Automação em vendas: quais as vantagens?

automação em vendas

A automação de vendas, passa a ganhar seu espaço na atualidade, como uma estratégia fundamental independentemente do tamanho da sua empresa.

Já não importa mais o setor em que sua empresa atua, o processo de automatizar e otimizar processos repetitivos é a chave de toda estratégia bem elaborada.

É por meio dessa estratégia que sua empresa conseguirá reduzir seus erros, atender seus clientes de forma mais individualizada e personalizada, além de alavancar nas vendas.

Todavia, a automação de vendas, ainda que pareça fácil, pode ser um grande desafio. Não se assuste, para superá-lo, é preciso apenas de um bom planejamento, e também da ferramenta adequada!

Veja a seguir os tópicos que separamos para te ajudar a superar esses desafios!

  • O que é automação em vendas?
  • Quais as vantagens da automação em vendas?
  • Dicas de como ter um sistema de automação em vendas efetivo
  • Software de CRM, o seu aliado nas vendas

O que é automação em vendas?

Automação em vendas, nada mais é do que um conjunto de estratégias e processos utilizados para fazer com que as etapas de vendas de uma empresa sejam mais eficientes.

A automação abrange a parte da aplicação e da criação de determinadas regras e ações, as quais são responsáveis pela não necessidade do acompanhamento de colaboradores de forma manual em todas as etapas dos processos.

Observe o exemplo de um ciclo de vendas hipotético a seguir:

  • O cliente em potencial acaba de conhecer a empresa e se interessa pelo serviço oferecido;
  • O vendedor oferece mais informações e acaba tirando as dúvidas do cliente em potencial;
  • O cliente em potencial informa ao vendedor que vai pensar mais a respeito sobre suas opções;
  • Passados alguns dias, o vendedor torna a entrar em contato com o cliente em potencial para fazer a proposta de venda;

Acompanhe agora, o mesmo ciclo, só que dessa vez feito com a ajuda da automação de vendas e outras estratégias do marketing digital:

  • O cliente em potencial conhece o site da empresa, encontra todas as informações que precisa sobre o serviço prestado. Posteriormente, ele deixa seu e-mail com o site, para receber as novidades sobre a área pesquisada;
  • A plataforma de automação de marketing atribui a esse contato uma pontuação, de acordo com regras pré estabelecidas;
  • O cliente em potencial gosta do conteúdo que recebe e continua voltando ao site. Suas interações fazem a pontuação aumentar, até que a ferramenta de automação identifique que está pronto para receber uma ligação do seu time de vendas;
  • No momento em que o contato estiver pronto para receber uma proposta de venda, o sistema alerta sua equipe;
  • O representante da sua empresa faz a proposta ao cliente em potencial.

Percebeu como o primeiro exemplo demanda maior interação e atenção quase que total da equipe de vendas?

No segundo caso, o uso do tempo é otimizado e o sistema de automação é responsável pela maior parte do trabalho.

Leia também: O que são ciclos de vendas?

Quais as vantagens da automação em vendas?

A otimização de processos na hora de vender representa inúmeras vantagens para o vendedor, para a empresa e para os clientes.

Veja as 3 principais vantagens ao agregar um sistema de automação de vendas na sua empresa!

1. Crescimento na produtividade

Quando se tem um plano de automação de vendas bem implementado é nítido o quanto os processos acabam sendo otimizados.

Tendo como auxiliar as estratégias de automação, temos o sistema de lead scoring e gestão de negócios em andamento, é mais do que possível fazer muito mais em muito menos tempo.

A gestão dos negócios é uma forma de acompanhar cada cliente em potencial individualmente. Você pode enviar mensagens e emails para seus contatos direto da plataforma, e ainda acompanhar o histórico de interações.

É possível também configurar a ferramenta para emitir um alerta para o responsável pela venda, quando ela estiver pronta para seguir para a próxima etapa no ciclo de vendas.

Leitura interessante: O que é o Lead Response Time?

