O que motiva o comportamento do cliente?
Sabemos que ao realizar uma compra o consumidor leva em consideração diversas influências, mas você sabia que há vários motivos que interferem no comportamento do cliente no momento das compras?
O ramo das vendas está cada vez mais competitivo, e com isso, é preciso entender as necessidades e os interesses do seu público consumidor, é a partir dessas informações que abrimos uma análise do que motiva o consumidor a aceitar ou recusar determinada mercadoria.
Confira os tópicos desse artigo:
- Comportamento do cliente: o que é?
- Dicas de como entender o comportamento do cliente
- O que motiva o comportamento do cliente?
- Como encantar o cliente com o sistema de CRM
Comportamento do cliente: o que é?
Comportamento do cliente, nada mais é do que o estudo que tem por finalidade entender os fatores que influenciam no processo de compra das pessoas. Em outras palavras, é o que leva a pessoa a estabelecer um relacionamento com uma marca adquirindo os produtos ou serviços oferecidos. E também continuar comprando dessa empresa.
Muitas empresas acabam não identificando logo de início quem é o seu público-alvo consumidor, comprometendo o desempenho de suas vendas, já que o consumidor é o motivo principal para se ofertar os produtos e serviços no mercado.
É válido ressaltar também que ao conhecer o comportamento do seu cliente, é possível antecipar tendências, atrair e cativar os consumidores, planejar novas campanhas publicitárias, além de poder tomar medidas com maior embasamento para gerenciar as ações de marketing digital.
Leia também: As estratégias de marketing digital
Dicas de como entender o comportamento do cliente
Perceba que o processo de decidir o que irá ser comprado começa bem antes do cliente ter contato direto com a empresa escolhida. Por exemplo, quando um cliente deseja comprar um tênis. O primeiro passo é a observação do estado atual do calçado, ele vê que aquele tênis já está gasto e não atende mais ao seu gosto.
A partir desse ponto começa-se a busca por informações, a respeito de novos modelos e tendências. Nesse momento, ele avalia preços e sugestões, seja por meio da internet, visita a lojas físicas ou por recomendações de amigos. Dessa forma, é escolhido aquele modelo que se adapta melhor às suas necessidades do momento.
Posteriormente, o consumidor entra em contato com um vendedor ou através de um e-commerce para finalizar sua compra. Lembre-se, toda essa dinâmica envolve atividades mentais, físicas e sociais. O cliente precisou avaliar uma marca entre as diversas opções, visitar a loja e solicitar informações ao vendedor.
Entenda que o propósito da área de marketing e vendas é satisfazer as necessidades e anseios dos clientes, por isso, torna-se de vital importância compreender esse comportamento de compra. A partir do momento que os profissionais compreendem isso, eles se tornam capazes de definir as seguintes métricas:
- Divisão de mercado
- Públicos-alvo
- Posicionamento de mercado
- Características dos produtos comercializados
- Preços dos produtos e serviços
- Formas de comunicação com seus consumidores
Desta forma, esses profissionais serão capazes de propor e implementar estratégias de marketing mais eficientes, as quais vão abater os custos na aquisição e retenção de clientes, tendo como resultados futuros melhorias no atendimento ao cliente, aumentando também a satisfação do consumidor e gerando um diferencial competitivo.
Dica de leitura: O que é custo por aquisição de cliente?
O que motiva o comportamento do cliente?
Em primeiro lugar é preciso ter em mente que há uma série de fatores que motivam o consumidor na hora da compra, confira nossa lista!
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Papel social
Esse fator refere-se aos grupos que o consumidor está inserido, é preciso conhecer o meio social que ele frequenta, sua profissão, a família da qual faz parte e suas amizades.
Esse fator é um motivador na hora da compra, pois considera o “mundo” que a pessoa vive e em muitos casos, o consumidor, de acordo com a sua vivência, considera importante que as marcas se posicionem a favor ou contra de causas, possuindo um papel socialmente ativo.
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Papel pessoal
é importante ressaltar que não é uma regra um determinado grupo social e cultural ter os mesmos comportamentos de consumo, visto que são fatores que variam de pessoa para pessoa, dependendo, acima de tudo, do seu papel pessoal.
Aspectos como idade, cultura e necessidades, quando relacionados ao mesmo tempo, transformam-se em características específicas e únicas.
Assim, o papel social motiva na hora da compra, pois é uma característica particular que pode estar relacionada com ocupação, condição financeira, idade, estilo de vida e personalidade.
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Papel cultural
Esse fator está relacionado aos aspectos gerais da realidade social do cliente, como por exemplo: crenças, valores, costumes, classe social e nacionalidade.
Dessa forma, nota-se que esse fator é um motivacional na hora da compra pois, as pessoas, de forma generalizada, escolhem as empresas com as quais mais se sentem identificadas.
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Fatores psicológicos
Fatores psicológicos também são capazes de interferir no processo de compra. Sendo eles: motivação, percepção de realidade, aprendizagem, crenças e atitudes.
A percepção é estruturada de acordo com a forma (seletiva) como a mente humana vê o mundo ao seu redor e as informações que ela obtém.
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Opinião de outros consumidores
Na atualidade saber se um produto está de acordo com o que foi prometido se tornou muito fácil, afinal, há diversas plataformas de avaliação e as redes sociais, que contam sobre a experiência de cada consumidor com o produto ofertado.
A opinião dos outros consumidores impacta diretamente na compra de um cliente, pois é de acordo com o que foi falado sobre o produto que ele decidirá que quer passar ou não pela mesma experiência.
Confira também: Como utilizar as redes sociais a favor da sua empresa
E aí? Gostou do nosso artigo explicando sobre o comportamento do cliente? Tem interesse em aprender novas estratégias de vendas e encantar os seus clientes?
Vem acompanhar de perto um pouco mais sobre o sistema CRM, software capaz de atender a todas essas demandas que podem te interessar!
Como encantar o cliente com o sistema de CRM
A gente sabe que manter um cliente fiel a marca é a grande missão a ser superada pelas empresas, né?
Encantar o cliente é a primeira etapa a ser comprida pelo empreendedor que tem como finalidade crescer e tornar sua marca sustentável.
Lembre-se sempre que para encantar o consumidor é necessário sempre fazer algo diferente e você ganhará destaque fazendo algo inusitado com aquilo que todo mundo sabe fazer, mas é claro, com a ajuda de uma boa ferramenta de gestão!
Por sorte, essa ferramenta de gestão tem nome: sistema CRM! Com o uso do sistema de CRM a gestão do seu negócio será mais eficiente, já que ele é capaz de mostrar dados e fatos sobre o relacionamento com o cliente.
Quer saber mais sobre como encantar seus clientes?
Confira esse artigo superinteressante escrito por nós: Como encantar o cliente com o sistema de CRM.
Leitura complementar – CRM de Vendas: para que serve?