Caso você almeje estabelecer e acompanhar projetos a curto prazo para sua empresa, o BSC (Balanced Scorecard) pode ser a ferramenta que esteja buscando e ainda não sabe.
Esse modelo de gestão pode ser fundamental no momento de estabelecer metas e definir as tomadas de decisões da sua empresa, e vale a pena ser implementado se você busca atingir objetivos além dos imediatos, ou seja, os que estão previstos para curtos prazos.
Sendo assim, com o BSC podemos não só entregar os resultados do período de agora, mas também, preparar o terreno para os resultados daqui a 3, 6 ou até 10 anos. Afinal de contas, é necessário termos um planejamento e estabelecer nossa visão de futuro, certo?
Continue a leitura e veja neste post como funciona o Balanced Scorecard, ou BSC e como pode te inspirar a estabelecer todas as principais metas e objetivos para sua empresa prosperar!
Neste artigo veremos:
- O que é o BSC (Balanced Scorecard)?
- As 4 Perspectivas:
- Perspectiva Financeira
- Perspectiva de Clientes
- Perspectiva de processos internos
- Perspectiva de aprendizado e crescimento
- Conclusão
O que é o BSC (Balanced Scorecard)?
O BSC é um modelo de gestão estratégica criado por Robert Kaplan e David Norton e visa o crescimento da empresa definindo metas e resultados mais amplos do que somente os imediatos.
Por exemplo: muito provavelmente você tem uma lista de afazeres e resultados a entregar bem longa para essa semana, ou para esse mês e dedica um bom tempo para finalizá-los.
Porém se focar somente nesses resultados e não levar em consideração onde quer que sua empresa esteja a alguns anos, isso atrapalhará o crescimento da sua organização, pois, para que ela prospere, é preciso ter foco e uma visão de futuro muito bem definida.
A visão de futuro é referente a qual realidade você quer que sua empresa tenha daqui um tempo. Seja um capital maior, ou uma imagem solidificada no mercado, ou algum número específico na sua base de clientes.
A questão é que precisamos ter em mente onde queremos que a empresa esteja, e construir hoje o caminho que nos levará até lá e o BSC está aqui justamente para isso!
Dessa forma, o Balanced Scorecard surge para sanar essa questão. Nele, o modelo de gestão deve levar em consideração 4 perspectivas para definir as metas para a empresa em um médio prazo, ou seja, daqui a alguns anos.
Veja também: Por que o segredo do Sucesso é definir as metas certas
As 4 Perspectivas
Entendendo que as organizações são instituições elaboradas e dependentes de um bom funcionamento em diversos setores correlacionados, Kaplan e Norton instituíram que os indicadores de resultados do BSC fossem levados em conta sob quatro pontos diferentes.
Esses indicadores são baseados em perspectivas e setores distintos, mas interligados e são eles:
Perspectiva Financeira
Como o próprio nome já diz, nessa parte devem ser levadas em consideração as metas e objetivos financeiros da empresa. Isso pode ser feito analisando os períodos de curto, médio e longo prazo, e assim, ao conseguir atingir um, já ter em mente o caminho do outro.
No intuito de definir as metas, nesta perspectiva podem ser feitas algumas perguntas, como por exemplo:
- “Quanto almejo que minha empresa esteja lucrando daqui a X anos?”
- “Daqui a tal tempo, quero reduzir o custo do processo X para …”
O importante aqui é levar em consideração os aspectos financeiros da sua operação, seja pensando em maneiras de lucrar mais, ou de ter a mesma qualidade com menos custos.
Perspectiva de Clientes
Nessa perspectiva, precisamos colocar o resultado com os clientes em consideração. Afinal de contas, sem eles não há nenhum processo, certo?!
Se você almeja crescer e melhorar os resultados da sua empresa, muito provavelmente considera ter mais clientes ao longo do tempo. E é sob essa perspectiva que precisa considerar e definir as estratégias e metas de vendas, por exemplo.
Alguns indicadores dessa perspectiva podem ser, por exemplo:
- Implementar um CSAT (nível de satisfação dos clientes com seu produto/serviço) de 90%;
- Aumentar a retenção dos clientes;
- Aumentar o número de aquisição de clientes/mês.
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Perspectiva de processos internos
Já na terceira perspectiva, o que iremos levar em conta são os processos internos que têm maior impacto no nosso negócio. Aqui precisamos refinar e aprimorar esses processos até atingirem o nível de excelência.
Não adianta ter uma boa ideia de produto/serviço se internamente você não tem uma boa organização para implementá-lo. Portanto, tão importante quanto as vendas em si é a forma como seus processos são executados.
Principalmente se forem processos de vendas que têm contato com o cliente final!
E claro, se os processos internos já existentes não estão sendo suficientes, não deixe de considerar incluir novos processos. Aqui o foco deve ser a melhoria contínua e fazer com que a engrenagem do negócio gire fluidamente e sem atritos.
Alguns exemplos de indicadores dessa perspectiva do BSC são:
- Inovar o Design do produto X;
- Estruturar e registrar todo o processo de atendimento ao cliente;
- Atualizar ou trocar os sistemas para outros com mais resultados.
Perspectiva de aprendizado e crescimento
E por último, mas não menos importante, temos a perspectiva que visa o crescimento da empresa em relação ao aprendizado. Aqui você deve definir metas estratégicas que visem tornar sua empresa mais apta para realizar as atividades.
Neste processo devemos voltar a atenção para o que compõe nossa empresa: nossos colaboradores. Afinal, são eles quem fazem boa parte das tarefas e são fundamentais no alcance de resultados.
Voltando ao exemplo anterior, você pode ter um bom produto, bons processos devidamente definidos, mas se não tiver colaboradores competentes e bem-treinados, a conta também não fecha.
Aqui podemos pensar em formas de aprimorar os colaboradores e manter saudável a relação entre todos. Sendo assim, temos por exemplo:
- Capacitar os colaboradores em ferramentas necessárias da operação;
- Estabelecer uma organização de Clima e Cultura na empresa;
- Instruir os colaboradores em conhecimentos relacionados à operação.
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Conclusão
Neste artigo vimos como o Balanced Scorecard nos apresenta pontos de vista diferentes em cada setor da empresa e como podemos levar em consideração cada perspectiva ao estabelecer as metas.
Além disso, abordamos alguns exemplos de como as metas em questão podem ser, mas é importante ressaltar que cada empresa tem uma realidade diferente e pode ter um modelo de metas diferentes e cabe a você definir qual a estratégia que mais tem a ver com a sua.
Além do BSC como ferramenta, um CRM Software pode ser o sistema que você está procurando para registrar seus dados e realizar avaliações antes de definir as metas. Não sabe ainda o que é um e como ele pode te ajudar?
Leia nosso post sobre O que é uma Ferramenta de CRM!
E aí, gostou desse artigo? O que achou das orientações? Aproveite e nos conte abaixo suas considerações e outros pontos que possam ter ficado de fora dessa lista.
Estamos ansiosos para saber o que você tem a dizer.