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Canais de vendas – Qual Escolher para o Meu Negócio?

Você conseguiria responder quais são os canais de vendas que o seu cliente está mais propenso a se relacionar com o seu negócio?

Caso você já tenha feito um estudo de persona, certamente, deve ter esses pontos de contato com os clientes bem alinhados e definidos. Esse fato te ajudará a escolher com maior facilidade os canais comerciais para compor sua estratégia e ainda conseguir direcionar suas ações de vendas.

Não se preocupe, separamos a seguir as principais temáticas para te auxiliar a escolher os melhores canais de vendas para o seu negócio. Confira!

O que são canais de vendas?

Nada mais são do que meios que uma empresa utiliza para levar seus produtos ou serviços para o cliente. Em outras palavras, são os meios de comercialização.

Assim, os canais de vendas podem ser tanto online quanto offline, dependendo da área de atuação do negócio. Quando falamos sobre canais queremos falar indiretamente sobre os modos como realizaremos nossas vendas.

É por meio desses pontos de contato com o negócio que o cliente passa a conhecer mais sobre ele e o que tem a oferecer.

Não podemos esquecer que é por meio dos canais de vendas que a sua empresa atrai o público que ainda não é cliente, mas tem a intenção de comprar seus produtos ou serviços.

Pensando por essa perspectiva, nos lembram muito a publicidade, afinal, eles funcionam como se fossem um canal de divulgação que permitem à empresa ser encontrada.

Leia mais: 10 ferramentas de Gestão de Vendas para otimizar o seu trabalho

Tipos de canais de vendas

Anos atrás, os canais de vendas eram limitados ao mundo offline, como no caso do telemarketing, por exemplo, hoje, eles são cada vez mais variados.

O e-mail marketing e as redes sociais estão aí para comprovar tal afirmativa.

Afinal de contas, a forma das empresas se conectarem aos seus clientes mudou e hoje, essa nova forma deixou de ser tão invasiva e insistente.

Com os avanços das tecnologias e com a transformação digital, estamos avançando cada vez mais viabilizando as formas de vender, que podem ser pela internet ou fora dela.

Veja a seguir os dois principais tipos de canais:

1. Canais de venda online

São aqueles canais de vendas que auxiliam sua empresa a levar seus produtos ou serviços ao cliente via internet.

Seus principais benefícios são: agilidade, comodidade, economia e mobilidade.

São mais dinâmicos que os de venda offline, permitindo que as vendas acontecem 24 horas, sem limites geográficos, onde e quando os consumidores quiserem. O poder está na mão deles!

Dessa forma, a exposição de produtos e serviços cresce e você pode alcançar o público onde estiver e no momento mais oportuno para que ele efetue uma compra.

Confira os principais canais de vendas online:

Essa plataforma te ajuda a aumentar o alcance dos produtos e levá-los para um número maior de pessoas, gerando mais conversões.

É como uma ponte entre quem quer vender e quem quer comprar!

Afinal, o e-commerce permite a construção de um site que venda produtos de apenas uma marca, em outras palavras, é uma loja virtual personalizada e com a cara da sua empresa.

Por outro lado, o marketplace reúne várias marcas dentro de um site só.

É importante ressaltar que não basta apenas estar nas redes sociais, é preciso saber como tirar proveito delas para aumentar as vendas e melhorar os resultados da sua empresa.

2. Canais de vendas Offline

Ainda que estejamos permeados pela transformação digital, é equivocado dizer que canais de vendas offline deixaram de ser eficazes.

Em verdade, vai depender muito do tipo de estratégia abordada pela sua empresa, pois há algumas que se beneficiam dos canais de vendas offline.

Veja a seguir os principais canais offline:

Dica de leitura: Estratégias de vendas: como alavancar o seu negócio

Monte sua estratégia de canais de vendas: como escolher os melhores?

Após descobrir a quantidade de canais de vendas que estão disponíveis no mercado, vender um produto ou serviço parece ser bem fácil, né?

Em teoria tudo é muito bonito e idealizado, mas na prática se esses pontos de contato com o cliente não forem bem selecionados, o volume de vendas provavelmente não será tudo aquilo que você e sua equipe estavam esperando.

Para escolher os melhores é necessário entender quem é a sua persona, quais suas características, quem é o seu público alvo e quais as suas metas no fim do mês.

É preciso ter pleno domínio sobre os dados da sua empresa e de seus vendedores, afinal, só assim será possível estabelecer e cumprir as metas.

Com a finalidade de armazenar e facilitar seu acesso aos dados da empresa, otimizar processos considerados mecânicos e acima de tudo ser capaz de diagnosticar os gargalos que impedem que suas vendas alavanquem, torna-se de suma importância a utilização do sistema de CRM, o qual faz toda parte de gestão sem nenhuma dificuldade.

software CRM é um ajudante fundamental na hora de mensurar as metas, armazenar todas as informações a respeito dos seus funcionários e dos seus clientes e ainda consegue emitir relatórios periódicos que auxiliam na hora de ver onde estão os empecilhos que te impedem de vender. 

Não perca mais tempo, comece agora a utilizar o Customer Relationship Management (CRM) e tenha pleno controle sobre suas vendas.

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