Você já deve ter ouvido falar em Buzz Marketing alguma vez, mas sabe qual o conceito por trás e a sua funcionalidade? Continue acompanhando este artigo para descobrir mais sobre essa estratégia poderosa.
A seguir veremos sobre:
- Conceito de Buzz Marketing
- Entenda a diferença entre Buzz Marketing e Marketing Viral
- Conheça 3 gatilhos mentais
- Tenha um alcance estratégico
- O lado negativo do Buzz Marketing que deve ser evitado
Conceito de Buzz Marketing
O Buzz Marketing é uma estratégia que possui como objetivo principal captar a atenção do seu público-alvo, fazendo com que ele engaje sua campanha em forma de comentários e popularidade.
Mas como isso é possível? A estratégia do Buzz Marketing faz uso de gatilhos mentais e também emocionais para trazer engajamento para a marca, visando melhores resultados em curto, médio ou até longo prazo.
A ideia é fazer com que a marca gere muitos comentários, pois quando uma ação de marketing vira assunto, melhor é para a marca. Diferente do Marketing Viral, o Buzz Marketing faz com que a marca ganhe uma popularidade de maneira planejada dentro do seu público consumidor. Vamos entender mais a frente como essa estratégia funciona na prática.
A estratégia do Buzz Marketing funciona da seguinte forma: ela gera um burburinho em relação a marca ou produtos de uma empresa e faz com que outros consumidores conversem sobre este mesmo assunto, colocando-o em destaque, dessa forma mais pessoas terão interesse nesta marca.
A questão é que para essa estratégia ser conduzida de maneira bem sucedida, ela depende muito do conhecimento que a persona tem em relação a marca. Quanto mais profundo e rico for o conhecimento do consumidor em relação a marca, mais fácil será para atingir o público-alvo. Sem falar na criatividade essencial para se destacar da concorrência.
Entenda a diferença entre Buzz Marketing e Marketing Viral
A estratégia de Buzz Marketing pode ser facilmente confundida com o Marketing Viral, porém, existem diferenças principalmente no ponto de vista estratégico. Vejamos quais são eles.
Em primeiro lugar, o Marketing Viral possui o intuito de alcançar o máximo de pessoas possível com a sua campanha, e não é exatamente algo muito pensado para se obter esse objetivo, muitas das vezes nem existe uma estratégia conduzindo a ação. Sua capacidade de chamar a atenção do público é bem grande, entretanto, não existe um plano de continuidade.
Isso faz com que o Marketing Viral não traga tantos resultados concretos para a marca a longo prazo. Diferentemente do Buzz Marketing que é totalmente pautado em um trabalho cheio de estratégias, com cada aspecto muito bem calculado e pensado com antecedência.
Entre esses aspectos, estão a projeção das reações do público-alvo em relação a uma campanha, produto ou apresentação. Divergente do Marketing Viral, a campanha do Buzz Marketing visa atingir um público específico, levando em consideração a marca e a identidade da mesma.
Com esta visão, a ferramenta produz muito além de um grande alcance, e sim, faz com que as pessoas debatam sobre este assunto recente, garantindo que ele dure por mais tempo, o que trará a possibilidade de conversões.
Conheça 3 gatilhos mentais
Confira a seguir 3 gatilhos importantes usados na estratégia do Buzz Marketing e veja como eles funcionam:
Gatilho Extraordinário
Quando há uma satisfação muito positiva e evidente do público-alvo, é quando o gatilho do extraordinário é ativado. Neste fato em questão, a intenção é causar burburinho em relação ao diferencial que a campanha oferece.
Gatilho Tabu
O gatilho tabu é ativado quando a campanha fala de um assunto visto como proibido, onde as pessoas conseguem escolher lados diferentes para debater. Neste quesito, é fundamental ter muita cautela para que o assunto controverso e o burburinho não se tornem algo negativo e prejudique a campanha.
Caso for utilizar o gatilho tabu, evite assuntos que ofendam minorias, religião, classes sociais entre outros. Lembre-se que a ideia aqui de quebrar tabu não é gerar polêmica, e sim, colocar em prática uma estratégia concreta que possui o objetivo apenas de fazer a marca ser comentada.
Gatilho Segredo
Este é um gatilho que naturalmente aguça a curiosidade do ser humano, pois o mesmo já possui uma inclinado a ter fascinação pelo desconhecido. A vontade natural que nós seres humanos temos em vasculhar pistas para encontrar segredos ocultos, já ajudam muito na eficácia deste gatilho.
O gatilho segredo gera a necessidade de participação do público-alvo, o fato da pessoa pensar que está perdendo algo por não participar da campanha, faz com que o assunto engaje muito mais e chame a atenção do consumidor, até que aconteça o momento da revelação do segredo.
Leia também: Como criar uma campanha de marketing eficaz
Tenha um alcance estratégico
O intuito principal desta estratégia em questão não é o alcance amplo, claro que quanto mais pessoas forem atingidas melhor, contudo, desde que elas estejam dentro de um mesmo público-alvo bem definido pela marca. A ação só terá sucesso real, se ela alcançar as pessoas certas que comentarão sobre a sua campanha e trarão os resultados que a marca deseja.
A sua marca deve procurar saber o máximo de informações possíveis sobre o seu público consumidor, como seus costumes, classe social, desejos, dores, entre outros. Pautado em cima do conhecimento é que se traça a estratégia ideal a ser executada.
O lado negativo do Buzz Marketing que deve ser evitado
Como já mencionado, a estratégia para ser bem sucedida precisa haver um grande planejamento por trás, pois existe a possibilidade de alguns efeitos colaterais desta estratégia se não for executada da forma correta.
Para despistar as chances de o Buzz Marketing ter um efeito indesejado, é necessário estudar a fundo a persona da marca, pois quando não se tem um vasto entendimento sobre o público consumidor, as chances de o burburinho sobre a campanha serem negativas são maiores.
Mais importante do que o impacto é o conteúdo da campanha que precisa ser altamente responsável. Alguns tipos de abordagens podem soar ofensivas e não serem bem interpretadas pelo público consumidor. Aí mora a grande importância de se conhecer o público-alvo de forma profunda e completa.
Além disso, é fundamental entender o contexto social do momento para lançar uma campanha, tudo o que for adicionado na ação do Buzz, deve estar de acordo com a situação do momento, e vale ressaltar que é o nome da marca que está em jogo.
É possível gerar um Buzz Marketing utilizando polêmica, entretanto, nesse tipo de ação deve haver muito cuidado, contando com a presença da ética.
Um exemplo de Buzz polêmico, é quando na campanha ocorre uma provocação de uma marca com a concorrente. Nesta questão a criatividade deve ser utilizada de forma totalmente estratégica para que ela permaneça positiva.
Uma forma de se utilizar a estratégia do Buzz de forma eficiente é contar com a ajuda de uma equipe especializada que tomará os passos necessários para atingir o seu objetivo.
Agora que você já sabe o que é Buzz Marketing e como ele funciona, utilize alguns de seus gatilhos mentais na sua próxima campanha onde deseja causar um burburinho positivo como vimos na leitura.
Mas antes não se esqueça de estudar profundamente o seu público-alvo, e planejar bastante esta estratégia.
Acompanhe nossos próximos posts para mais dicas e conhecimentos relevantes para a sua área!