Análise de Vendas: O que considerar para uma boa tomada de decisão
Em um processo de análise de vendas muitos fatores estão relacionados, inclusive para se tomar boas decisões de compra é necessário levar todos os aspectos envolvidos em consideração, para que o resultado seja satisfatório. Continue lendo este artigo para entender mais a fundo a respeito do assunto.
Você verá neste artigo:
- Análise de vendas: entenda o que é
- Tipos de análises de vendas
- Como criar uma análise de vendas
- Confira alguns tipos de tomada de decisão
Análise de vendas: entenda o que é
O processo de análise de vendas é periódico e possui a função de investigar os resultados do setor, podendo encontrar insights que auxiliarão nas próximas estratégias.
Também pode se dizer que a análise de vendas é uma ação de pesquisa, um estudo ou uma conferência utilizada para identificar pontos fortes e fracos, além de determinar como fazer a otimização dos resultados para que os objetivos sejam cumpridos que foram anteriormente traçados.
Dentro deste aspecto de análise de vendas existem alguns diferenciais que proporcionam um procedimento eficiente, são eles: tomada de decisões baseado em dados; permissão para identificar cenários de crise de forma precoce; poder proporcionar um acompanhamento mais detalhado e próximo dos seus profissionais e perceber padrões de comportamento do cliente e saber como lidar com eles.
Tipos de análise de vendas
Agora que você já sabe o que é análise de vendas, vamos ver quais são os tipos existentes.
Descritiva
Se trata de uma análise sempre baseada em dados e informações reais que a sua empresa coletou durante o tempo, podendo ter se originado de diversas fontes diferentes. Sua função é orientar toda a criação e construção da estratégia, mostrando também um panorama da visão do seu negócio.
Preditiva
A análise preditiva é uma das mais comuns visto que ela proporciona uma previsibilidade relacionados a cenários futuros baseados em padrões que constam na base de leads. Isso não garante que poderá prever com certeza o futuro da empresa, porém, poderá ter uma ideia das possibilidades para acontecer no futuro, sendo possível até identificar uma tendência, causa ou uma probabilidade.
Prescritiva
Esta análise vem logo em seguida da preditiva, pois a prescrição funciona como uma recomendação baseada em algo que é possível prever com a possibilidade de acontecer futuramente. De acordo com tudo isso, você consegue criar projeções composta por um conjunto de ações que possuem a intenção de atingir os melhores resultados.
Diagnóstica
Semelhante à análise descritiva, a diagnóstica também se baseia em fatos de dados reais, os quais já foram coletados pela sua empresa. A diferença entre elas é que a análise diagnóstica tem o intuito de descobrir as razões que originam os resultados.
Este tipo de análise de vendas busca estabelecer relações com causa e efeito para ser possível analisar com detalhes os resultados que possam esclarecer e mostra quais os melhores canais de venda que sejam mais adequados para que o seu negócio possa investir, podendo também identificar quais ações estão gerando queda de vendas e ajustá-las.
Como criar uma análise de vendas
Durante o decorrer do artigo já podemos perceber que a análise de vendas é uma excelente estratégia para realizar estudos periódicos em relação a resultados, e auxiliar com bastante embasamento na hora das tomadas de decisão da empresa.
Agora vamos ver os passos para se criar uma análise de vendas eficiente para o seu negócio.
Definindo os objetivos
Para cada objetivo por trás sempre existirá uma estratégia traçada composta por um conjunto de ações. Nesta fase comece definindo de forma clara e decisiva quais são os objetivos a serem atingidos com as análises periódicas, desta forma você terá uma investigação muito mais eficaz.
A partir desta fase também é possível desconsiderar fatores irrelevantes e levar em conta apenas as informações mais importantes e úteis. Com estes dados é essencial fazer um relatório que seja preciso para não haver desperdício de tempo.
Definindo as variáveis
Nesta fase as variáveis precisam ser bem definidas para poder fazer a avaliação delas. Nos relatórios de vendas devem haver as informações mais importantes da empresa, para ser possível fazer a gestão dos fatores para análise específica.
Pense em quais serão os termos e métricas que deseja utilizar, para que possa selecionar os indicadores necessários para o seu negócio, como taxa de conversão, custo de aquisição dos clientes, ROI, ticket médio, produtividade dos colaboradores de forma individual, entre outros.
Definindo a frequência da análise de vendas
Podemos observar de acordo com o artigo, que este tipo de análise não possui tempo determinado, por isso, é muito importante definir a frequência do monitoramento semanal, mensal ou anual, veja o que mais faz sentido para o cenário de sua empresa, e de acordo com o comportamento do seu consumidor.
Convertendo em gráficos
Através de gráficos ficará mais fácil fazer uma leitura dos seus dados, não se prensa apenas em informações tabeladas que tornam a compreensão mais difícil. Por meio de gráficos tudo ficará mais simples de visualizar além de poder ter acesso a uma visão bem mais ampla e precisa.
A partir destes gráficos, seus colabores poderão perceber padrões, tendências e semelhanças em comparação com outros resultados e de períodos diferentes, permitindo também obter uma discussão em grupo referente a questão.
Por meio da análise de vendas sua equipe consegue aprimorar as operações de trabalho em sua rotina, levantar ideias novas e permitir tomar decisões mais assertivas e eficientes, garantindo um retorno maior e menor desperdício de investimento.
Confira alguns tipos de tomada de decisão na análise de vendas
Vimos no decorrer deste artigo que a análise de vendas é essencial para se traçar estratégias que alcancem bons resultados e auxiliem nas tomadas de decisão. Veja agora quais alguns tipos delas:
Racional
É aquela tomada de decisão que permite agregar os melhores resultados no contexto corporativo, utiliza-se lógica até alcançar a melhor alternativa para se tomar. Muitas das empresas optam pelo software de CRM para listar as principais opções presentes no mercado.
Colaborativa
Leva-se em conta diversos pontos de vista e opiniões divergentes, mesmo que a decisão seja tomada pelos gestores, este tipo de tomada mostra que a decisão não necessita ser individual.
Especializada
Nesta tomada de decisão é levada em consideração a opinião de um profissional especializado no assunto relacionado ao ponto que deseja decidir, pois muitas das vezes a intuição, os valores e até o lado racional não suficientes para fazer uma boa escolha, então é necessário recorrer para análise de um especialista capaz de um norte assertivo com uma visão técnica e indicar o caminho mais adequado.
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Leitura recomendada: Ferramentas para tomada de decisão