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Benchmarking: a concorrência a seu favor

Para que serve o benchmarking com a concorrência?

Não é para deixar você irritado e querendo arrancar os cabelos.

É preciso saber utilizar os concorrentes a seu favor – e isso é perfeitamente possível e traz benefícios ao seu negócio.

Sabe por quê? Porque concorrente serve para ajudar você a crescer.

Concorrente bom é aquele que você tem como referência.

Para você aprender com os seus concorrentes, você precisa utilizar a técnica do benchmarking.

Trata-se de pesquisar profundamente quem são seus concorrentes e saber como eles trabalham.

Benchmarking é referência, ou seja, aquilo que você gostaria de ser ainda melhor. Em outras palavras, aquilo que te leva do ponto A ao ponto B.

Portanto, hoje vamos entender melhor como reconhecer e como utilizar a concorrência a seu favor. Para isso, aprenderemos:

Benchmarking: quem são os seus concorrentes diretos?

Concorrentes diretos são empresas que têm algum produto ou serviço similar ao seu e que têm um desempenho pior, igual ou melhor do que o seu, atendendo a expectativa de um determinado nicho de mercado.

Então, você precisa descobrir em seus concorrentes diretos aquilo que você mais admira neles, o que você gostaria de ter como referência para melhorar o seu negócio.

Se o design do seu concorrente é mais bonito, é melhor do que o seu, você toma esse design como referência, não para copiá-lo, mas para pensar quais são as vantagens desse design.

Leia também: Como aumentar as suas vendas com o design.

Benchmarking: quem são seus concorrentes indiretos?

Concorrentes indiretos são aquelas empresas que não têm produtos e serviços iguais ao seu, mas que têm processos que você admira.

Que tipos de processos? Exemplos:

Critérios de análise para utilizar a concorrência a seu favor

Bom, depois de entender melhor quais são seus concorrentes diretos e indiretos, é importante você fazer uma lista com todos eles e utilizar alguns critérios de análise de concorrência.

Esses critérios podem variar de empresa para empresa, mas de forma geral, são eles:

Essas foram algumas dicas para você saber como utilizar a concorrência a seu favor.

Antes de tudo, conheça profundamente seus concorrentes, extraia boas referências para o seu negócio e crie o seu diferencial competitivo.

A partir de agora, portanto, pare de pensar que concorrente bom é concorrente morto!

Não! Concorrente bom é aquele que ajuda você a crescer e a ser mais competitivo.

Complemente este assunto aprendendo como criar um bom relacionamento com seus clientes utilizando CRM.

Fonte: parte deste conteúdo foi produzido com base no vídeo do palestrante e consultor de vendas Paulo Araújo.

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