Ciclo PDCA – como usar em Vendas?
O ciclo PDCA é uma das ferramentas mais eficientes utilizadas na gestão quando o assunto é detectar barreiras e lapidar os processos de uma organização.
É essencial que as empresas estejam atentas aos problemas e pontos de melhoria, para que eles possam ser solucionados de maneira correta, para que isso seja possível, o ciclo PDCA é a metodologia ideal e mais completa.
Quer ser mais assertivo e eficiente quando o assunto é vendas? Continue a leitura para conhecer mais sobre os seguintes tópicos.
- O que é o ciclo PDCA?
- Quais as vantagens do ciclo PDCA?
- Quais são as suas etapas?
- Ciclo PDCA – Como utilizá-lo em vendas?
- Aumente suas vendas agora mesmo!
O que é o ciclo PDCA?
O ciclo PDCA é uma metodologia utilizada na solução de problemas e para aprimorar os processos que já existem, podemos considerá-la uma das mais importantes ferramentas para os empreendedores que se preocupam com a solução de maneira rápida e eficaz.
Essa metodologia permite que os planos saiam do papel com maior facilidade, através de um método simples de executar ações, seja lá qual for o nicho de atuação da empresa.
Sua sigla é a abreviação de palavras, da língua inglesa, que indicam cada uma das etapas que são seguidas nesse método. São elas:
- Plan – planejar
- Do – executar
- Check – validar
- Act – agir
Em se tratando de um ciclo, o processo de aprimoramento nunca se encerra, ele é contínuo e deve ser melhorado constantemente. O ciclo PDCA pode ser aplicado em diversos setores, para:
- Implementar mudanças e novos processos
- Redefinir um processo de trabalho repetitivo
- Desenvolver novos projetos
- Priorizar os problemas e pontos de melhoria
Curiosidade: O ciclo PDCA foi desenvolvido pelo físico Walter Andrew, em 1920, mas tornou-se popular através do estatístico William Edward Deming no Japão apenas no ano de 1950.
Quais as vantagens do ciclo PDCA?
Não precisamos citar que o sucesso na entrega dos produtos e serviços oferecidos pela empresa é fundamental, não é mesmo? Portanto, todos os processos de uma organização devem estar alinhados e sendo bem executados, para que todos os setores fiquem saudáveis e ofereçam cada vez mais qualidade.
Para que isso aconteça é preciso exercitar as estruturas e é aí que o ciclo PDCA entra, visto que, a metodologia possibilita um gerenciamento mais eficaz por meio de planos de ação bem detalhados.
Confira algumas vantagens de aplicar o ciclo PDCA em seu negócio:
- Maior facilidade na tomada de decisões;
- Padronização de processos;
- Redução de erros e correções;
- Colaboradores mais produtivos;
- Aprendizado contínuo;
- Diagnóstico mais preciso sobre pontos relevantes da organização.
Quando o profissional sabe aplicar o ciclo PDCA corretamente, todas as metas, ações e campanhas podem ser padronizadas e mais eficazes. Continue a leitura para entender melhor as etapas dessa metodologia.
Dica de leitura: Como estabelecer metas de vendas eficientes
Quais são as suas etapas?
Agora que você já sabe o que é e quais as vantagens do ciclo PDCA, que tal falarmos a respeito das etapas que ele possui? Vamos lá!
As etapas são divididas em 4 grandes ações determinantes para o sucesso, que são:
- Planejamento
- Execução do plano de ação
- Validação e análise dos resultados
- Padronização e armazenamento de processos
A partir de agora vamos detalhar cada uma das etapas, para que não haja mais dúvidas a respeito e para que você possa colocar a metodologia em prática hoje mesmo.
1. Planejamento | Plan
É crucial que essa etapa seja elaborada de maneira clara e objetiva, caso contrário, isso poderá tornar o seu projeto improdutivo e gerar prejuízos para o seu negócio.
