Dicas de Atendimento pelo WhatsApp Business
O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares no Brasil. Mensalmente, milhões de brasileiros usam o app de conversas ou recebem atendimento pelo WhatsApp.
Uma das principais características que contribuem para este sucesso é a facilidade do seu uso e novidades constantes através de novas funcionalidades.
O fato deste aplicativo ser usado por tanta gente tem tornado o atendimento profissional através do WhatsApp Business em uma estratégia cada vez mais utilizada por negócios. Também é um fato que, quando comparado aos métodos tradicionais de atendimento como e-mail e telefone, o chat online é a opção preferida dos consumidores.
Clientes já estão acostumados a usar o aplicativo e sentem-se mais seguros entrando em contato com empresas através dele.
Além disso, a funcionalidade de autoatendimento através dos chatbots também pode ser utilizada na plataforma para facilitar as interações. Vários negócios utilizam o canal com uma forma de suporte, enviando notificações, fazendo o rastreamento de pedidos e qualificando seus leads.
Se você ainda não está usando este canal junto aos seus clientes ou ainda tem dúvidas sobre boas práticas para extrair os melhores resultados, confira nossas dicas para tornar seu atendimento pelo WhatsApp ainda mais eficiente.
Atendimento pelo WhatsApp siginifica: rapidez
Atender com rapidez é uma das principais maneiras de garantir a satisfação dos consumidores através do atendimento pelo WhatsApp. Afinal, as pessoas estão acostumadas a usarem aplicativos de conversa diariamente e recebem suas respostas de forma quase instantânea. Com as empresas não pode ser diferente.
Dentro de seu horário de atendimento, a velocidade é algo esperado por todos os clientes. Todos eles esperam que seus problemas sejam resolvidos de forma rápida e eficiente.
Uma forma de otimizar este trabalho é oferecer opções de autoatendimento com um chatbot disponível 24 horas.
Defina horários de atendimento pelo WhatsApp
Oferecer um atendimento instantâneo para o seu público é muito importante, apesar disso, é preciso deixar bem claro qual é o horário de atendimento comercial do seu negócio. Isso pode ser feito através do seu site, redes sociais e até mesmo pelo próprio WhatsApp Business.
Após definir esses horários e avisar seu público sobre eles, garanta que o seu chat sempre terá alguém pronto para atender os clientes no período determinado. Caso isso não aconteça, a imagem de sua marca pode ser prejudicada e clientes podem deixar de comprar do seu negócio.
É preciso ter ainda mais atenção durante o atendimento pós-venda, em que clientes podem estar vivenciando situações difíceis e iniciarem a interação impacientes. Nestes casos é ainda mais importante prestar um atendimento rápido e mostrar que os problemas serão solucionados da melhor maneira possível.
Use um chatbot
O chatbot é uma ferramenta incrível que possibilita o atendimento durante 24 horas nos 7 dias da semana. As respostas automáticas proporcionam a oportunidade de autoatendimento para os clientes, esclarecendo dúvidas mais simples e ajudando com serviços como acompanhamento de pedidos.
Utilize explicações multimídia
O aplicativo WhatsApp Business permite que seus usuários compartilhem diversos formatos de arquivo. Aproveite esta funcionalidade para tornar o atendimento ao cliente algo mais simples e interativo.
Pessoas que já utilizam o app regularmente estão acostumadas a compartilhar imagens, vídeos, GIFs, áudios e figurinhas. Utilize estes recursos a favor do seu negócio. Crie explicações multimídia que facilitem o entendimento de questões complexas através de imagens e até mesmo vídeos.
Utilizar este tipo de conteúdo irá tornar seu atendimento mais efetivo, natural e acessível.
Treine sua equipe de atendimento
Mesmo com as melhores ferramentas e atuando nos canais de comunicação mais populares, o seu negócio não irá conseguir gerar resultados se a sua equipe não for treinada corretamente.
Os operadores de atendimento precisam aprender a lidar corretamente com o público, os atendendo de forma eficiente e humanizada. Isso é algo essencial para um atendimento de excelência.
Ao entender quais são os principais recursos de atendimento e como utilizá-los, seus colaboradores serão capazes de solucionar demandas com agilidade e qualidade, diminuindo o tempo de cada chamada e aumentando o número de clientes atendidos.
Lembre-se também de fazer atualizações e reciclagens constantes, para manter seus atendentes atualizados com as novidades do mercado e preparados para utilizar de forma eficiente suas ferramentas.
Mantenha as informações organizadas com um Sistema de CRM
Um dos recursos mais importantes do WhatsApp Business é a integração com seu sistema de CRM através de sua API. É claro, para que isso seja possível, o sistema de CRM usado precisa ter compatibilidade com o aplicativo de conversa.
Uma vez integrado, o gerenciamento dos seus clientes será muito mais fácil. Adicionar informações e consultá-las será uma tarefa simples para qualquer membro de sua equipe.
Isso significa que atender pelo Whats não melhora apenas as interações com sua carteira de clientes, mas ajuda o seu negócio a conseguir e organizar informações para vender cada vez mais. Esses dados podem ser utilizados para complementar o atendimento, aumentando as chances de conversão.
Dica de leitura: O que é e para que serve o CRM?
Utilize os recursos do WhatsApp Business
O WhatsApp Business é uma excelente opção para quem deseja agilidade e praticidade em suas relações comerciais. Por dele é possível oferecer informações importantes através do seu perfil, além de ter acesso a ferramentas que facilitam a gestão de atendimento.
Com a versão corporativa do aplicativo é possível adicionar etiquetas aos clientes, classificando as conversas da forma que quiser, tornando o atendimento mais simples e organizado em que os atendentes sabem quem é um novo cliente e quem é um cliente recorrente.
Colete o feedback dos clientes
É preciso conhecer bem seus clientes e entender suas necessidades para criar um bom relacionamento. Uma das melhores formas de aprender sobre estas pessoas é através do feedback. Faça perguntas sobre a qualidade do atendimento, do serviço e dos seus produtos.
Os canais de chat online, como o WhatsApp, podem ser muito mais do que uma plataforma para gerenciar reclamações. Faça pesquisas de satisfação, colete opiniões e melhore o canal constantemente.
No Clientar CRM Você Faz Disparos de Mensagens para Grupo de Clientes e Registra suas Conversas Automaticamente
Em nosso CRM, em parceria com a Sonax Soluções em Comunicação, você faz a integração de forma simples e pode usar tanto a API Oficial ou a Não Oficial do WhatsApp, ou ambas!
Veja como é simples!
1. Você cria uma mensagem de template (sempre seguindo as recomendações da Meta (empresa dona do WhatsApp)),
2. Você emite um relatório no CRM, como por exemplo, clientes prospects ou que estão sem contato há mais de 60 dias,
3. No relatório você tem todas as empresas e seus contatos,
3. Basta clicar em Enviar para o WhatsApp – Canal Sonax,
4. A integração faz o envio da mensagem para todas as pessoas selecionadas. Daí basta acompanhar em tempo real as interações com os clientes que responderem.
5. Ao finalizar a conversa com o cliente ela fica registrada automaticamente em nosso CRM, você ainda escolhe o assunto da interação e agenda um follow up para dar continuidade ao atendimento.
Simples assim! Que tal agendar uma apresentação?