Clayton Christensen nascido em Salt Lake City em 6 de abril de 1952 foi um professor de administração na Harvard Business School, o qual ficou mundialmente conhecido pelo seu estudo em inovação dentro de grandes empresas.
Seu livro mais conhecido é “O Dilema da Inovação”, no qual criou a teoria da Inovação Disruptiva. Ele também foi fundador da Innosight, uma empresa de consultoria especializada em inovação.
Venha conhecer mais sobre a vida e legado de Clayton Christensen!
- Clayton Christensen – Biografia
- Clayton Christensen – Legado
Clayton Christensen – Biografia
Antes de sua carreira acadêmica, Christensen trabalhou na empresa de consultoria estratégica Boston Consulting Group e foi co-fundador da Ceramics Process Systems, uma empresa de materiais avançados em Massachusetts.
Clayton graduou-se em Economia pela Brigham Young University e um mestrado em Econometria aplicada pela Oxford University. Logo em seguida realizou um MBA com distinção pela Harvard Business School em 1979.
Em 1982, Christensen trabalhou na Casa Branca, e foi assistente no Comitê de Transporte dos Estados Unidos. Recebeu seu MBA pela Harvard Business School em 1982, e tornou-se um membro do corpo docente no mesmo ano, recebendo o posto de professor titular em 1998.
Clayton foi autor de vários livros, incluindo o best-seller O Dilema da Inovação, o qual recebeu o Global Business Book Award como o melhor livro de negócios do ano em 1997, em 2011, o livro foi eleito pela The Economist como um dos seis mais importantes livros sobre negócios já escritos.
O professor também já escreveu mais de cem artigos, muitos deles recebendo prêmios e nomeações.
Na Harvard Business School, Clayton era responsável por lecionar no curso sobre como “construir e manter um negócio de sucesso”, que mostrava aos administradores como gerenciar uma difícil e bem sucedida companhia ou transformar uma companhia existente.
Também ensina em vários programas de tutoria para executivos. Clay foi cinco vezes ganhador do McKinsey Award, e recebeu o Lifetime Achievement Award do Tribeca Films Festival.
Clayton Christensen se casou com Christine em 1976, com quem teve 5 filhos: Matthew, Michael, Spencer, Ann e Catherine. Matthew Christensen é o mais velho e nasceu em 1077.
Como já mencionado anteriormente, Christensen nasceu em Salt Lake City, Utah, e ainda trabalhou como missionário pela sua igreja na Coréia de 1971 a 1973, onde aprendeu a falar coreano fluentemente.
Em fevereiro de 2010 Clayton anunciou que havia sido diagnosticado com linfoma folicular, em julho de 2010 teve um acidente vascular cerebral isquêmico. Apesar dos problemas de saúde, ele conseguiu voltar a ensinar, escrever e palestrar.
Em 2011 lançou 2 livros, “A Universidade Inovadora” e “DNA do Inovador”, ambos pela Harvard Business Press.
Ainda em 2011, a Forbes elegeu Clayton Christensen como um dos teóricos de negócios mais influentes nos últimos 50 anos.
Christen teve leucemia e veio a falecer por complicações do câncer em 23 de janeiro de 2020, com apenas 67 anos de idade.
Leia também: Ram Charan – Biografia e Legado
Clayton Christensen – Legado
Em 1997, Christensen lançou uma de suas mais conhecidas e influentes obras: O Dilema da Inovação (The Innovator’s Dilemma), considerado pelo The Economist como um dos 6 mais importantes livros de negócio já escritos.
A premissa dele era que as razões pelas quais muitas empresas se tornavam bem sucedidas eram as mesmas que causavam a sua queda. O conceito de Inovação Disruptiva foi lançado por Christensen em 1995, na Harvard Business Review e aprimorado em 1997, no livro O Dilema da Inovação.
Para Christensen, essas empresas ficavam tão focadas em continuar fazendo as mesmas coisas que elas já faziam há anos que se tornavam cegas à chegada de empresas menores, mais rápidas e mais inovadoras.
