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Budget Comercial: o que não esquecer ao criar o seu

Budget

Budget é mais um dos termos em inglês que embora pareçam difíceis, no fim das contas ao traduzi-los para o português acabam sendo mais fáceis do que parecem.

Isso é o que acontece com a palavra Budget, a qual se for traduzida para o português equivale ao termo ORÇAMENTO.

Viu? Não ficou mais fácil agora de entender? Aposto que você em algum momento da vida já se deparou com a palavra Orçamento, nem que seja na hora de organizar uma festa ou até mesmo fazer uma lista de mercado.

O Budget Comercial é de vital importância para uma gestão eficiente de um negócio.

Por isso, separamos tópicos sobre esse tema que vão te ajudar a criar seu budget comercial de forma fácil e eficaz, confira:

O que é Budget Comercial?

Como já citamos anteriormente, Budget Comercial nada mais é do que um orçamento feito para a sua empresa.

O Budget também pode ser entendido como um relatório feito periodicamente, em que é possível estabelecer os ganhos e perdas de uma empresa ou pessoa física.

Para um e-commerce, o budget é importante para controlar as receitas e os gastos daquele momento, podendo ser feito para cumprir metas de curto, médio e longo prazo, inclusive planos de poupança.

O Budget Comercial é um mapa que será útil para a empresa que tem como objetivo alcançar o que foi definido como estratégia comercial. 

Ler mais: Como criar uma estratégia comercial de sucesso

Qual o real significado do Budget Comercial no mundo dos negócios?  

Agora que você já sabe o que é o Budget Comercial, podemos falar do seu significado dentro do Mundo Corporativo.

Geralmente, no mundo corporativo, o budget é o plano que dá início às atividades, quando são traçados objetivos de vendas e produção e também ao se estabelecer uma previsão de condições financeiras, criando-se por fim um plano estratégico.

O budget é muito utilizado para especificar um orçamento por determinados períodos com a finalidade de apresentar as variáveis de custos de aquisição de cliente, de receitas e despesas, definindo um plano de contas para a empresa.

Andando lado a lado com o budget, é de praxe que as empresas também mantenham o forecast, ou seja, a análise daquilo que foi previsto.

Dessa forma, torna-se possível fazer a comparação entre o que foi estimado e o que realmente ocorreu e, por fim, analisar novamente com muita atenção se houveram diferenças e como se pode aprimorá-las.

É a partir desses parâmetros que as empresas têm como base a criação ou não de novas estratégias para o seus negócios.

Por isso, é preciso manter-se atento ao seu budget e ao forecast do começo ao fim de um projeto.

Leia também: O que é Custo por Aquisição de Cliente (CAC)

Dicas do que não esquecer ao criar seu Budget Comercial

É preciso se atentar durante a criação do seu budget, afinal, tudo precisa ser listado de forma correta para que no fim do projeto os resultados não sofram grandes alterações, cada item conta!

Para te ajudar nessa missão, listamos alguns passos essenciais na hora da elaboração do seu budget comercial, veja só:

  1. Faça um Diagnóstico da empresa

O primeiro passo, e o mais importante, é entender a atual situação em que sua empresa se encontra.

Esse diagnóstico da sua empresa precisa conter um estudo sobre as finanças do seu negócio.

Esse passo tem como finalidade coletar as informações relevantes sobre o desempenho financeiro do seu negócio nos últimos anos, levando em conta as suas limitações, necessidades e oportunidades.

Há fatores importantes a serem considerados durante essa primeira etapa:

  1. Atente-se às suas Metas 

As metas e os objetivos do budget comercial são estabelecidos baseando-se nos objetivos gerais presentes no Planejamento Estratégico da empresa.

Perceba que elas devem estar de acordo com a estrutura e os recursos disponíveis.

Em outras palavras, as metas do orçamento precisam ser coerentes para que se possa decidir quais setores e atividades receberão mais investimentos ou quais terão futuros cortes de gastos.

  1. Veja seus Gastos Fixos e Variáveis

Há uma clara divisão dos gastos entre custos e despesas, eles podem ser custos fixos ou variáveis.

Os custos são os gastos relacionados à aquisição ou produção de mercadorias, já as despesas são os gastos necessários para que a empresa funcione de forma adequada.

Assim, o terceiro passo de como deve-se elaborar um budget comercial consiste em listar TODOS os gastos fixos e variáveis da sua empresa.

O objetivo principal é saber de forma exata para qual lugar a verba está sendo empregada e se há necessidades ou possibilidades de reduzir certos gastos.

Exemplificando:

Gastos fixos: aluguel; salários; impostos; contas de água; luz; etc.

Gastos variáveis: matéria-prima; marketing digital; transporte; manutenção; etc.

  1. Observe a Margem de Contribuição

O budget precisa realizar uma projeção da margem de contribuição dos produtos e serviços da empresa.

O objetivo desse passo é identificar os desvios e gargalos ao comparar os resultados planejados com os de fato alcançados.

Dica de leitura: O que é ROI?

  1. Faça Investimentos

Invista em materiais de trabalho eficientes para o seu negócio!

Além disso, tenha em mente a fonte desses recursos, afinal, será preciso de um valor alto inicialmente para se investir.

E não se esqueça de destinar uma parte dos seus investimentos a conteúdos pagos nas redes sociais, pois eles podem te trazer novos consumidores.

  1. Acompanhe de perto os resultados

O orçamento comercial precisa ser acompanhado de perto durante toda a etapa a que ele se refere.

Por isso, você pode recorrer a softwares de gestão ou a planilhas eletrônicas.

É preciso também realizar reuniões de vendas periódicas com seus colaboradores, para alinhar os interesses de todos ali.

Essa etapa é mais que necessária para o sucesso de seus negócios, já que é nesse momento que irá se identificar as falhas e as oportunidades.

Leitura interessante – 7 dicas para o desempenho da sua equipe comercial

E aí, gostou de saber um pouquinho mais sobre o Budget Comercial?

É preciso adotar essa estratégia para otimizar os gastos da sua empresa.

Assim como mencionamos acima, existe um sistema de software capaz de fazer a gestão dos seus dados e te auxiliar na hora de controlar melhor seus gastos.

Confira o próximo tópico para saber mais sobre esse software!

Software de CRM: o software de gestão que te ajuda com o Budget Comercial

O sistema CRM, o qual deriva da sigla em inglês, Customer Relationship Management, é o sistema ideal para aqueles que querem organizar seus dados, os dados dos clientes e também dos colaboradores da empresa.

E essa ferramenta de gestão da carteira de clientes é capaz de otimizar seu tempo, e te ajudar a criar seu Budget Comercial, pois ela organiza seus dados, além de auxiliar você na hora de conferir de perto quais são os obstáculos que impedem que suas vendas cresçam.

Se interessou? Então vem conferir de perto tudo sobre o CRM Software, o sistema que vai mudar sua visão de vendas!

Ler mais: Sistema CRM: O que é e para que serve?

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