser respeitada de forma individual e coletivamente.

Leitura complementar: Controle emocional em vendas

E aí, gostou de saber um pouquinho mais sobre comportamento organizacional e suas ramificações?

Viu como faz toda diferença criar um ambiente saudável e seguro para os seus colaboradores?

Dica de leitura: Cultura Organizacional e Vendas

Você sabia que existe um sistema que pode te ajudar na gestão das pessoas que trabalham com você e na gestão de suas vendas?

É verdade! Vem conferir de perto o sistema de software que mudou a perspectiva de muitos empresários, além de ter melhorado exponencialmente o comportamento organizacional das organizações!

Ferramenta de CRM: o sistema que pode melhorar o comportamento organizacional da sua empresa!

O sistema CRM é primordial para as empresas que querem saber exatamente com quem estão lidando, tendo em vista que as operações realizadas e o seu negócio estejam expandindo.

A ferramenta CRM, é capaz de aumentar a competitividade da sua empresa, profissionalizar a sua equipe comercial, além de gerenciar todas as interações com um prospect ou cliente da empresa.

É válido ressaltar que com essa ferramenta, torna-se possível ter acesso a todo histórico dos seus consumidores com a finalidade de estudar seus interesses, hábitos de consumo e prever suas necessidades e interesses em produtos e serviços.

Assim, tendo todas essas funções em suas mãos, seus funcionários poderão trabalhar de uma forma mais focada, otimizando seu tempo trabalhando e trazendo melhores resultados para a empresa.

Quer saber mais sobre o sistema CRM?

Então não deixe de ler: Plataforma CRM: o que é e para que serve?

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