O que são Aplicativos de Geolocalização?
Os aplicativos de geolocalização ajudam o usuário a localizar e definir rotas de deslocamento para qualquer destino, e ainda são capazes de abranger uma variedade de serviços que já usamos no nosso cotidiano, como aqueles aplicativos de delivery ou carros compartilhados.
Acompanhe a seguir os tópicos que separamos para te ajudar a entender melhor sobre os aplicativos de geolocalização.
- O que é geolocalização?
- Quais as funcionalidades da geolocalização?
- Quais os malefícios dos aplicativos de geolocalização?
- Quais os tipos de mercados que os aplicativos de geolocalização exploram?
O que é geolocalização?
De forma resumida, a geolocalização é um recurso tecnológico capaz de fazer o rastreamento de um dispositivo por meio de uma conexão remota.
Tal conectividade varia entre três métodos: GPS (sistema de posicionamento geográfico), GMS (Sistema Global para comunicações móveis) e wireless (via Wi-fi, por exemplo).
O primeiro deles, o GPS, é estabelecido por meio de sinais de satélite. Cabe destacar que há um método incremental chamado A-GPS, também conhecido como GPS assistido.
Sua diferença está no uso de torres de telefonia para estabelecer comunicação com os sinais de satélite.
Por sua vez, o GSM funciona por ondas de rádio. Diferentemente dessas duas tecnologias de longo alcance, o uso do wireless consiste na utilização da internet sem fio de acordo com o limite do roteador – útil em ambientes fechados e movimentados, devido à interferência de sinais externos.
Em aplicativos de geolocalização é acionado pelo software, o qual se comunica com o sistema operacional. Este por sua vez aciona o kernel, que aciona o hardware. Para se beneficiar da funcionalidade, o programa pode recorrer a algumas tecnologias.
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Quais as funcionalidades da geolocalização?
Devido à abrangência de possibilidades que oferece, a tecnologia de geolocalização tem sido utilizada em diferentes aplicações. Veja a seguir suas principais funções:
1. Geobehavior
Como consta no próprio termo (behavior), essa modalidade foi desenvolvida para traçar perfis comportamentais a partir de determinadas regiões. Ela analisa hábitos do público e traça padrões úteis para o processo de construção de produtos, serviços ou campanhas de marketing.
Assim, pode-se afirmar que o geobehavior proporciona uma série de informações fundamentais para que as melhores estratégias sejam elaboradas, a fim de que empresas alcancem o sucesso na hora de direcionar suas campanhas.
Pense no caso de um shopping, por exemplo. Entender quais são os períodos do dia em que as salas de cinema possuem maior movimentação pode ajudar na captação de clientes. Considerando que o volume de consumidores é alto, as chances de que a estratégia gere efeitos positivos são significativas.
2. Geoprocessamento
Não é nenhuma novidade que cada decisão tomada exige bastante análise para que as informações sejam processadas. O mesmo raciocínio se aplica ao geoprocessamento, por isso, é correto afirmar que essa metodologia/tecnologia é direcionada ao tratamento de dados.
O fato é que as informações geográficas são relevantes para análises espaciais. Pode-se observar isso no caso da Nasa, que realizou análises das queimadas da Floresta Amazônica, por exemplo.
Esse tipo de análise apresenta informações cruciais para que se possa avaliar o nível do impacto ambiental, planejamento de rotas, estratégias para redução de dados, estudos de viabilidade para o estabelecimento de uma hidrelétrica, entre outras questões.
Desse modo, aplicativos ou softwares que utilizam tecnologia de geoprocessamento podem ser muito úteis para jornalistas, geógrafos, estatísticos e até mesmo profissionais de marketing.
Ferramentas de desenvolvimento de mapas interativos ou de análise foram criadas com a finalidade de atender às mais variadas necessidades, como o Mapbox, o Waze e o Google Maps, por exemplo.
