Benchmarking: a concorrência a seu favor

Benchmarking: como utilizar a concorrência a seu favor

Para que serve o benchmarking com a concorrência?

Não é para deixar você irritado e querendo arrancar os cabelos.

É preciso saber utilizar os concorrentes a seu favor – e isso é perfeitamente possível e traz benefícios ao seu negócio.

Sabe por quê? Porque concorrente serve para ajudar você a crescer.

Concorrente bom é aquele que você tem como referência.

Para você aprender com os seus concorrentes, você precisa utilizar a técnica do benchmarking.

Trata-se de pesquisar profundamente quem são seus concorrentes e saber como eles trabalham.

Benchmarking é referência, ou seja, aquilo que você gostaria de ser ainda melhor. Em outras palavras, aquilo que te leva do ponto A ao ponto B.

Portanto, hoje vamos entender melhor como reconhecer e como utilizar a concorrência a seu favor. Para isso, aprenderemos:

  • Benchmarking: quem são os seus concorrentes diretos?
  • Benchmarking: quem são os seus concorrentes indiretos?
  • Critérios de análise para utilizar a concorrência a seu favor.

Benchmarking: quem são os seus concorrentes diretos?

Concorrentes diretos são empresas que têm algum produto ou serviço similar ao seu e que têm um desempenho pior, igual ou melhor do que o seu, atendendo a expectativa de um determinado nicho de mercado.

Então, você precisa descobrir em seus concorrentes diretos aquilo que você mais admira neles, o que você gostaria de ter como referência para melhorar o seu negócio.

Se o design do seu concorrente é mais bonito, é melhor do que o seu, você toma esse design como referência, não para copiá-lo, mas para pensar quais são as vantagens desse design.

Leia também: Como aumentar as suas vendas com o design.

Benchmarking: quem são seus concorrentes indiretos?

Concorrentes indiretos são aquelas empresas que não têm produtos e serviços iguais ao seu, mas que têm processos que você admira.

Que tipos de processos? Exemplos:

  • Processos no atendimento ao cliente. Vamos supor que a recepcionista do seu dentista atende muito melhor do que a recepcionista da sua empresa. Pronto, é um concorrente indireto, já que você quer ter um processo de atendimento similar ao do seu dentista.
  • Processo de recrutamento de colaboradores. Quais são as políticas de RH que você admira para você implementar em seu negócio?
  • Processo de sistema tributário diferente que você pode tomar como referência para pagar menos impostos e ser mais competitivo.
  • Processos na área de logística. Quais são as empresas que entregam mais rapidamente e que são referências para você? Adapte aquele modelo de logística em seu empreendimento.

Critérios de análise para utilizar a concorrência a seu favor

Bom, depois de entender melhor quais são seus concorrentes diretos e indiretos, é importante você fazer uma lista com todos eles e utilizar alguns critérios de análise de concorrência.

Esses critérios podem variar de empresa para empresa, mas de forma geral, são eles:

  • Atendimento: como é a experiência do cliente que os seus concorrentes entregam no quesito atendimento?
  • Produtos e serviços oferecidos: verifique a cartela de produtos e serviços e tente encontrar qual é o mais vendido.
  • Ambiente: como é a estrutura física dos seus concorrentes? Quais os diferenciais em relação à sua estrutura?
  • Comentários e avaliações: o que os consumidores falam sobre os concorrentes? Como ela se posiciona em relação a críticas e crises de imagem? Elas respondem os clientes ou deixam eles sem retorno?
  • Ticket médio: qual é a média de preços praticados pelos seus concorrentes? Essa análise também ajuda a conhecer melhor sobre o poder de compra do público. 
  • Publicidade: Analise as estratégias de publicidade, propaganda e marketing dos seus concorrentes. Em quais canais e formatos eles anunciam? Quais são os focos das campanhas? 
  • Mídias sociais: Em quais mídias sociais seus concorrentes estão? Qual a média de público? Quais os tipos de conteúdos? Há engajamento do público (comentários e compartilhamentos)?

Essas foram algumas dicas para você saber como utilizar a concorrência a seu favor.

Antes de tudo, conheça profundamente seus concorrentes, extraia boas referências para o seu negócio e crie o seu diferencial competitivo.

A partir de agora, portanto, pare de pensar que concorrente bom é concorrente morto!

Não! Concorrente bom é aquele que ajuda você a crescer e a ser mais competitivo.

Complemente este assunto aprendendo como criar um bom relacionamento com seus clientes utilizando CRM.

Fonte: parte deste conteúdo foi produzido com base no vídeo do palestrante e consultor de vendas Paulo Araújo.

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