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Atendimento Personalizado – Como Criar na sua Empresa

atendimento personalizado

Antes de saber como colocá-lo em prática, devemos entender melhor o que significa o atendimento personalizado, como ele funciona e quais as vantagens que ele traz para a sua empresa. Além disso, vamos compará-lo ao atendimento padronizado.

Para compreender e dominar bem o assunto, vamos tratar os seguintes tópicos:

O que é o atendimento personalizado

O atendimento personalizado nada mais é do que um atendimento único e exclusivo, pensado para um cliente específico, considerando toda a sua trajetória perante a empresa.

É importante, antes de qualquer coisa, entender que cada cliente é único e tem suas particularidades. Justamente por esse motivo, o atendimento deve ser personalizado.

O cliente quer que suas necessidades sejam atendidas e, até mesmo, superadas. Ele espera que a empresa seja capaz de lhe oferecer o produto ou serviço que está buscando, mas de forma diferenciada e, claro, melhor que a concorrência.

Para facilitar a explicação, vamos montar um cenário hipotético no qual uma empresa precisa lidar com dois clientes distintos.

Imagine uma pizzaria que tem em seu cardápio pizzas doces e salgadas recebendo dois clientes: o primeiro, é vegetariano, portanto, não come nenhum tipo de carne; e o segundo, é diabético e deve evitar doces.

Certamente, o garçom deverá oferecer apenas pizzas sem carnes, incluindo as opções doces do cardápio, ao cliente vegetariano. Todavia, não vale a pena mostrar a variedades de pizzas doces ao cliente diabético, pois ele consome apenas as pizzas salgadas.

No fim da refeição, ambos sairão satisfeitos do local por terem seus gostos\costumes e condições de saúde respeitados pelo restaurante.

Analisando a situação: na sua primeira visita ao restaurante, é comum o cliente falar sobre suas escolhas. A partir daí, cabe ao estabelecimento salvar em sua base de dados quais as preferências escolhidas pelo cliente para que, na próxima visita, ele não precise repetir.

O cliente entende que a pizzaria adequou o atendimento para que ele tivesse a melhor experiência e, assim, sentirá prazer em voltar outras vezes.

Agora que você já entendeu como funciona a prática de personalização do seu atendimento, vamos comparar com outra ideia de atendimento?

Atendimento Padronizado X Atendimento Personalizado

Aqui neste tópico, será apresentado o Atendimento Padronizado, visando a compará-lo com o personalizado.

Atendimento Padronizado

O atendimento padronizado é apenas um para todos os clientes de uma empresa. Todos são tratados da mesma forma, desconsiderando qualquer particularidade e necessidade que o consumidor possa ter.

Resumidamente, há um tipo de roteiro prático e simples que deve ser seguido durante o atendimento ao cliente.

Esse tipo de atendimento é rápido se comparado ao personalizado, mas não podemos dizer que é tão eficaz ou válido quanto o segundo.

A pessoa que busca por atendimento, não quer uma resposta automática e sim um apoio, uma solução para o seu problema. Mas como resolver um impasse se a sua empresa não estiver disposta a conhecer e entender o seu cliente?

Atendimento Personalizado

O atendimento personalizado, contudo, reforça ao cliente que suas necessidades existem e serão atendidas da melhor forma, pois a empresa tem o papel de supri-las.

Não importa a complexidade do assunto, a empresa que conta com a personalização do seu atendimento ao cliente estará presente para ouvir a questão e ajudar, considerando todos os dados e informações relevantes ao problema.

É nesse momento que o software CRM se mostra tão importante e essencial. É graças a ele que as empresas têm acesso a dados dos seus clientes e podem, a partir daí, criar os seus atendimentos personalizados.

Veremos com mais detalhes sobre o sistema CRM no último tópico deste post.

Vantagens de ter um atendimento personalizado na sua empresa

O cliente quer se sentir único, especial e importante. O melhor jeito para atender a esse pedido é através do atendimento personalizado, pois assim o consumidor percebe o comprometimento e interesse que a empresa tem com ele.

Ademais, seu atendimento demonstra que todo centavo investido no produto ou serviço vale a pena, e o consumidor passa a reconhecer e valorizar o que está comprando ou utilizando.

Listamos algumas vantagens que o atendimento personalizado traz à empresa.

Dicas de como criar na sua empresa

Já entendemos como funciona o atendimento personalizado, mas como colocar em prática? Separamos algumas dicas para você aplicar no dia a dia da sua empresa.

Como o sistema CRM pode ajudar

Em poucas palavras, o CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente) serve para armazenar dados dos clientes, fazendo com que a empresa conheça quem é aquele que está comprando ou adquirindo o seu produto ou serviço.

Portanto, é de suma importância ter o sistema CRM como seu aliado na hora de criar um atendimento personalizado para a sua empresa. O sistema te ajudará, também, a gerir seu tempo, já que ele centraliza as informações dos clientes num lugar só.

Retomamos à questão do tempo. Respostas prontas e gravadas não levam tempo para serem dadas num canal de comunicação, não é mesmo?

No entanto, se a sua empresa possui um sistema de vendas CRM, você é capaz de, rapidamente, compreender o perfil daquele cliente e então, ajuda-lo da maneira mais adequada e sem parecer robotizado.

A empresa deve mostrar ao cliente situações e cenários nos quais ele precisará do produto ou serviço prestado, considerando o histórico deste cliente. É dessa forma que ele sentirá a necessidade de consumir, ao entender que, de fato, ele precisa daquilo que a sua empresa pode oferecer.

Leitura complementar – O que é o CRM?

Entendeu como funciona, quais as suas vantagens e como criar um atendimento único, exclusivo e personalizado para cada cliente na sua empresa?

Leia um caso sobre a importância do atendimento personalizado em relação ao impacto que causa na satisfação do cliente no setor bancário.

Não deixe de conferir nossos posts sobre vendas e CRM.

Recomendação de leitura: Valor Percebido: o que motiva o cliente?

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