Essas companhias menores ganham mercado rapidamente através de produtos e serviços disruptivos. Hoje na moda e muitas vezes utilizadas de forma descontextualizada, o termo inovação Disruptiva (Disruptive Innovation) foi desenvolvido por Christensen.
A Inovação Disruptiva descreve um processo pelo qual um produto ou serviço inicialmente ganha partes menores de um mercado – geralmente por ser mais barato ou mais acessível – e depois se move incansavelmente para o mercado como um todo, acabando por substituir os concorrentes estabelecidos.
É válido lembrar que Christensen cunhou esse termo tão utilizado hoje em dia em 1995.
Andy Grove, ex-CEO da Intel e um dos maiores gestores de todos os tempos, um após o lançamento de The Innovator ‘s Dilemma, disse que o livro tinha sido o mais importante que ele havia lido em 10 anos.
De acordo com Reed Hastings, cofundador e CEO da Netflix, Clay teve uma grande influência sobre ele, muito de seu sucesso se deve aos escritos de Clay Christensen.
Outro conceito desenvolvido por Christensen que influenciou drasticamente o mundo dos negócios foi o de Jobs to be done, que o autor introduziu no início dos anos 2000 e desenvolveu no livro Competing Against Luck, lançado em 2016.
Segundo ele, todos nós, sejamos pessoas ou empresas, temos diversos “trabalhos a serem feitos” durante nosso dia e iremos contratar produtos ou soluções que nos ajudem a concluir esses trabalhos.
O próprio Christen já disse: “Quando compramos um produto, basicamente “contratamos” algo para realizar um trabalho. Se funcionar bem, quando somos confrontados com o mesmo trabalho, contratamos o mesmo produto novamente. E se o produto faz um trabalho péssimo, nós o despedimos e procuramos por algo que possamos contratar para resolver o problema”.
A ideia por trás do Jobs to be done ajudou diversos gestores na criação de produtos que estivessem envolvidos na rotina dos consumidores e que realmente fizessem a diferença no cotidiano de seus clientes, entregando um valor claro.
Além de ter sido um grande acadêmico e pesquisador, Christensen era também um filantropo, empreendedor e investidor. O Christensen Institute buscava aplicar as teorias desenvolvidas por Christensen no apoio a novos modelos de negócios e produtos disruptivos que pudessem melhorar a vida das pessoas, em áreas como saúde, educação e pesquisa.
A Innosight é uma consultoria co-fundada por Christensen, focada em ajudar empresas e empreendedores em construir o futuro de suas empresas e carreiras. Por fim, ele era também co-fundador da Rose Park Advisors, empresa que investe em companhias disruptivas.
Mesmo com conceitos tão poderosos como Inovação Disruptiva e Jobs to be done, talvez a maior influência de Christensen venha de um livro lançado em 2012, chamado How will you measure your life?, traduzido para o portufuês como “Como avaliar a sua vida?”.
Leitura complemente – O que é Jobs to Be Done?
A ideia do livro nasceu em 2010, quando Christensen descobriu que tinha câncer. Na obra, o professor aplicava diversos conceitos de negócios que aprendeu e dominou durante décadas, mas aplicados para a vida como um todo.
No livro, Christensen discute um ponto fundamental: “Como você irá medir a sua vida?”, aplicando conceitos como “Crie uma estratégia para a sua vida”; “aloque os seus recursos”; “crie uma cultura”; “Evite o erro dos Custos Marginais”; e “Lembre a importância da humildade”.
Dentre algumas de suas mais memoráveis frases, podemos destacar:
“Em sua vida, haverá demandas constantes por seu tempo e atenção. Como você vai decidir qual dessas demandas obtém recursos? A armadilha em que muitas pessoas caem é alocar seu tempo para quem grita mais alto e seu talento para o que lhes oferece a recompensa mais rápida. Essa é uma maneira perigosa de construir uma estratégia.”
Caso tenha gostado de saber mais sobre a vida e legado de Clayton Christensen, não deixe de conferir outras biografias inspiradoras também como a de Abílio Diniz.