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O que é a Metodologia BANT?

BANT é uma metodologia de venda desenvolvida pela IBM, nos anos 50, para que vendedores consigam fazer uma leitura detalhada e técnica do cenário de negociações no qual entrarão. A base desse método é fazer questionamentos ao seu prospect para entender quais são as condições do negócio e o quão provável é um desfecho positivo.

Dentro de uma negociação, vendedores profissionais devem se preocupar com as limitações, condições e necessidades do cliente. A partir disso, é possível preparar uma oferta que seja mais adequada ao cenário em questão. Da mesma forma, dependendo do que for constatado, vendedores podem detectar também que a negociação será complexa ou até mesmo que há poucas chances de conversão.

Com a metodologia BANT, esses profissionais conseguem destrinchar cada detalhe importante relacionado à situação de negociação em que estão envolvidos. Assim, se torna possível adaptar a estratégia de abordagem, a maneira como as conversas são conduzidas e, em alguns casos, podem também resultar no abandono da oportunidade.

Quais são os pilares dessa metodologia?

O termo BANT é uma sigla para os quatro pilares de análise que devem ser feitos pelos vendedores. Portanto, estamos falando das iniciais das seguintes palavras:

Cada um desses pilares representam perspectivas da negociação que devem ser analisadas pelo vendedor. Para isso, perguntas são feitas ao prospect em questão, de modo que seja possível levantar o máximo de informações importantes possíveis. Veja no que consiste cada um desses pilares e entenda por quais motivos precisam ser entendidos pelos vendedores dentro da metodologia BANT.

Budget

O orçamento é um ponto importante porque o vendedor precisa saber o quanto seu prospect tem à disposição. É claro que o vendedor não precisa perguntar exatamente esse valor, mas sim, entender quais são as possibilidades financeiras desse cliente em potencial.

É fundamental destacar que esse não é um assunto tão simples. Portanto, é necessário ter todo cuidado na hora de tentar levantar informações do tipo. O ideal é tentar entender quais são as capacidades da empresa, ou seja, se ela pode custear o serviço ou produto oferecido.

Tente entender o quanto a empresa pretende investir para solucionar determinada questão (a que está levando às negociações) e qual é o nível de prioridade desse investimento. Isso deve ser um bom ponto de partida para detectar a abertura a pagar o quanto você vai pedir.

Authority

Na hora de negociar, é indispensável que vendedores estejam em contato direto com pessoas que realmente têm poder de decisão sobre investimentos. Ou seja, você deve ter a certeza de que está falando com quem pode autorizar ou assinar um investimento sem maiores problemas.

Dentro da metodologia BANT, esta etapa de análise consiste em entender o nível de autoridade da pessoa que está do outro lado da negociação. Quanto mais rápido descobrir isso, mais rapidamente você consegue chegar a quem realmente interessa para você.

Portanto, com todo cuidado que esse tipo de questionamento inspira, seu papel será perguntar a esse prospect seu cargo, se essa pessoa está apta a tomar decisões sobre investimentos e se essa pessoa consegue indicar o seu produto para quem dá a palavra final.

Need

Para vender o seu produto para um prospect, você precisa saber, principalmente, o que essa pessoa precisa resolver na empresa dela. Por exemplo, quem contrata um software CRM quer melhorar o relacionamento com o consumidor e, com isso, gerar mais oportunidades de venda para o negócio.

Nesta etapa, o entendimento da necessidade vai fazer toda diferença para saber como “acessar” esse cliente mostrar de que maneira sua solução pode preencher a lacuna em questão. Pode ser que essa pessoa nem mesmo consiga entender que sua oferta é a ideal para ela.

Portanto, entenda as metas da empresa, as dificuldades que têm e o que, exatamente, essa companhia precisa realizar para chegar aos seus objetivos. A partir daí, você sabe se sua oferta pode realmente suprir essas necessidades, o que traz mais segurança e precisão na hora de negociar.

Dica de leitura – Como fazer o Budget Comercial

Time frame

Por fim, na última fase é importante entender questões relacionadas a quanto essa empresa tem de urgência na busca de um serviço para solucionar algo. Isso vai basear não só as negociações, mas também o trabalho pós-venda, que é composto por etapas como implantação e treinamento no sistema de CRM.

Aqui, trata-se de entender se a empresa tem um cronograma planejado e como o vendedor consegue se adaptar a isso para oferecer sua solução. É importante sempre considerar que, muito provavelmente, a disponibilidade dessa pessoa para a empresa vai muito além do momento em que a venda é feita.

Portanto, é fundamental saber qual é o planejamento da empresa para alcançar melhores resultados com ajuda da solução, além de entender qual é o tempo esperado para concluir a implantação do serviço. Assim, vendedores conseguem saber como precisarão se adaptar.

Sem dúvidas, a metodologia BANT alcançou sucesso porque preza por uma análise detalhada de aspectos fundamentais dentro de negociações. Se você consegue entender todos esses pontos, está capacitado a entregar uma oferta qualificada.

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