Cloud computing é um termo de origem inglesa, o qual traduzido para a língua português equivale ao termo “computação em nuvem”.
E aí, você sabe o que é cloud computing e quais são suas utilizações no meio corporativo?
Caso sua resposta seja negativa para a pergunta acima, esse artigo tem como finalidade sanar suas dúvidas e anseios com relação ao termo cloud computing!
Confere só os temas que separamos para te ajudar:
- O que é cloud computing?
- Quais as vantagens do cloud computing?
- Quem usa computação em nuvem?
- Como o cloud computing pode ajudar a minha empresa?
- CRM: um sistema de software que pode ajudar a sua empresa!
O que é cloud computing?
Cloud computing ou computação em nuvem nada mais é do que a entrega de recursos de tecnologia da informação (TI) como um serviço ao invés de um produto, em que os meios compartilhados, softwares e informações são fornecidas, permitindo o acesso através de qualquer computador, tablet ou celular conectado via internet.
Há três tipos principais de cloud computing sendo eles: Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Software como Serviço (SaaS).
Lembrando que cada tipo de computação em nuvem oferece diferentes níveis de controle, flexibilidade e gerenciamento para que o cliente possa escolher o conjunto adequado de serviços de acordo com as suas necessidades.
- Infraestrutura como serviço (IaaS): é ela que possui os componentes básicos da TI na nuvem. Geralmente, o IaaS disponibiliza o acesso a recursos de rede, computadores (virtuais ou em hardware dedicado) e espaço de armazenamento de dados.
O IaaS oferece um altíssimo nível de flexibilidade e controle de gerenciamento sobre os recursos de TI.
- Plataforma como serviço (PaaS): com essa plataforma você não precisa mais gerenciar a infraestrutura subjacente (normalmente, hardware e sistemas operacionais) e pode manter o foco principal na implantação e na gerência de aplicativos.
Assim, você tem a possibilidade de ser mais eficiente, já que não há a necessidade em se preocupar com a aquisição de recursos, planejamentos de capacidade, manutenção de software, correções ou qualquer outro tipo de trabalho genérico repetitivo necessário para a execução dos aplicativos.
- Software como serviço (SaaS): esse software é capaz de oferecer um produto supercompleto, pondo em ação ao mesmo tempo que é gerenciado pelo provedor de serviços.
Leia também: Afinal, o que é SaaS e quais são os benefícios para a minha empresa?
Quais as vantagens do cloud computing?
É claro que um sistema que está ganhando cada vez mais destaque no mercado das tecnologias conta com uma série de vantagens, né?
Uma de suas vantagens que mais ganha destaque é o melhor aproveitamento dos investimentos em hardware.
Ou seja, com a parte mais “pesada” do processamento fica na nuvem, o cliente precisa apenas de um bom navegador e uma boa conexão via internet para desfrutar desse serviço.
Além dessa vantagem principal, há uma segunda vantagem notável: a elasticidade.
Não entendeu? Eu te explico! Se o usuário precisa de mais ou menos espaço para armazenar seus dados, ele só precisa solicitar um upgrade, sem nem precisar trocar de equipamento!
No nosso cotidiano há ótimos exemplos de cloud computing sendo eles: Dropbox, Spotify, iCloud, Google Photos entre outros aplicativos de armazenamento em nuvem.
É nesses aplicativos que os usuários podem criar e editar documentos de forma online, sincronizar músicas e arquivos no mesmo instante.
A economia de custo é uma das vantagens que podem mais interessar os empresários, já que a nuvem possibilita que se troque as despesas de capital (datacenters, servidores físicos, etc.) por outras despesas e o que fica de custo fixo é apenas a TI consumida.
Não podemos esquecer também da vantagem de implantação do serviço de forma global e em poucos minutos. A nuvem nos permite ampliar as atividades para novas regiões geográficas.
Além disso, ao aproximar os aplicativos dos usuários finais reduz-se significativamente as divergências e melhora de forma exponencial a experiências desses usuários com os aplicativos.
Dica de leitura: Transformação digital – como a tecnologia transforma sua empresa?
Quem usa a computação em nuvem?
Com o avanço das tecnologias e a distribuição globalizada delas, responder a essa pergunta tornou-se fácil!
Afinal, são organizações dos mais variados tipos, portes e áreas que fazem uso da nuvem com a finalidade de obter uma vasta variedade de casos de uso como:
- backup de dados
- recuperação de desastres
- desktops virtuais
- desenvolvimento e teste de software
- análises de big data e aplicativos web focados no cliente
Você sabia que as empresas da área da saúde usam o cloud computing para desenvolver tratamentos mais individualizados para seus pacientes?
Já as empresas de serviços financeiros usam a nuvem como base para diagnosticar e se precaver de fraudes em tempo real.
Leia também: Gestão financeira em vendas
Como o cloud computing pode ajudar a minha empresa?
Depois de apresentar os benefícios que o cloud computing nos trás, torna-se possível entender de forma mais clara os motivos para essa ferramenta ajudar a sua empresa.
Afinal de contas, o cloud computing possui um baixo custo para a sua aquisição ao mesmo tempo que tem alcance global dos seus clientes em questão de minutos.
Além disso, os usuários podem contar a todo momento com um acesso ilimitado de suas informações em qualquer parte do mundo, poupando armazenamento interno do dispositivo móvel ou desktop. E mais, se o espaço da nuvem se limitar, a compra por um upgrade acontece de forma rápida e facilitada.
Assim, os benefícios oferecidos pelo cloud computing serão capazes de otimizar espaços internos, planejamentos em relação a armazenamento de dados e dinheiro, pois só se gastará com os serviços de TI consumidos.
Dica de leitura – Dicas de ferramentas nas nuvens
E aí? Interessou-se em saber mais sobre gestão de dados? E a gestão das suas vendas? Está no caminho que você gostaria? Não?
Vem conferir o artigo que selecionamos especialmente para você, sobre gestão de vendas!
CRM Software: um sistema de software que pode ajudar a sua empresa!
Agora que você já sabe que existe uma ferramenta de CRM simples para armazenar e gerenciar seus dados de forma rápida e prática, chegou o momento de gerenciar a parte principal da sua empresa: as vendas!
O CRM software vem ganhando destaque no mercado de trabalho, pois é um sistema capaz de gerenciar sua equipe de vendas e consequentemente te levar a alavancar suas vendas, pois é através dele que você terá o controle dos gargalos que te impedem de chegar ao seu objetivo final.
Além de gerenciar melhor suas vendas, ele é capaz de melhorar as estratégias de vendas!
Tem interesse em saber mais sobre esse sistema que vem revolucionando o mercado? Então não deixe de conferir o artigo: guia prático de gestão de equipe de vendas