3. Geomarketing
As aplicações mais usuais da geolocalização estão voltadas para o setor de marketing. Isso se dá pelo fato de que essa técnica utiliza a localização de um determinado público para definir estratégias que podem ser voltadas para diversas causas, como reforço de reputação, divulgação de produtos ou serviços, entre outras ações.
A geolocalização utiliza da análise de dados geográficos para identificar tendências comportamentais mercadológicas, monitorar a concorrência e, dessa forma, gerar informações importantes para a correta tomada de decisões para as estratégias de marketing.
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Quais os malefícios dos aplicativos de geolocalização?
É certo dizer que o maior malefício que os aplicativos de geolocalização enfrentam é o sentimento de insegurança e invasão de privacidade que os usuários têm quando informações muito pessoais são solicitadas.
A quantidade de pessoas que deixam de instalar os aplicativos de geolocalização pelo fato de terem muitas informações solicitadas logo de início não é nada irrelevante.
Dessa maneira, as empresas investem cada vez mais nesses aplicativos de geolocalização precisam oferecer vantagens consideráveis em troca das informações que solicitam dos seus usuários, e mais do que isso, precisam passar credibilidade e segurança.
Em determinados casos, vale mais a pena eliminar alguns recursos que não se mostram tão necessários com a finalidade de evitar abrir mão dos dados valiosos que essa tecnologia proporciona aos seus usuários.
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Quais os tipos de mercados que os aplicativos de geolocalização exploram?
Conforme dito anteriormente, os aplicativos de geolocalização trazem muitas possibilidades para que empresas e investidores obtenham um ótimo retorno.
Mas o que podemos destacar em meio às tendências do mercado? Acompanhe abaixo os quatro exemplos abaixo.
1. Jogos de realidade aumentada
Desde o lançamento do game Pokémon GO, o surgimento de jogos que funcionam a partir da geolocalização do smartphone tornou-se uma forte tendência. Isso vem fortalecendo ainda mais uma indústria que está decolando:o desenvolvimento de games para plataforma mobile.
Portanto, empresas que já atuam no ramo tendem a gerar receitas significativas com o uso da geolocalização em aplicativos. Não é exagero afirmar que o próprio fator GPS já atrai a atenção do público-alvo.
2. Atividades esportivas
Uma das principais características do público da internet é o alto grau de instrução. As pessoas têm à disposição uma infinidade de conteúdos sobre assuntos diversos, o que as leva a buscar hábitos e um estilo de vida saudáveis. Diante disso, é comum que elas “se encontrem” no esporte.
Por meio da geolocalização, os usuários conseguem mapear lugares em que eventos acontecem ou em que grupos de pessoas se reúnem para praticar atividades em comum, como ciclismo, crossfit e corrida.
Enquanto os aplicativos denotam poder social, eles ajudam a desenvolver um nicho de grande potencial para os vendedores locais.
3. Serviços de entrega
Não se trata de uma novidade, mas é inegável o crescimento dos serviços de pedidos online (sobretudo no setor alimentício) que utilizam a geolocalização para otimizar a experiência do usuário. No Brasil, temos o iFood como a mais notável referência do ramo.
As vantagens da tecnologia nesse meio são a agilidade para rastrear e acompanhar o pedido, o que é bem útil para serviços de entrega em geral, como os Correios, e a busca por estabelecimentos locais com base na proximidade.
4. Estabelecimentos físicos
Engana-se quem acredita que os aplicativos de geolocalização só são explorados por empresas que atuam online. Lojas físicas, por exemplo, conseguem usufruir da tecnologia de maneira útil, viável e lucrativa.
O mais interessante disso tudo é que os estabelecimentos podem diversificar as estratégias com base na localização geográfica.
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E aí, gostou de saber mais sobre os aplicativos de geolocalização? Tão importante quanto saber usá-los é saber como organizar seus dados para poder utilizar os aplicativos da melhor forma possível!
É por isso que todo empreendedor de sucesso conta com a ajuda de um software CRM, o qual faz toda a gestão dos dados da sua empresa, dos seus vendedores e dos seus clientes!
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