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Competitividade das pequenas empresas

Fonte: banco de imagens free

Todo santo dia no cardápio corporativo o assunto é o mesmo: como aumentar a competitividade das pequenas empresas?

A buscar por melhor preço, maior qualidade, logística integrada faz com que o desempenho do negócio aumente.

Veja como o software de CRM ajuda na busca frenética por maior competitividade nas pequenas empresas para garantir a sua sobrevivência.

Nesse post você verá:

Desafios do pequeno empresário

Pequeno empresário e empreendedor no Brasil acorda, come e dorme pensando em como aumentar a competitividade das pequenas empresas.

Não por hobby, mas sim por uma questão de competição no mercado.

O certo é que não basta mais ser competitivo somente pelo método usual, ou seja, pelo tripé preço, qualidade/tecnologia e serviços.

Esses três itens não perderam sua importância e relevância e a competitividade usual é extremamente importante.

Leia também: Os desafios do pequeno empresário

A nova competitividade

O que gera crescimento sustentável e a longevidade da sua empresa está ligado ao que chamo de nova competitividade.

Um novo padrão de excelência, crenças, postura e principalmente comportamentos em vendas, onde as lideranças devem ser o maior exemplo.

Vejamos alguns pontos da nova competitividade aliada ao CRM e como isso ajuda na sua organização.

Com o sistema de CRM o empresário faz a gestão do capital intelectual

O tema é atual, a teoria esplêndida, mas a prática deixa muito a desejar.

Como gerir o capital intelectual de uma empresa onde muitas delas ainda não conseguem nem sequer manter os dados atualizados de seus clientes?

Clique aqui e saiba: O que é capital intelectual?

Lembro que o capital intelectual também inclui fornecedores, parceiros, clientes e comunidade.

Quantos profissionais com curso superior ainda estão em funções rotineiras?

Ou quantos estudam a vida inteira uma nova língua e nunca a praticam?

O maior desafio é organizar o capital intelectual da equipe de vendas, criar novos fatos e deixar a criatividade fluir.

Dê mais espaço para novos projetos e talentos valorizando quem os sugeriu e negociando a sua implantação.

O software de CRM faz a gestão da execução da estratégia e mostra com exatidão quais conhecimento devemos buscar para aprimorar nossa equipe comercial.

Leita também – 10 motivos para contratar um CRM

Gestão do equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Sim, gestão!

Enquanto as empresas ficarem somente no discurso de que é preciso maior qualidade de vida, os resultados continuarão os mesmos: pessoas estressadas, esgotadas, alta rotatividade e altos custos com planos de saúde.

É tudo o que ninguém quer!

A nova competitividade está baseada no talento humano, no conhecimento, na inovação e criatividade, mas tenho a impressão que a maioria das empresas prefere matar a galinha dos ovos de ouro – a saúde de seus profissionais e seus relacionamentos amorosos e familiares.

Ferramentas de gestão em vendas, como o ERP e o CRM, diminuem o estresse da equipe, organizam a comunicação e harmonizam o fluxo de informações em vendas.

Investir na cidadania

Só seremos um país de primeiro mundo quando tivermos um povo de primeiro mundo.

O governo não faz, ou faz muito pouco e mau feito, então não tem jeito.

Esse papel será cumprido pelas empresas.

Não me parece justo, mas não vejo outra solução mais efetiva, pelo menos a curto prazo.

Interagir com a comunidade, contribuir para o desenvolvimento de bons valores, ética e educação é sempre um investimento de longo prazo, mas com retorno garantido.

Afinal são as pessoas que formamos hoje que serão nossos consumidores e diferencial competitivo no futuro.

Proporcionar acesso a atividades culturais e esportivas formam um maior senso crítico e são a base de qualquer país de primeiro mundo.

A nova competitividade está baseada nos pontos acima, e sei que é um caminho longo, árduo, mas cheio de desafios e recompensas.

Em vendas implantar um software de CRM trará uma nova postura ao vendedor e, com certeza, aumentará a competitividade das pequenas empresas.

Mais proativo, menos reativa e acima de tudo mais colaborativa em tempos de competição tão acirrada.

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