A etapa de planejamento é a base para qualquer negócio e possui 4 ações que norteiam seu desenvolvimento
A: Faça uma profunda avaliação e identifique o problema no qual deseja focar seus esforços. Realize um alinhamento com a sua equipe e priorize o primeiro alvo, visto que, o ciclo PDCA é assertivo por focar em apenas um item por vez.
B: O problema pode ter várias peculiaridades e é necessário entender como e quando ele ocorre. Ao entender seu comportamento, será possível descobrir como resolvê-lo.
C: Analise atentamente o problema, para cortar o mal pela raiz.
D: É hora de colocar a criatividade em prática e trabalhar para resolver essa questão! Agora você já sabe qual o problema, sabe qual é o comportamento e conhece as causas, esse é o momento de criar um plano de ação e solucioná-lo de uma vez por todas. Mas lembre-se de criar um plano extremamente completo e detalhado.
2. Execução | Do
Agora que já planejamos como realizar todas as nossas ações, é hora de colocar a mão na massa. Atualize seu time a respeito das mudanças que irão acontecer nos próximos tempos e envolva-os no processo.
Por muitas vezes, será necessário implementar um treinamento de equipe para que ela esteja apta a colocar em prática as novas estratégias desenhadas.
É dever do gestor da empresa observar atentamente e acompanhar o processo de implementação, portanto, faça anotações e colha todos os resultados para analisar posteriormente.
3. Validação | Check
Quando acompanhamos um processo de perto, conseguimos obter insights sobre a sua eficácia.
É importante colher dados para mensurar a performance da estratégia e validar a solução que fora proposta anteriormente.
Se os resultados forem positivos, registre todo o processo (estratégico, etapas, resultados e outros), caso contrário, é importante anotar tudo que não deu certo para que seja possível realizar os ajustes necessários.
4. Ação | Act
Nesse momento precisamos padronizar o novo processo, para que os colaboradores consigam colocá-lo em prática sempre que necessário.
Armazene todos os dados e informações para que fique registrado, e no futuro, as novas mudanças sejam mais fáceis de aplicar.
O ciclo se encerra agora, porém, é seu dever iniciá-lo novamente com outras demandas e pontos de melhoria.
Vale lembrar que essa metodologia é muito eficiente quando o papo é vendas, ainda mais quando está alinhado com um CRM de vendas.
Ciclo PDCA – Como utilizá-lo em vendas?
O ciclo PDCA pode e deve ser utilizado na área de vendas, vamos entender melhor?
Imagine que seu time está com uma baixa no volume de negócios fechados, o ciclo PDCA pode ajudar a resolver!
Já identificados o desafio, a baixa no volume, e ao analisarmos melhor podemos ver que a grande maioria dos vendedores registram apenas 15% das informações das negociações, isso faz com que muitos dados e peculiaridades sejam perdidos.
Indo mais a fundo neste problema, podemos ver que os profissionais não possuem a plataforma correta para armazenar todos os dados pertinentes dos clientes, ou seja, uma solução seria a implementação de um software CRM, para que seja possível acessar os dados a qualquer momento e de qualquer lugar.
Vamos considerar que o sistema CRM foi aplicado em sua organização, agora é preciso realizar um treinamento com a equipe para que ela seja capaz de colocá-lo em prática.
É válido considerar que a aplicação do ciclo PDCA é muito mais eficaz quando utilizada em conjunto a um CRM de vendas, pois permite que sejam criadas estratégias, que podem ser executadas e acompanhadas em todas as etapas do processo de vendas.
Para ler mais tarde: O que é CRM? Entenda como funciona essa ferramenta
Aumente suas vendas agora mesmo!
O ciclo PDCA exige um comprometimento da equipe para que ele seja constantemente aplicado e mostre resultados no futuro. Afinal, sempre que você encerrar um ciclo, poderá ter novos insights que provavelmente irão colaborar com questões futuras, não é mesmo?
Não deixe de aplicar a metodologia em sua empresa para aumentar ainda mais o seu poder de vendas e melhorar a gestão do time.