Como controlar os contatos no CRM
O sistema de CRM tem entre as suas funções o cadastro e o controlar os contatos dos seus clientes.
Deixar as informações em dia sempre atualizadas e saber quem é quem na empresa é o que garante o sucesso das suas vendas.
Outro ponto interessante e que vale lembrar é a rotatividade das pessoas nas empresas.
Um determinado contato de um cliente hoje pode trabalhar no concorrente amanhã.
Assim, com o software de CRM, seu networking será mais eficaz e a gestão da lista de contatos bem organizada.
Nesse post vamos ver o que deve conter na sua lista e como controlar os contatos.
- Nome completo
- Cargo
- Telefone comercial
- WhatsApp – Telefone celular
- Skype
- Aniversário
- Observações
Vendas é relacionamento e para isso é preciso controlar os contatos no CRM
É isso o que garante um CRM em especial as vendas business to business.
Saber quem é quem na empresa, suas relações de poder e conhecer o máximo de pessoas relacionadas ao seu produto ou serviço será um dos grandes diferencias do seu sucesso e são informações fáceis de acessar no sistema de CRM.
O que deve conter na sua lista de contatos
Construir essa base de dados leva tempo.
Porém, uma vez pronta o vendedor pode fazer ações de e-mail marketing, enviar conteúdos relacionados a solução dos seus produtos e aprimorar o networking com os contatos dos seus clientes.
Leia também: Networking – construa sua rede de relacionamentos
No software de CRM você deve manter em dia as seguintes informações:
Nome completo
Nada de colocar só o primeiro nome.
Coloque o nome completo e até mesmo o apelido da pessoa.
Não adianta colocar, por exemplo, só Pedro, amanhã outra pessoa da sua empresa precisa entrar em contato e a telefonista pergunta: Qual dos Pedros?
Você sabe quem é, mas outros da sua empresa podem não ter o mesmo conhecimento.
Cargo
Outra informação que deve estar sempre atualizada.
As pessoas mudam de cargo e no seu CRM isso deve estar atualizado.
O cargo demonstra as relações de poder na empresa, quem tem autoridade para decidir e dá dicas de como funciona a estrutura organizacional do seu cliente.
Telefone comercial
Apesar de óbvia lembre de registrar no CRM o ramal direto do seu contato.
Quanto mais fácil encontrá-lo mais fácil de vender.
WhatsApp – Telefone celular
Aqui uma observação relacionada a etiqueta corporativa.
Caso seu contato coloque o celular no cartão de visitas significa que ele aceita contatos pelo celular.
Caso essa informação não esteja no cartão, você pode pedir o celular do contato, mas lembre-se de perguntar se pode ligar para este número e em quais ocasiões e horários.
Registre essa informação no sistema de CRM para evitar constrangimentos e invadir a privacidade do seu cliente.
Outro detalhe: o famoso WhatsApp no CRM.
Não coloque o seu contato em nenhum tipo de grupo sem o seu consentimento!
Caso ache interessante criar um grupo ligue explique os motivos, pergunte se tem interesse em participar e cuidado com o excesso de mensagens.
Mensagens fora do contexto então, nem pensar.
Leia também – Como usar o WhatsApp como ferramenta de vendas
No CRM existe a possibilidade de filtrar os e-mails da sua base de dados para enviar ofertas ou mensagens com conteúdo.
Muito cuidado ao registrar o endereço eletrônico, uma letrinha errada e pronto… o cliente não recebe sua mensagem.
O e-mail é uma excelente ferramenta de vendas e relacionamento.
Ninguém vive sem, portanto, manter atualizados os e-mails é tarefa básica de qualquer profissional de vendas.
Skype
Outro aplicativo fantástico.
Ajuda a economizar com ligações telefônicas e tem outras possibilidades como compartilhar a tela com o cliente, envio de mensagens online e ligações em grupo, entre outras.
É muito bom para treinar clientes, vendedores de outras regiões e ainda por cima funciona até mesmo no seu smartphone.
No seu sistema de CRM essa informação não pode faltar!
Aniversário
É um dos poucos dias do ano que você pode entrar em contato com o seu cliente simplesmente para cumprimentá-lo, sem aquela coisa chata de sempre querer vender.
Dia do nascimento é sempre um dia especial e quem não gosta de ser lembrado?
Uma dica importante: sugiro que você tenha um mínimo de relacionamento para ligar e cumprimentar o cliente em seu aniversário.
Sugiro não cumprimentar caso não tenha um pouco de intimidade, senão fica, ao meu ver, algo falso e que declara o seu interesse comercial.
Observações
No sistema de CRM anote alguns comentários sobre a pessoa.
Eu costumo registrar o grau de parentesco com o proprietário (se é esposa, marido, filho, filha, sobrinha, sobrinha, genro, nora, enfim algo relevante) e também coloco informações como hobbies, time de futebol que torce e dias da semana ou do mês que prefere a visita.
É um campo para o seu uso pessoal e aprimorar ainda mais o seu relacionamento.
Manter em dia o controle e a gestão dos contatos do seu cliente no software de CRM garante sempre uma comunicação mais eficaz.
Essa informação deve ser compartilhada com todos o que tem acesso aquele cliente e assim somar esforços para controlar os contatos no CRM e maximizar as suas vendas.
Artigo complementar – Artigo: Guia Completo – Software de CRM ou Software de Vendas?