Como Atender Bem o Cliente
Atender bem o cliente não é segredo para ninguém que muda completamente a perspectiva de um cliente em relação a sua experiência de compra com uma marca.
Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e o aumento da oferta e da procura, é preciso não só vender um produto, mas também garantir uma boa experiência com o seu cliente, fazendo com que ele crie um vínculo com a sua marca.
Tal vínculo te trará um cliente fiel e que recomendará seus produtos e serviços para outras pessoas que ainda não conhecem o seu trabalho.
Por isso, é importante atentar-se à maneira como falar, como agir e como abordar o seu cliente potencial, para que não tenha prejuízos futuros.
Confira a seguir algumas dicas que te farão atender muito bem seus clientes, potencializando suas vendas.
- Observações importantes sobre o atendimento ao cliente
- Saber como atender bem o cliente é a chave para o sucesso
- 5 dicas de como atender bem os seus clientes
- Software CRM: o software que você precisa para atender bem o cliente e otimizar suas vendas
Observações importantes sobre o atendimento ao cliente
Aqui abordaremos pontos importantes que você deve observar antes mesmo de adotar as dicas de como atender bem seus clientes.
O consumidor NUNCA deve sair da sua empresa ou do seu e-commerce pensando que foi mal atendido. Acompanhe os motivos pelos quais isso JAMAIS deve acontecer:
- A pessoa que é mal atendida contará sobre sua péssima impressão em relação a sua loja;
- No momento em que o cliente se sente menosprezado e pouco importante não há chances de ele retornar ao seu comércio;
- As chances de fidelizar esse cliente acabam no momento que ele sai da loja.
O cliente DEVE se sentir feliz em contar sua experiência para os amigos e sentindo-se especial.
Lembre-se: um bom atendimento não só garante a satisfação do cliente como também o mais importante, sua fidelidade.
Ler mais: O CRM garante a fidelidade do cliente
Saber como atender bem o cliente é a chave para o sucesso!
O perfil do cliente atualmente está cada vez mais exigente, já que ele está sempre disposto a contatar e se relacionar com as empresas por meio de diversos meios de comunicação, mas de maneira integrada.
O objetivo principal desse consumidor é ser atendido com qualidade, eficiência e rapidez, de maneira que suas demandas sejam solucionadas, suas necessidades supridas e seus desejos realizados.
Adicione as boas práticas de atendimento e sua empresa terá grandes chances de se destacar dos concorrentes.
Afinal, os consumidores da contemporaneidade não buscam mais apenas por produtos e serviços de qualidade, eles acabam por procurar também por experiências marcantes e memoráveis ao longo de sua jornada de compras.
Observando por essa perspectiva, o atendimento é fundamental, já que ele é o cartão de visitas e o elemento-chave para a fidelização de seu cliente.
Uma pesquisa feita recentemente, realizada em mais de 15 países, incluindo nosso país, apontou que mais de 80% dos consumidores atuais consideram a experiência de compra proporcionada por uma marca tão importante quanto a qualidade do produto ou serviço oferecido.
Sendo assim, no processo que culmina para a decisão final do consumidor, o preço baixo, o marketing e as campanhas publicitárias já não são mais os únicos fatores decisivos para influenciar os clientes e despertar gatilhos mentais.
O atendimento e a experiência entraram com força nesse jogo. Por isso, sua empresa tem por necessidade atender bem seus clientes!!
Leia também: O futuro do atendimento ao cliente
5 dicas de como atender bem os seus clientes
Atender bem um cliente por mais que pareça não é um bicho de 7 cabeças e você pode aprender mais sobre isso agora! Veja só as 5 dicas que separamos
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Não perca o timing com seu cliente
De nada adianta solucionar o problema do seu cliente quando ele já está preocupado com uma outra situação. Não perder o timing com o seu cliente é muito importante, atente-se!
Ademais, qualquer serviço que demore mais do que 24h ou 48h deve ser avisado de maneira antecipada. Seja com uma data de previsão de entrega, seja com um Acordo de Nível de Serviço.
Lembre-se que em uma Era em que estamos super conectados, em que todos são atingidos de informação a todo momento, as necessidades de cada indivíduo mudam na velocidade da luz.
Com isso, para atender bem você tem a obrigação de acompanhar as tendências e responder da forma mais rápida possível aos questionamentos do consumidor, trazendo soluções imediatas.
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Mostre interesse pelo seu cliente potencial
É preciso saber ouvir as necessidades e desejos do seu cliente. Além disso, mostre a ele que possui um interesse genuíno no que ele tem a dizer e tente reunir todas as informações que ele te der para buscar uma solução eficaz e de qualidade para o seu problema.
Trate toda interação com o consumidor como se fosse seu primeiro contato com ele. É preciso atender bem em todos os momentos, independente se é segunda-feira, logo no começo do expediente ou sexta-feira, em cima da hora de bater o cartão para ir para casa.
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Demonstre ser honesto e transparente
Sabemos desde crianças que precisamos falar a verdade e ser transparente com todos aqueles que nos rodeiam, fácil na teoria e difícil na prática, né?
Mas é preciso sempre falar a verdade, independentemente do quão arriscado isso pode parecer, essa é a regra básica de como atender bem o seu cliente.
Nunca prometa aquilo que não pode cumprir e sempre cumpra o que prometeu.
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Aposte em soluções tecnológicas para atender bem o cliente
Uma das grandes vantagens que possuímos em relação às empresas que existiram no passado é a facilidade de acesso à tecnologia.
A utilização de software e ferramentas de atendimento ao cliente para melhorar a gestão dos relacionamentos de sua empresa é um grande auxílio de como atender bem para atender sempre.
Isso traz inúmeros benefícios não só para a sua equipe de atendimento, mas também para o seu consumidor, o qual receberá respostas mais rápidas, bem direcionadas e organizadas.
Leitura interessante – Como lidar com o cliente difícil
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Trabalhe com ferramentas de gestão no atendimento
É necessário reafirmar que para saber atender bem um cliente com qualidade e excelência, é indispensável contar com uma excelente ferramenta de gestão de atendimento.
Com qual finalidade? Ora, com a finalidade de monitorar mais de perto os processos de contato com seus consumidores, incluindo os pontos: os atendimentos, as vendas e o marketing.
Uma das plataformas mais conhecidas e indicadas no mercado de trabalho é o CRM Software, Customer Relationship Management.
O CRM, nada mais é do que uma ferramenta de gestão de vendas capaz de fortalecer e expandir as estratégias de sua empresa, principalmente quando o assunto é satisfação do cliente!
Esse sistema é capaz de reunir informações preciosas em relação a sua carteira de clientes e ajudar você a fazer análises, tomar decisões e entregar o que seu cliente precisa, deseja e espera.
Dica de leitura – Relacionamento com o Cliente com o CRM
E aí, gostou das dicas apresentadas acima? Ficou curioso para saber mais sobre a plataforma de CRM?
Então acompanhe o próximo tópico que separamos para você:
Software CRM: tudo o que você precisa para atender bem o cliente e otimizar suas vendas
Como já foi dito no tópico acima, o software CRM traz o controle total da vendas sendo capaz de reunir todos os seus dados em um só lugar e como resultado, você conseguirá identificar onde estão os gargalos que impedem que suas vendas alavanquem.
Não perca mais tempo, conheça agora mesmo os benefícios de se ter o software mais recomendado para pequenas e grandes empresas que tem como foco a maximização de suas vendas e de seus lucros!
Leitura complementar: CRM: tudo o que você precisa saber