O que é B2C? (Business to Customer)

O que é B2C

Ao ter contato com as plataformas digitais e trabalha diretamente com o setor de vendas (ou alguma área relacionada), muito possivelmente já se deparou com o termo B2C. Mas afinal de contas, você sabe o que é B2C?

Em sua jornada profissional, muito provavelmente já se deparou com muitos dos novos termos em inglês  que foram incorporados à nossa língua para definir uma estratégia ou ferramenta e formalizar expressões já utilizadas em países do exterior.

Assim como home office, brainstorming e feedback, o B2C é um novo termo que tem ganhado espaço na atualidade do nosso mercado profissional, principalmente nos setores de vendas e de marketing, que são fundamentais para a prospecção de clientes.

Se você deseja entender mais o que é o B2C e quais são as definições desse modelo, está no artigo certo! Então abra seu bloquinho de notas e continue com a leitura.

Neste post veremos os seguintes pontos:

  • O que é o modelo B2C?
  • Qual a diferença de B2C para B2B?
  • O que é necessário para trabalhar no modelo B2C?
    • Foque em qualidade
    • Tenha uma equipe bem treinada e motivada
    • Preocupe-se com a visão da sua empresa perante o mercado.
  • Conclusão

O que é o modelo B2C

Basicamente essa nomenclatura é referente a que tipo de público o seu produto ou serviço se destina. No modelo Business to Customer, quem você tenta convencer a fechar a compra na venda é realmente um indivíduo, uma pessoa.

Para simplificar, vejamos os seguintes exemplos:

Sabemos que existem diversos modelos de empresas no mercado, com diferentes soluções e produtos. Um deles pode ser uma Livraria, que se destina a vender os livros a pessoas, os clientes finais.

Porém nesse mesmo ramo, temos as Gráficas, que podem realizar a impressão dos livros para as Editoras que os produziram.

Repare que ambas as empresas, a Livraria e a Gráfica são do ramo literário, porém ambas tem um foco muito diferente. Uma se destina a venda do livro às pessoas, enquanto a outra, a produzir os livros para essas empresas.

Em uma, o cliente final é uma pessoa, já em outra, o cliente final é uma empresa. Basicamente essa é a definição para o termo B2C (Business to Customer). Em tradução livre, Negócios para o Consumidor.

Qual a diferença de B2C para B2B?

Conforme visto no tópico anterior, no primeiro modelo, o nosso público-alvo é o consumidor, ou o cliente final. Esse modelo é voltado diretamente para os indivíduos, e outros exemplos de empresas que podemos citar são lojas de roupas, concessionárias, lanchonetes, etc.

Já no modelo B2B, em tradução livre, De Empresa para Empresa, o alvo final é uma outra organização, que poderá beneficiar sua operação com os seus produtos ou serviços. Alguns exemplos podem ser empresas de transporte, de softwares, dentre outros…

Mas também vale ressaltar que uma empresa pode trabalhar com os dois modelos simultaneamente. Utilizando uma empresa de software, por exemplo. Dependendo do programa apresentado, tanto pessoas quanto organizações podem ser o público-alvo.

A grande questão é identificar a quem o produto ou serviço se destina. A partir daí podemos fazer a classificação da empresa e entender mais estratégias para seu nicho de negócios.

O que é necessário para trabalhar no modelo B2C?

Sabemos que trabalhar diretamente com o consumidor final pode ser algo bem desafiador, porém existem diversas técnicas e direcionamentos para isso que podem te ajudar a conquistar o tão almejado “sim” do cliente, e não só isso, torná-lo um promotor da empresa.

Foque em Qualidade!

O primeiro passo para trabalhar nesse modelo é garantir que qualidade é o foco principal da sua organização. Entenda que quando você tem um contato direto com o consumidor, ainda mais dentre tantas opções de mercado que temos atualmente, ele precisa ficar satisfeito.

Não só em relação ao atendimento, mas em todo o processo no geral. A forma como o produto é apresentado, a cordialidade com o cliente, se os processos para fechar a compra foram bem executados e principalmente, se o produto/serviço entrega no pós-venda.

Esses são pontos fundamentais para ter-se relações de qualidade com o cliente e se não for o foco constante da empresa buscar melhoria contínua, muito provavelmente haverá mais obstáculos complexos em sua jornada de crescimento.

Lembre-se sempre que as pessoas têm muito mais disposição para reclamar de algo do que para elogiar, e principalmente com todos os canais de comunicação da atualidade, com poucos cliques é possível causar um baque enorme em sua reputação.

Portanto, sempre se atente à qualidade que é entregue e dedique a atenção de todos da equipe a mitigar ao máximo quaisquer problemas que possam aparecer durante o contato com o cliente e com o uso dele com o serviço/produto.

Dica de Leitura: Aprenda como persuadir seu cliente

Tenha uma equipe bem treinada e motivada

Sabemos que ter um bom produto e os processos rodando com qualidade infelizmente não é o suficiente para impulsionar as vendas a acontecerem. Tão importante quanto isso é garantir que toda a equipe saiba bem o que está fazendo e está motivada para isso.

Tenha em mente que colaboradores felizes fazem clientes felizes.

Neste tópico podemos separar o tema em duas vertentes: na primeira, você precisa garantir que todos falem a mesma linguagem. Todos precisam saber muito bem seus processos, conhecer profundamente o produto e estarem afiados nas táticas de vendas.

Além, é claro, praticarem a cordialidade e a escuta ativa nos atendimentos. Hoje em dia, mais do que nunca, os clientes querem ser realmente ouvidos e terem o problema resolvido pelo seu produto, e não alguém que o tente “empurrar” a qualquer custo.

Na outra vertente temos a motivação da equipe. Se você tiver uma equipe devidamente instruída, mas desmotivada, os resultados também não são os melhores. Portanto, sempre veja com sua equipe o que pode ser feito para melhorar o processo para eles.

Pratique reuniões, ouça e apresente feedbacks de melhoria e tenha momentos de descontração. Sem a equipe os processos não acontecem e a operação da sua empresa não flui, portanto, garanta que a relação entre eles está saudável e bem estabelecida.

Veja também: Como incentivar a equipe de vendas

Preocupe-se com a visão da sua empresa perante o mercado

Por fim, mas não menos importante, tenha sempre em mente qual é a imagem que a sua empresa representa. A intenção aqui é ser reconhecido por coisas positivas, como bons atendimentos, ou uso excepcional do produto ou serviço.

Conforme mencionamos, atualmente o consumidor possui diversas opções de concorrência, e se a experiência com você não for boa, também tem inúmeros canais onde pode registrar isso para outros consumidores.

Tão importante quanto vender muito e vender bem, é garantir que a sua solução é realmente algo necessário. Caso aconteça de algum cliente ficar insatisfeito, não meça esforços para resolver e sanar o problema com ele.

Depois de tanto esforço e dedicação para fazer sua empresa crescer, é necessário manter o status. Jamais subestime um cliente que se tornou detrator da empresa. Ele pode não só te fazer perder vendas futuras, como criar obstáculos em sua relação com outros clientes.

Dica de leitura – O B2B e o Software de CRM

Conclusão

Neste artigo vimos a definição do que é B2C, sua diferença de B2B e algumas orientações sobre como podemos trabalhar com esse modelo de negócios.

Além de entender o B2C e definir as estratégias, um CRM pode ser o sistema que você está procurando para registrar seus dados e realizar avaliações antes de definir as metas.

Leitura complementar – Saiba tudo sobre a ferramenta de CRM

E-books

Vídeo Bônus – Treinamento – Não Venda Preço, Venda Valor

Compartilhe