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O que é B2G?

B2G?

Caso você faça parte do mundo corporativo ou está envolvido com o marketing digital ou é apenas um conhecedor da língua inglesa, pode ser que já tenha ouvido falar de termos como B2B ou B2C, mas e o B2G, você conhece?

Pois é, esse termo também passou a fazer parte do vocabulário das corporações e, hoje, vem ganhando grande destaque nas empresas. B2G, nada mais é do que uma sigla que quer dizer Business to Government. 

Tem interesse em saber mais sobre essa nova sigla? Confira agora os tópicos que selecionamos para te ajudar a entender um pouco mais sobre o famoso termo Business to Government! 

O que é B2G? Como ele funciona?

O novo modelo de negócio, B2G, que quer dizer Business to Government (“Negócios para governos”, em tradução livre), está diretamente relacionado a um modelo de compra de soluções tecnológicas por governos, os quais devem proporcionar impacto social mensurável.

Geralmente, as relações comerciais são realizadas entre duas empresas (públicas ou privadas) diferentes ou diretamente para um cliente final, nos modelos B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer).

Entretanto, devemos nos lembrar que o poder público também necessita “comprar”, na iniciativa privada e, quando isso acontece, evento que não é um fenômeno raro, há a consolidação do modelo de B2G.

Assim, como uma das principais características desse modelo, temos a forte regulamentação para que uma transação aconteça. Afinal, são os recursos públicos que estão em jogo – verba originada de impostos e taxas pagos pela população brasileira – e por isso, é necessário a realização de uma licitação em busca das melhores condições para o governo.

Não podemos esquecer que a licitação tem como objetivo evitar que a verba pública seja investida em uma empresa que não tenha capacidade de atender as demandas governamentais.

São colocadas em evidência diversas regras e obrigações para as empresas pré-selecionadas, assim, é escolhida aquela que apresenta o melhor custo-benefício para o que foi imposto.

Por isso, a empresa escolhida para fornecer um produto ou prestação de um serviço para o governo precisa seguir diversas obrigações a fim de comprovar sua capacidade de cumprir o contrato estabelecido.

Um exemplo de documento que confirma esses acordos já estabelecidos é a qualificação técnica e financeira da empresa. O conceito de governo digital está se tornando cada vez mais comum e, por esse motivo, a exigência também aumenta.

Leia também: como controlar os contatos no CRM

Casos de sucesso que utilizaram o método B2G: Nova Zelândia e Estados Unidos

A Nova Zelândia, país localizado no continente Oceania, é responsável pelas maiores inovações no setor público! Isso se deve a otimização proporcionada pela tecnologia.

Antes de mais nada precisamos te informar que o país tem o menor número de procedimentos necessários para criação de startups e o menor tempo médio para realizá-los: um total de 12 horas!

O processo de registro de uma empresa por lá acontece de forma completamente virtual e leva ainda menos tempo, 12 horas, de duas a três horas, tudo isso graças às inovações tecnológicas.

Já nos Estados Unidos, no Estado do Colorado, há centenas de casos de aplicativos e outras soluções que disponibilizam as operações realizadas pela gestão pública aos cidadãos, tornando os dados e as transações de forma fácil de ser acessada.

A cidade de Pueblo County, no Colorado, é um exemplo a ser seguido, já que o governo em parceria com uma startup, lançou uma plataforma, a qual tem como nome OpenGov, que torna público o acesso ao orçamento e às finanças do município. Ademais, o download do app é gratuito e disponibilizado pelo site da prefeitura.

Logo, como pudemos notar, após conhecer esses dois casos, o método B2G é mais do que um modelo de operação. Ao lado de GovTech, o termo acaba por representar uma era de RENOVAÇÃO – visto que velhas práticas foram substituídas por novas, em que a burocracia dá lugar à agilidade e a obscuridade dá lugar à transparência.

O que ninguém conta sobre o B2G

Ainda que o B2G não seja um método utilizado e nem conhecido por muitas empresas, é de vital importância conhecer mais sobre ele, já que este pode ser uma ótima alternativa para  aqueles que buscam inovar nas estratégias de vendas.

Se houvesse um top 5 de perguntas mais frequentes pesquisadas para o Google por pessoas do ramo corporativo, a primeira com certeza seria: “QUAL A DIFERENÇA ENTRE B2B, B2C E B2G?”

Para te ajudar, nós resumimos em tópicos o cada termo se refere:

Logo, a principal diferença entre os modelos B2B, B2C e B2G está nas exigências e regras impostas ao negociar com o poder público.

Lembre-se, ao fazer negócios com o governo, é preciso seguir vários requisitos até mesmo para participar de uma licitação. Dessa maneira, torna-se fundamental sempre analisar bem ao adotar o B2G como uma estratégia de vendas, é preciso conhecer de forma aprofundada as regulamentações aplicáveis.

Sobre as regulamentações aplicáveis, é preciso participar de uma licitação, cujo processo está amparado pela Lei nº 8.666/1993, a fim de realizar uma venda utilizando o método B2G.

Dica de leitura: B2B e o Software CRM

As vantagens do B2G

É mais do que normal, sempre que escolhemos adotar um novo método a ser seguido procuramos em primeiro plano as vantagens que ele nos dará.

A principal vantagem ao adotar o B2G como uma estratégia de venda, é, sem sombra de dúvidas, a segurança na hora de receber.

Assim como qualquer negócio, inicialmente é preciso estudar cada caso de forma individual e entender que cada cidade, por exemplo, estará em dia com outros fornecedores em tempos diferentes. Visto isso, entenda que a segurança é grande ao se trabalhar com o poder público.

Outra vantagem é a fidelização com o seu cliente, no caso, a fidelização com o poder público se torna maior pela facilidade do governo ter sempre a sua disposição uma empresa responsável e confiável.

Consequentemente, ao realizar um serviço de confiança e bem-feito, a imagem e a reputação do seu negócio ganha destaque, certificando a qualidade técnica na prática.

Não se esqueça que as chances de vitória nas licitações aumentarão, se sua empresa tiver uma ótima reputação.

E aí, gostou de saber mais sobre o novo método que está crescendo entre as startups?

Sabia que existe um software capaz de otimizar suas vendas sejam elas feitas para empresas públicas, privadas ou até mesmo para o governo?

Se interessou? Descubra a seguir tudo sobre o CRM, o software capaz de indicar e melhorar o desempenho de suas vendas!

CRM e os indicadores de desempenho de vendas

Sabendo que os vendedores sempre estão muito atentos ao medir os indicadores de desempenho e acompanham de perto qualquer desvio dos dados coletados, o software CRM é capaz de ressignificar esses indicadores de gestão promovendo mudanças significativas!

O software CRM é responsável por contribuir para que o gestor seja capaz de verificar se a equipe está no caminho certo e se não estiver, é capaz de auxiliar na tomada de decisão para traçar novas estratégias de ação.

Essas breves informações sobre a plataforma de CRM ainda não te convenceram a contratar e vender muito mais?

Confira então: Vários motivos para contratar um sistema de CRM

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