Capacidade de Aprender e de Aplicar

Capacidade de Aprender

A capacidade de aprender a aplicar os conhecimentos adquiridos é uma habilidade que deve ser explorada e melhorada cada vez mais. Ela é muito reconhecida por grandes empresas que buscam novos talentos e profissionais capacitados para exercer funções no mercado de trabalho.

Nesse artigo, iremos abordar os seguintes tópicos para que você esteja preparado e se destaque em todas as oportunidades que apareçam no futuro:

  • Como desenvolver a capacidade de aprender e aplicar?
  • Capacidade de aprender: um exercício diário
  • 3 passos para ser um talento em vendas

Como desenvolver a capacidade de aprender e aplicar? 

Em uma sociedade tão volátil quanto essa em que estamos inseridos, é imprescindível que estejamos atualizados e acompanhando as novas tecnologias que surgem diariamente ao nosso redor.

A capacidade de aprender permite que nós estejamos prontos para receber novas informações e compreendê-las com agilidade, como uma hardskill, um novo idioma, técnicas de negociação e liderança, otimizações em ferramentas de CRM, por exemplo. Essas habilidades, de aprender e aplicar, são extremamente valorizadas pelos recrutadores do mercado de trabalho.

Desenvolvemos a capacidade de aprender quando aprendemos a pensar, ou seja, só pensamos de maneira eficaz quando aprendemos métodos e técnicas de estudos que colaboram com isso. É este fator que garante a capacidade de aprender do indivíduo de maneira eficaz e satisfatória.

Curiosidade: O que é uma carreira sustentável? Nada mais é do que a capacidade de aprender a identificar oportunidades e exercitar novos comportamentos, que podem colaborar com a adesão de um número maior de chances de se manter empregado no mercado de trabalho.

Capacidade de aprender: um exercício diário

Para ficar mais fácil de entender vamos usar a seguinte comparação: da mesma maneira que estimulamos os músculos do corpo a crescerem por meio da realização de exercícios físicos – musculação, esportes e outros – , nós também podemos estimular a capacidade de aprender. E podemos realizar isso de diversas maneiras: assistindo filmes e séries, lendo livros, tendo contato com novas culturas e viajando pelo mundo afora.

Confira algumas dicas que irão ajudar a desenvolver essa habilidade de maneira mais rápida e eficaz:

  • Força de vontade: Segundo Ulrich Boser, a habilidade de aprender de maneira realmente efetiva, pode ser a mais importante da sua vida, portanto, encontre a sua inspiração e motivação para que se torne prazeroso absorver, reter e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da sua jornada.
  • Não tenha medo de errar: Errar durante o processo não é problema nenhum, é normal e faz parte do processo de aprendizagem. Erre e corrija rápido, teste novos caminhos e opções, aprenda com seus erros e adquira experiências para que os erros se tornem cada vez mais raros no seu cotidiano.
  • Ensinar também é aprender: Ao ensinar outras pessoas, você irá ouvir novos pontos de vista sobre o mesmo tema, isso fará com que você amplie sua bagagem de conhecimento e adquira mais experiência sobre determinados assuntos.

Por mais que as empresas queiram manter seus colaboradores atualizados e proporcionem diversas facilidades para que isso aconteça, a decisão de colocar as técnicas em prática é de total responsabilidade do profissional.

Sendo assim, você é o principal responsável pela sua carreira e deve se responsabilizar pelo seu autodesenvolvimento. Crie uma rotina de aprendizado e lembre-se que a prática é a mãe da teoria.

Confira um exemplo e entenda melhor a teoria:

‘’Vamos pensar que você está preparando uma receita para alguns convidados em sua casa, Pedro chega e diz para você grelhar o frango com azeite, João diz para você grelhar com manteiga e Amanda diz para não utilizar nenhum tipo de gordura.’’ 

No exemplo podemos identificar que as três pessoas possuíam uma ideia diferente, mas nenhum deles colocou a mão na massa e fez o que aconselhou. Ou seja, falaram muito e não ajudaram em nada.

O talentoso aplica aquilo que sabe, não se conforma com o aprendizado que possui e sempre acha que pode aprender cada vez mais, ele sabe identificar que o maior inimigo do sucesso, é o próprio sucesso.

3 passos para ser um talento em vendas

O principal objetivo de qualquer gestor, é recrutar os melhores talentos para criar uma equipe de alta performance em sua empresa, aqueles que estão sempre buscando adquirir novos conhecimentos.

E para se tornar um talento em vendas, você precisa desenvolver a capacidade de aprender, de tomar boas decisões em um curto período de tempo, ter disposição para correr riscos, buscar ter alta empregabilidade e saber que você é o único responsável pelo seu próprio sucesso.

As ideias devem possuir começo, meio e fim, portanto é necessário que você inove e dedique seu tempo e esforço em clientes prospects, ativos ou em recuperar clientes que estão inativos, investir em novos clientes e em outras áreas que sejam relevantes para a sua função.

Dica de leitura  – 11 dicas para a gestão da carteira de clientes

Aprimorando o seu talento, você aumenta as chances de atingir metas e fazer a diferença. Os 3 principais passos para ser um talento em vendas são: Ser mais inovador; Iluminar o ambiente e a Capacidade de aprender e de aplicar. Nesse artigo vamos focar no 3º passo, confira:

Dica de leitura: Indicadores de Vendas: para que servem?

Apesar do que muitos dizem por aí, nós não nascemos talentosos, o talento é algo a ser desenvolvido durante a vida. A maior questão é descobrir como fazer isso acontecer, pense a respeito dos 3 passos abaixo e utilize-os ao seu favor:

  1. Ser mais inovador

O sucesso está na sua capacidade de executar de maneira eficaz, ou seja, de nada adianta o planejamento se a sua capacidade para executá-lo não estiver adequada com a sua realidade.

A inovação é a melhoria dos processos em que você está sujeito a organizar. Inove processos, seja participativo, comprometido com resultados, saiba lidar com as adversidades e obstáculos. Faça o que precisa ser feito!

Leia também: Como definir estratégias de CRM para aumentar as suas vendas

  1. Iluminar o ambiente

Lembre-se de algo muito importante, o talento quando acompanhado da arrogância, é um grande passo para se tornar um fracasso. O talento é empático e se destaca nos melhores tipos de liderança, aquelas que demonstram atenção e confiança, portanto, ilumine o ambiente e agregue valor a sua equipe. O talento se constrói diariamente.

  1. Capacidade de aprender e de aplicar 

Aprendizado permanente não deve ser uma obrigação, mas deve ser um estilo de vida. Busque estudar poucos conteúdos, mas de maneira aprofundada, desse modo, você se tornará excepcional nas funções que desempenha diariamente.

Você é o único responsável pela sua carreira, pela sua rotina de estudos e aprendizado. E saber fazer, mas não aplicar, significa que você não sabe realmente o que está fazendo.

Um vendedor talentoso é aquele que aplica o que sabe, aprende cada vez mais e possui paixão para servir o cliente.

Leitura complementar: 3 passos para se tornar um talento

Agora que você entendeu a importância de desenvolver a capacidade de aprender e aplicar, que tal começar a investir nessa habilidade?

Isso fará toda a diferença em sua trajetória profissional e pessoal.

E-books

Vídeo Bônus – Capacidade de Aprender e de Aplicar

Compartilhe