2. Você vai cuidar das vendas propriamente ditas, e não dos processos repetitivos

Tendo a visão de um empreendedor, você sabe, mais do que ninguém, que o cuidado com o marketing e vendas na sua empresa envolve tanto talento quanto dedicação.

Mas, boa parte do trabalho, no dia-a-dia, fica em função das atividades repetitivas que poderiam ser facilmente automatizadas.

Confira algumas tarefas essenciais que podem ser  adotadas para melhorar o desempenho das vendas e que não tomarão mais o tempo do seu time:

  • E-mails transacionais, como a confirmação de vendas e pagamentos, boas vindas e lembretes de renovação de contrato;
  • Mensagens de feliz aniversário e similares;
  • Avisos e confirmação de compromissos com a empresa;
  • Lead scoring, acompanhamento de interações do cliente em potencial com a empresa, análise de perfil e do nível de interesse do contato nos produtos ou serviços;
  • Identificação do estágio do funil de vendas, no momento em que o contato se encontra – e de quando estará pronto para avançar para a próxima;
  • Fornecimento de informações gerais e solução de dúvidas frequentes sobre um produto ou serviço prestado pela empresa.

Lembrando que esses são apenas alguns exemplos do que a automação de vendas pode te ajudar! Há várias tarefas que estão sendo feitas nesse momento pela sua equipe que podem ser facilmente automatizadas.

Assim, libera-se tempo para utilizar os talentos da sua equipe em tarefas que realmente são vitais dentro da sua empresa, como a interação um a um com seus clientes e contatos.

Com a automação de vendas ficando responsável pela maioria das tarefas repetitivas, sobrará mais tempo para o seu time tornar o atendimento mais personalizado e atencioso.

3. Queda acentuada nos custos

Como sabemos, um dos efeitos diretos causados pela otimização dos processos, é, geralmente, a redução de custos.

Tal fato acontece pois além da utilização de recursos de uma forma muito mais eficiente, você estará aplicando soluções que proporcionam a redução de erros.

Com a automação de vendas, você diminui os riscos de perder oportunidades de negócios e ainda economiza o tempo da sua equipe!

Tenha em mente que as propostas sempre serão realizadas no momento mais propício.

Assim, com boa parte das operações repetitivas sendo realizadas de forma automatizada, torna-se viável a obtenção de um desempenho superior, mesmo possuindo uma equipe reduzida.

Não se preocupe que isso não causará estresse, muito menos sobrecarga a sua equipe.

Leia mais: O que é custo por aquisição de cliente (CAC)? 

Dicas de como ter um sistema de automação em vendas efetivo

Sabemos que um sistema de automação de vendas é muito mais do que a ferramenta que está sendo utilizada naquele momento. É necessário um bom planejamento, tendo como foco o cuidado ao criar novas estratégias que apresentem um desempenho superior.

Veja as dicas que separamos para que seu objetivo seja cumprido! Assim, você não esquecerá dos detalhes principais e ainda garantirá muito mais vendas e o crescimento da sua empresa.

  • Aprenda a estudar e compreender o seu público consumidor;
  • Atente-se a criação de um bom funil de vendas;
  • Definição dos processos de vendas;
  • Utilização de ferramenta confiável para criar os processos de automação de vendas;
  • Revise, acompanhe e otimize, periodicamente, a automação de suas vendas.

Não deixe de ler também: Lead Scoring – como criar?

Ufa! Depois de tantas informações sobre a automação de vendas, nada mais justo do que te contar que existe uma ferramenta que vai te ajudar a gerenciar e acompanhar de perto cada fase das suas vendas!

Conheça agora o software CRM! 

Software CRM, o seu aliado nas vendas!

O software de CRM é o responsável pela gestão de dados e ainda é capaz de auxiliar seus vendedores a ter o controle total das vendas, afinal, o Customer Relationship Management armazena todo o histórico de compras dos clientes.

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Vídeo bônus: Automação de Marketing – O que é e quais são as etapas?

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