O termo Cold Mail lembra o que chamamos de Cold Call, que tem basicamente a mesma finalidade, porém por telefone.
O Cold Mail ou e-mail frio, traduzindo literalmente, é a prática de iniciar um contato comercial com uma pessoa mesmo sem ter tido nenhuma interação anteriormente, por e-mail.
Essa prática é conhecida por ser pouco efetiva, mas então porque é tão utilizada ainda nos dias de hoje? Veja o que você vai aprender sobre esse assunto neste artigo:
- Utilização de e-mail nos dias de hoje
- O que é Cold Mail?
- Qual conteúdo deve ter em um Cold Mail?
- Diferenças entre Cold Mail, e-mail marketing e spam
- Estratégias para Cold Mail
Utilização de e-mails nos dias de hoje
É fato que existem bilhões de e-mails ativos atualmente, e esse é um número crescente já que cada vez mais é necessário possuir um para se cadastrar em sites e até criar contas em redes sociais.
Cerca de 20.9% das pessoas checam os seus e-mails mais de cinco vezes por dia, enquanto 50.8% dão uma conferida na caixa de entrada logo ao acordar.
A Forbes divulgou uma pesquisa sobre emails onde foi comprovado que as pessoas preferem a utilização do e-mail ao invés de fazer ou receber ligações, chats ou vídeo chamadas quando se trata de assuntos relacionados ao trabalho.
Atualmente o e-mail está mais vivo do que nunca, e se engana quem pensa o contrário.
O que é Cold Mail?
O Cold Mail é um tipo de e-mail enviado sem a pessoa ter solicitado, mas não é disparado para simplesmente qualquer um e sim para um público que tenha a ver com o que você está ofertando.
Esse tipo de e-mail geralmente é utilizado para prospectar clientes, apresentar uma marca, produto ou serviço para quem tem grande possibilidade de se interessar por ele.
As empresas identificam essas pessoas e vão captando seus contatos, para que assim sejam feitas as abordagens por e-mail. O problema é que muitas vezes o Cold Mail é praticado de forma incorreta, sendo confundido com e-mail marketing.
A proposta é enviar um e-mail sem design, customização ou ofertas para o potencial cliente, e sim entender se ele realmente precisa do seu produto.
Leitura complementar – O que é o Cold Call?
Qual conteúdo deve ter em um Cold Mail?
Os consumidores, mais do que nunca, estão exigentes. Qualquer experiência negativa, por menor que seja, já é motivo para que deixem de comprar com você e ainda corram para as redes sociais mostrando o descontentamento.
Portanto, na prática de Cold Mail é necessária muita atenção para que essas pessoas sejam conduzidas da melhor forma e que você tenha os melhores resultados.
Você deve evitar e-mails institucionais e/ou muito extensos, sem um conteúdo interessante e que não irá acrescentar nada para quem está lendo.
A intenção é ganhar a atenção do lead e não o fazer sair do e-mail sem nem mesmo passar do primeiro parágrafo.
E-mails curtos e diretos ao ponto são essenciais para manter a atenção e curiosidade da pessoa em saber mais sobre o que você está apresentando. O ideal é fazer testes com diferentes e-mails e ver qual possui o título e assunto que mais gerou aberturas e cliques.
Diferenças entre cold mail, e-mail marketing e spam
Lembre-se que Cold Mail não é e-mail marketing, tampouco spam.
- O Cold Mail é enviado para pessoas que têm a ver com o que você está oferecendo e com quem você realmente deseja se conectar, utilizando uma abordagem personalizada e que busque resolver e entender os problemas dos seus leads.
- O e-mail marketing é enviado para uma lista de e-mails de contatos que assinaram a newsletter em seu site, que escolheram estar ali e receber novidades e conteúdos sobre seus produtos e serviços.
Nele sempre podemos ver imagens de produtos, balões de descontos e promoções, muitas cores e fontes chamativas.
- O spam é um tipo de e-mail genérico, enviado em massa e com abordagens e promessas vazias. Geralmente ele acompanha dezenas de links e pode colocar seu aparelho em risco ao clicar neles, tome cuidado com os vírus.
Leitura complementar: As 5 melhores ferramentas de e-mail marketing do mercado.
Estratégias para Cold Mail
Aproveite essas dicas para colocar seu Cold Mail em prática de forma correta.
Assunto
Não é novidade que o assunto de um e-mail precisa despertar curiosidade e vontade de clicar, colocar o nome do receptor pode ser uma boa forma de ser mais atrativo também.
Mas cuidado, o assunto deve ter a ver com o contexto do e-mail. Pesquisas apontam que 33% das pessoas se baseiam no assunto para abrir os e-mails, enquanto 69% conseguem até classificar como spam só de bater os olhos no assunto.
Para um número maior de taxa de abertura aposte em:
Senso de urgência: insira palavras no assunto do e-mail que façam com que o leitor sinta necessidade de abrir naquele mesmo momento, mas de maneira natural e usual, como se fosse um e-mail que a pessoa já tem costume de receber em sua caixa de entrada.
Evite:
Letras maiúsculas: pelo tamanho das letras pode até parecer que seu e-mail terá mais atenção, mas é totalmente ao contrário. Os sistemas de e-mails trabalham com filtros que ao detectar um assunto inteiro com letras maiúsculas o classifica como spam.
Estrutura do E-mail
- Apresentação: Primeiramente você irá se apresentar, cumprimentando a pessoa que está recebendo o e-mail.
Seja breve e lembre-se que o intuito não é falar sobre você ou a empresa e sim acrescentar valor ao seu potencial cliente.
- Motivo do contato: O motivo do contato deve vir em seguida, algo customizado que a pessoa entenda que não foi enviado em massa para uma vasta lista de contatos. Informe o que sua empresa faz e quais serviços você presta, sem detalhes específicos para o e-mail não ficar muito longo.
O tamanho ideal para esse e-mail de primeiro contato é em torno de 50 a 125 palavras.
- Proposta de valor: Faça uma proposta de valor e explique o que pode entregar para aquela pessoa, citar exemplos de outros clientes que já atendeu é uma boa estratégia.
- Call to Action: Finalize seu e-mail com uma aparência limpa, sem imagens e aproveite para acrescentar uma chamada de ação (call to action) para saber se a pessoa que leu o e-mail ficou interessada e quer partir para um próximo passo.
Limite a um CTA por e-mail na forma de um botão clicável ao invés de acrescentar o link, isso aumenta a taxa de cliques.
Você pode utilizar gatilhos mentais como autoridade no assunto, escassez, prova social e reciprocidade para aumentar suas chances de conversão do lead em cliente.
Leia também: Gestão de leads: o que são e como encontrá-los?
Agora você já sabe o que é Cold Mail e como colocá-lo em prática da forma correta, basta testar as possibilidades.